Avaliando 2015 e Planejando 2016

pink-cerebro-2016

Conforme já vinha prometendo há algum tempo, está disponível o curso online “Avaliando 2015 e Planejando 2016”. Além do curso principal, ministrado pela Liz Kimura, há um bônus com diversos convidados — entre eles eu, falando do uso da tecnologia móvel na avaliação, planejamento e execução de seus projetos pessoais e profissionais.

Parece que foi ontem, mas já passou um mês e meio desde o reveillón. Você lembra do que prometeu a si mesmo para 2016, no meio daquele ambiente de festa e otimismo?

As famigeradas “resoluções de ano novo” não funcionam porque não há comprometimento. Para que um sonho se transforme em uma meta, é preciso planejá-la passo a passo. E para alcançá-la, é preciso manter o prumo e estar pronto para planos B, quando as coisas não saem como queríamos. Porém, sem um guia, um roteiro, não se avança.

Ler Mais »

10 dicas geeks imbatíveis para o carnaval

Carnaval não é algo lá muito popular entre geeks… Mas considerando que é uma bela folga que costuma durar 4 ou 5 dias, pode ser uma oportunidade para descansar e colocar as séries, podcasts e leituras em dia.

Que tal aproveitar para fazer também algumas tarefinhas que o ajudarão a colocar a vida digital em ordem? Para muitos, o ano começa de verdade na semana que vem, com o início dos períodos letivos em escolas e faculdades. Este é o último grande momento de folga até a Páscoa, quando provavelmente estaremos todos atribulados com provas e projetos de trabalho em andamento.

Elaborei uma pequena lista de dicas imabtíveis para deixar sua vida digital mais saudável. Mãos à obra!

Ler Mais »

Telegram é comunicação, mas também ferramenta de produtividade

O app Telegram é citado continuamente aqui no blog, e, com a visibilidade ganha na época da treta do Whatsapp fora do ar, sua popularidade aumentou. Algumas semanas depois rolou um debandada, pois muita gente ainda o enxergava como “uma espécie de Whatsapp que pouca gente usa”. Só continuaram aqueles que descobriram sua superioridade e versatilidade. O que até agora eu não entendi é por que teve gente que o removeu, já que é possível manter ambos no aparelho. Quem disse que mensageiros instantâneos são excludentes?

O que pouca gente sabe é que, mais que comunicação, o Telegram pode ser uma boa ferramenta de produtividade. Compartilhei no meu canal uma dica que pode ajudar muita gente, e agora, disponibilizo aqui no blog também.

Ler Mais »

Como a música ficou grátis [vídeo + podcast]

O segundo hangout do nosso Clube da Leitura ontem foi ótimo! Se você não acompanhou ao vivo, pode ver ou ouvir a qualquer momento, no YouTube no podcast. Na pauta, a obra “Como a Música Ficou Grátis, de Stephen Witt, e o convidado foi o produtor musical Lampadinha.

Ler Mais »

Testando aplicativos de agenda

Comentei aqui no blog que o Sunrise Calendar, meu programa favorito de calendário, foi comprado pela Microsoft e está em processo de incorporação ao app do Outlook. Infelizmente a parte de calendário do Outlook ainda é fraca e a de email tem muitos bugs — nos próximos posts falarei a respeito de apps de emails.

Há algum tempo decidi dar uma olhada em outros aplicativos, preferencialmente que integrem calendário e tarefas junto. Testei vários. Eis minhas descobertas…

Ler Mais »

Próximos eventos, dicas e aulas gratuitas

Este post é, na verdade, um agregado de vários anúncios importantes que postei recentemente nas redes sociais. Vamos lá…

1) Periscopes semanais e hangouts

Seguindo o meu plano de 2016, prometi uma série de dicas e aulas online (tanto gratuitas quanto pagas) de produtividade móvel para todos. Sugiro que sigam-me no Periscope e no YouTube pois são estas as plataformas que escolhi para vídeos. Os eventos que promovo ao vivo são sempre às quintas, às 20 horas. Escolhi um dia e horário fixos na semana para que vocês possam se programar com mais facilidade.

2) Hangout: “Como a Música Ficou Grátis”

Nesta quinta, dia 28, às 20h, teremos o segundo debate do “Clube do Livro” deste blog. A obra da vez é “Como a Música Ficou Grátis”, de Stephen Witt. O convidado para o papo é o produtor musical Lampadinha, que tem uma longa trajetória no meio, manja muito de música e tecnologia e é um entusiasta de mobile assim como nós! (saiba mais sobre ele aqui)

3) Receba atualizações de tudo no Telegram

É tanta rede social para acompanhar nesta vida que às vezes a gente se perde num tsunami de informação. O Twitter é legal, mas às vezes muita coisa passa batido. Já no Facebook, temos que depender da boa vontade de um algoritmo.

