Haja messenger!

Instant messenger (IM) é a única coisa no mundo da comunicação digital que depende exclusivamente da sua popularidade. Não adianta nada ter o melhor e mais funcional comunicador instantâneo se não se tem com quem conversar. Por outro lado, um IM comprovadamente péssimo, instável e inseguro continua sendo usado porque o povo todo que você conhece está lá. (claro que estou falando do MSN…)
Quantos e quais protocolos de IM você usa? Qual o melhor?
postado via pocket pc


AOL
Campeão de popularidade nos EUA, o AIM é nulo no Brasil. Alguém aí usa? Bem, eu uso, pois tenho 4 contatos estrangeiros importantes nele. Tenho ainda 2 brasileiros – coincidência, pois estes o usam pelo mesmo motivo que eu!
MSN
É quase unanimidade no Brasil: há cerca de 4 anos iniciou-se uma migração em massa do ICQ para ele. Ninguém entende bem a continuidade do seu sucesso, já que é tão ruim.
Preferência nacional, o MSN é acusado de ser o responsável por uma série de desastres sociais: banalização da paquera, idiotização de adolescentes, infidelidade conjugal, pedofilia pela web e assassinato da lingua portuguesa.
ICQ
Após a migração em massa para o MSN, uma pequena dissidência permaneceu no ICQ e ainda hoje se recusa a ir para o comunicador da Microsoft. São justamente… os anti-Microsoft!
O ICQ é a 1a opção, quando não única, entre linuxistas, applemaníacos e abominadores de Windows em geral.
Yahoo!
Estável e versátil, pois é ligado ao ID do usuário. Assim, a empresa inteligentemente o integra aos inúmeros serviços do portal: e-mail, grupos, redes sociais, entre outros. A imagem clean e a usabilidade é o que eu mais gosto nos serviços do Yahoo, que está bem imerso no conceito de Web 2.0.
Goza de boa popularidade nos EUA e Europa, mas aqui no Brasil continua tímido. Entre os meus contatos, gente que trabalha e vive da web, além dos tradicionais anti-Microsoft.
Google Talk
O irmão caçula dos IMs nasceu como uma tsunami: arrastou milhares em pouquíssimo tempo. Como tudo o que leva a “griffe” Google.
Entre os meus contatos, o Google é o que mais tem fãs de tecnologia.
Integração de IMs
O Google Talk já é capaz de trocar mensagens com outros comunicadores que adotem o protocolo de comunicação aberta XMPP, já que é um sistema Jabber / XMPP.
Por ocasião da compra de 5% da AOL, oficializado em dezembro último, as duas companhias comentaram sobre a possibilidade de se integrar o Google Talk aos programas de comunicação instantânea da AOL (AIM, ICQ e o navegador da AOL), que juntos formam a maior comunidade de IMs do mundo. Mas por enquanto não se tem nada em vista.
No fim do ano passado, MSN e Yahoo anunciaram que estavam trabalhando para que seus IMs passassem a comunicar entre si. O Yahoo já oficializou que isso deve acontece ainda nesse semestre, e sem dúvida representará um grande salto para os brasileiros. Parece que os anti-Microsoft poderão enfim conversar com a “galerinha MSN”, embora eu acredite que essa não seja a vontade dos primeiros… ;)

Confira também

28 Comentários

  • Em 2006.01.26 13:51, duard - Carlos Aquino disse:

    eu uso msn messenger 5.0 :-)

    • Em 2006.01.26 14:09, marcio gazetta disse:

      Ola Bia.
      ontem fiquei sabendo que o Gtalk tb ta integrando com o MSN.]
      seguie o link
      http://undergoogle.blogspot.com/2006/01/msn-no-gtalk-era-tudo-o-que-voc-queria.html
      ainda nao testei pq aqui na empresa tem firewall/proxy/naodeixandaentrar e nao funcionou.
      mas com um tempinho vou fazer numa lanhouse
      beijocas sem fio

