Regras de etiqueta para e-mails

Essa semana estou me dedicando mais ao meu trabalho como consultora, com alguns clientes prestes a aumentar sua eficiência profissional graças às maravilhas da tecnologia móvel. E, colocando os e-mails em dia, me ocorreu a idéia de publicar aqui, também, algo sobre regras de etiqueta eletrônica. Leiam, apliquem e instruam os amigos a fazer o mesmo. Será saudável para todos.
Portanto, eis algumas dicas de cuidados com html, tamanho de e-mails e anexos perigosos. Como devem ser e-mails pessoais, profissionais e móveis. Ou como saber se o conteúdo de uma mensagem encaminhada é verdadeiro ou falso…
postado via pocket pc (continua…)


- E-mail em html irrita. Papel de carta, cores de fundo, fontes especiais, gifs animados… só se permita fazer esse tipo de coisa se a mensagem em questão for comemorativa ou alusiva a algo especial. Em tempos onde o tráfego da web está cada vez mais pesado por causa do spam, deixar as mensagens pesadas, ajudando a congestionar os servidores, é paradoxal.
- Webcards estão fora de moda. Ninguém mais abre links de cartões virtuais, tamanho o número de scams que usam esse tipo de formato para atrair trouxas. Mande uma mensagem pessoal caprichada, com suas próprias palavras, que têm muito mais valor que bichinhos em flash.
- O mesmo vale para mensagens encaminhadas zilhões de vezes, com anexos em ppt/pps de mensagens fofinhas ou piadas. E-mail é uma ferramenta de trabalho para muita gente, outros só usam para brincar. Então, pergunte à pessoa antes se ela gosta desse tipo de coisa. Quantos “amigos” você tem que sequer te dão oi, e só sabem enviar esse tipo de coisa? Anexos exe, então, nem pensar, a maioria dos vírus estão nesse formato!
- Antes de encaminhar uma mensagem mandando tomar cuidado com vírus no celular ou no MSN, mandando apagar “arquivos com ícone de ursinho”, falando de clonagem de telefones, dando “dicas” para colocar créditos de graça no celular… verifique ao menos se aquilo procede! Principalmente as que mandam você encaminhá-la para o maior número de pessoas possível. Denomina-se essas histórias mentirosas de hoax. Além de prejudicar os amigos, você passará por trouxa. Uma boa dica para checar a veracidade dos boatos da web são os sites Lendas Urbanas e E-farsas.
- E-mails leves, em texto puro, são os ideais para a maioria das mensagens. Lembre-se que o grosso dos internautas brasileiros usa conexão discada, suas máquinas não são de úlima geração, seus webmails são os gratuitos (yahoo, hotmail, ig, etc) e muitos desses webmails não gerenciam direito html no corpo da mensagem.
- Com e-mails móveis, ou os e-mails torpedo de celular, o cuidado com o peso da mensagem deve ser maior ainda. A cobrança é feita por tráfego de dados. Quanto maior a mensagem, mais cara fica. No meu PDA e no meu celular, uso a conta movel limitada a 5 KB de download. Se a mensagem for maior que isso, azar de quem enviou.
- Cuidado com assinaturas de e-mail muito longas, ou com firulas em html. Mas não faça o oposto, ninguém gosta de responder a alguém que não se identifica, não diz de onde é, que se atém a um nick.
- Tenha um e-mail profissional e um e-mail pessoal, separados. As empresas não gostam de funcionários trocando piadas ou pornografia em seus e-mails institucionais, e isso é monitorado. Pode dar demissão por justa causa, já que o domínio do e-mail pertence à empresa. No extremo oposto da questão, use ao menos seu nome no e-mail de uso “sério”. Se você fosse um recrutador, se animaria a ler o curriculum de alguém cujo e-mail é gatosarado@hotmail.com ou vivizinha_fofa@ig.com.br?
- Se você é autônomo, ou tem sua empresa, registre seu domínio. Os clientes não vêem com bons olhos uma empresa ou prestador de serviços que usa webmail gratuito, pois o cadastro desses serviços não é rigoroso com a identidade da pessoa.
- E-mails sem cuidado algum com a redação são fatais para sua imagem. A correspondência eletrônica é a evolução da correspondência em papel, os cuidados devem ser os mesmos. Não judie da língua portuguesa. O destinatário desistirá da leitura no meio do caminho.
- Lembre-se: seu e-mail mostra exatamente como você é. Isso pode ser bom se você for consciente. Mas fatal para os descuidados…
Cardoso, espero que um dia você publique sua coleção de e-mails bizarros. Será divertido.

Posts relacionados

Salvar/Compartilhar

8 Comentários

  • Em 2005.03.15 00:49, Me, Myself And I disse:

    Campo de busca Firefox

    Outra dica sobre praticidade on line, só que desta vez relacionada ao uso do e-mail, é a leitura do post Regras de etiqueta para e-mails no ótimo blog da Garota Sem Fio.

    • Em 2005.03.16 11:18, Edmundo disse:

      Bia, Ótimas dicas, eh bom pra gente rever nossos conceitos, e até dar uns toques numas figuras que conheço, de forma delicada, rrsrsrsr vou guardar este texto, abço!

      • Em 2005.12.01 00:50, Alguem disse:

        Uma boa dica:
        Nunca passe por essa página sem postar ao menos uma frase, pois a dona dela não merece apenas uma frase, e sim, um texto inteiro explicando de onde vem o brilho desse sorriso tão magnífico que me encantou.
        Acreditam em amor a primeira vista?
        Eu também não acreditava…
        …Até me debater com essa página. Aliás nem sei como cheguei até aqui! Nooooossa, parece coisa do destino.

        • Em 2006.02.08 17:42, Ricardo disse:

          Noossa!!!
          Não bastasse ser G@t@ ainda é inteligente!!
          Gostei muito das dicas.

          • Em 2006.02.13 18:03, vannessinha disse:

            oie, eu entrei por acaso por aqui nu seu blog, mas, fiquei com um poucu d dúvidas…
            esse seu blog serv pra q msm???
            é pq naum tive tempu d ler u q vc escreveu
            hein???
            vc tem MSn????
            c tiver m add lá, vlw???
            nessinha_felix_diniz@hotmail.com
            ByE…

            • Em 2007.09.03 17:39, Maizi disse:

              Otimas dicas!!
              Queria saber se você conhece algum site que eu possa pubilar meus textos?
              Obrigada!

              • Em 2007.12.07 13:34, daniela ferrari disse:

                gostaria de saber se sapato é necesario usar meia fina,

                • Em 2008.09.10 14:57, Maria disse:

                  Adorei as dicas!

                  Desenvolvido por Agência WX