Criei meu canal no Telegram justamente para que leitores e ouvintes tenham num único local uma espécie de feed das principais dicas e eventos que noticio nas minhas redes sociais, além dos posts daqui do blog.

Muita gente ficou em dúvida sobre como adicionar meu canal em suas contas do Telegram. Há 2 maneiras:

1) Clique no link http://telegram.me/garotasemfio em seu dispositivo que tenha o Telegram instalado e mande abri-lo dentro do app.

2) Na tela principal do Telegram, no canto superior direito, há uma lupa. É da busca global: todos os canais e perfis públicos podem ser procurados por ali. Faça uma busca por @garotasemfio.

802132734_1555241017501389245

4) Primeira aula online gratuita

Minha primeira aula gratuita de produtividade móvel irá ao ar dia 18 de fevereiro (uma quinta, como de praxe) às 20 horas. Ainda estou trabalhando no conteúdo. Contudo, já estou disponibilizando a data para vocês salvarem na agenda. Meu conteúdo de aulas será mantido em uma plataforma fechada, mesmo os gratuitos. O acesso será através de inscrições. Espero até o carnaval instalar no meu servidor o sistema de mailing para que todos os interessados possam se inscrever.

Estou à disposição de vocês para sugestões, comentários e temas para aulas. Tenham uma ótima semana!

Quem paga por aplicativos é trouxa?

whatsapp

O assunto não é novidade, vem lá dos tempos dos Palms. O histórico do blog tem inúmeros posts e comentários a respeito de pirataria de software. Mas não mudou muita coisa: aos olhos de muita gente, o diferentão que paga por aplicativos continua sendo considerado um trouxa.

Porém, hoje, quando se trata de mobile, há uma imensa quantidade de aplicativos gratuitos. E os pagos custam uma ninharia. Mesmo assim, tive que aguentar muito mimimi de gente que não queria gastar 1 dólar pela assinatura anual do WhatsApp. Pensem: um aplicativo que a pessoa usa o dia todo, que a faz economizar 30 vezes isso por mês com ligações e SMS. E mesmo assim, o cabra procura gambiarras para não pagar.

Amigo, se você acha ruim pagar por um aplicativo que o ajuda tanto no dia-a-dia, sinto muito: você não tem o direito de reclamar que ganha pouco, que se sente desmotivado no ambiente de trabalho, que ninguém dá valor ao suor do seu rosto.

Claro que o CEO do WhatsApp foi bem mais “político” na hora de justificar o fim da assinatura anual de U$ 0,99. Ele que diga o que quiser, o Facebook não tem mais onde enfiar dinheiro mesmo… Eu digo por mim, sei bem a quantidade de pessoas que nos últimos anos veio me procurar perguntando se tinha um “jeitinho” de burlar a cobrança. Teve um que, mesmo com minha orientação para comprar um cartão pré-pago do Google (citei até os locais onde tinha para vender), preferiu comprar um chip novo.

Esse foi o principal assunto do Persicope de ontem. Se você não participou ao vivo, pode assistir agora.

UPDATE às 17h37: Não demorou muito para sabermos: está explicado o WhatsApp “de graça” …

Mania de fazer listas (ou: você se considera refém da tecnologia?)

Recentemente recebi um email de um leitor que me deixou intrigada. Segue:

“Bia, me chamo Marcus, tenho 33 anos (…) por causa do seu relato do uso do Evernote no Podsemfio n.160, parece-me, com perdão da palavra, fanatismo usar a tecnologia para fazer todo tipo de marcação de placa de rua, passando por livros que pretende adquirir até eventos que vão se realizar. Desse jeito fica-se preso a listas e coisas para fazer que talvez jamais sejam feitas, já pensou que você pode estar sendo refém da tecnologia?”

Ler Mais »

Classificação dos smartphones no mercado: o novo mundo dos Premium

Nas minhas resenhas, sempre falo de smartphones de entrada, intermediários e topos de linha. Quando faço comparações, pode haver confusão na hora de colocar, lado-a-lado, aparelhos com hardware mais robusto (como foi no caso do review do Zenfone 2) com outros mais modestos. Soam infundadas.

Para esclarecer este ponto, explicarei como funciona a classificação de smartphones no mercado.

Ler Mais »

Automatize suas tarefas com o IFTTT e o Workflow

Uso o aplicativo de automação de tarefas IFTTT há muito tempo e sempre o recomendei. Acho-o excelente, em especial, para jornalistas e pessoas que trabalham com mídias sociais, mas na prática, qualquer usuário pode se beneficiar das suas ferramentas.

Em um dos últimos posts recomendei o app Workflow, um dos meus favoritos de 2015, que também automatiza tarefas. Neste post explicarei a diferença entre ambos.

Ler Mais »

Página 1 de 22212345...102030...Último »
Desenvolvido por Agência WX