      • Em 2006.01.26 14:14, José Paulo disse:

        Olá Bia,
        Sempre usei o ICQ, mas infelizmente a maioria migrou pras frescuras do MSN, que até hoje, é inferior ao ICQ. Sem contar o consumo de memória o meu já chegou a 60 megas… Uma vergonha!
        Eu atualmente estou utilizando o Trillian que funciona nas redes do ICQ, MSN, AIM, etc. É bem levinho.
        Tenho contas no ICQ, Yahoo!, GTalk e MSN. 99,9% das minhas conversas são no MSN, e olha que tenho cerca de 130 contatos.
        Vou experimentar o GTalk com os outros.
        []s
        JP

        • Em 2006.01.26 14:21, Vaine Barreira disse:

          Estou usando desde o final do ano o Windows Live Messenger 8 (ainda beta, sucessor do MSN).
          O produto é muito bom, e entre as mudanças estão a possibilidade de enviar mensagens mesmo quando outro usuário estiver desconectado, ligações por IP de computadores para telefones fixos e pastas compartilhadas de arquivos (tudo é sincronizado automaticamente).
          A qualidade de áudio é muito melhor que o Skype.

          • Em 2006.01.26 14:47, Vaine Barreira disse:

            Bia,
            Esqueci de comentar:
            Link da equipe de desenvolvimento do Live Messenger 8:
            http://spaces.msn.com/members/MessengerSays/
            Official Feature List:
            http://spaces.msn.com/members/MessengerSays/Blog/cns!1pa8Iikfy0xU3xf4W911Jq4Q!1607.entry
            Abraços.

            • Em 2006.01.26 15:01, urubatan disse:

              Tranquilo?
              bom, só pra incrementar a contagem, tenho instalados aqui o MSN, GTalk, AIM e Skype e ainda me lembro do meu UIN no ICQ, mas faz muito tempo que não logo nele.
              Falando no MSN, a versão 8.0 ainda esta em beta, mas ficou bem legal, se quiser um convite para testar é só me avisar que te mando um, acho que tenho uns 4 sobrando :D

              • Em 2006.01.26 15:37, disse:

                Uso o MSN 7.0, mas é porque todos os meus contatos estão nele. Mas tenho ganas de excluir alguns desses contatos, particularmente os que usam aqueles irritantes gifs piscantes que substituem algumas letras. Oh coisinha inútil e feia, sem contar que, aliado ao bloguês arcaico, torna o ato de ler uma mensagem uma tortura.
                Estou pensando em usar o GTalk.

                • Em 2006.01.26 16:02, Alexandre disse:

                  O negócio agora é usar o Meebo, serviço Web 2.0 para comunicação instantânea. http://www.meebo.com

                  • Em 2006.01.26 17:37, Leo F disse:

                    Estou usando agora o Psi com o servidor Jabber. Unifiquei todos os meus servicos de IM em um cliente, assim so conecto no Jabber e o proprio servidor se encarrega de trabalhar com as outras redes. [] Leo

                    • Em 2006.01.26 17:55, Richardson disse:

                      Oi, Bia.
                      Concordo plenamente com tudo. Excelente as suas críticas ao M$ Messenger também. Tio Bill soube explorar o apelo visual e desde então temos um IM jamanta e entupido de recursos multimidia, mas que não faz nada diferente de outros, quando não faz pior, agora me diga, como é que o Yahoo Messenger, que bem antes fazia a mesma coisa (texto, áudio e vídeo, emoticons), e de maneira mais eficiente, não conseguiu ganhar terreno como poderia? Marketing…é por isso que A Yahoo tem que perder para A Google mesmo. :) Se não fizer a parceria com a Micro$oft certamente o seu messenger será engolido pelo GTalk numa futura versão mais completa.
                      Pena que o ICQ começou a copiar a mesma idéia tarde demais, para tentar ganhar o terreno que havia perdido.Eu hoje estou só aguardando o GTalk melhorar um pouco, mas de que adianta, somos brasileiros, e grande parte dos nossos contatos insistem em usar o “MSN” que tem mais firulas (o apelo do Gtalk é outro, funcionalidade). Até desisti de logar.
                      Já vi um plugin para o “MSN”, um tal MSN Tiger, que permite N contas MSN, além de contatos do ICQ e outros dentro do “MSN”, só que estava muito instável. Apesar de tudo, o “MSN” se torna um software bom quando se tem o addon como o MSG+ e alguns plugins.
                      MIRANDA IM, este é o nome. Quem precisa de um programa para IM portável (copiou funcionou), leve, open source, MUITO customizável (plugins para tudo – SE QUISER), que acessa a diversas redes (plugins), mas apesar de tudo qualquer leigo pode instalar e usar, o Miranda IM é a opção. Vale a pena, dá para fazer um tópico só dele.

                      • Em 2006.01.26 18:15, Guilherme Baron disse:

                        Oi Bia,
                        Para o MSN, tem um ADD-ON muito interessante chamado SIMPLite da Secway (http://www.secway.com) que criptografa as mensagens do MSN. Utilizo muito e funciona muito bem.
                        []s
                        Bocão

                        • Em 2006.01.26 18:15, Guilherme Baron disse:

                          Oi Bia,
                          Para o MSN, tem um ADD-ON muito interessante chamado SIMPLite da Secway (http://www.secway.com) que criptografa as mensagens do MSN. Utilizo muito e funciona muito bem.
                          []s
                          Bocão

                          • Em 2006.01.26 21:27, oculos disse:

                            Putzzzzzzzz, era sobre isso que ia falar no próximo podcast…. :D
                            Beijim!

                            • Em 2006.01.26 23:07, Richardson disse:

                              Eu uso um plugin de criptografia do MSG+ (addon para o “MSN”), mas acho um pouco braçal na prática (tem que dar um comando antes de cada mensagem).
                              Vou testar esse aí ver se vale a pena.

                              • Em 2006.01.27 00:59, Neto Cury disse:

                                Pra começar, uso o comunicador GAIM, pois pra mim foi a melhor opção no Linux, antigamente quando ainda usava o XP eu usava o Trillian.
                                Com o GAIM, uso as principais redes:
                                AIM, MSN, ICQ, Yahoo e Gtalk, porém não me comunico com ninguém que tenha Jabber, por não conhecer alguém que use…

                                • Em 2006.01.27 01:39, Gui Leite disse:

                                  Oi, Bia
                                  Uso o iChat, que apesar de ser apenas para Mac, aceita contas do AIM e do Jabber, além do .Mac. Uso também o Adium, o famoso pato, que funciona com quase todos os protocolos.
                                  []‘s

                                  • Em 2006.01.27 10:22, Ricardo disse:

                                    Bem, eu uso o Gajim (IM em GTK para Linux), tenho conta no Jabber, MSN (um mal necessário), ICQ e Google Talk, tudo isso funciona na janelinha do bichinho.

                                    • Em 2006.01.28 12:50, the0ne disse:

                                      eu realmente tenho saudades do ICQ, que tinha recursos muito interessantes [eu adorava o modo 'float' dele]. mas ele se tornou um programa muito, mas muuuuuito pesado mesmo. sem dizer que tinha zilhões de funções inúteis. nem mesmo o ICQ Lite se salvava: era muito pesado meeesmo. por isso, há uns três anos atrás, migrei para o MSN, também porque a maioria das minhas amizades tinham migrado para ele. fazer o que? eu ainda não sou tão famoso quanto você para obrigar os outros a me contatarem somente via ICQ. e convenhamos: porque o MSN é ruim? é inseguro? qual outro comunicador criptografa as mensagens? é instável? não nas minhas duas máquinas [e em nenhuma outra que eu já tenha usado - e não foram poucas]. não tem recursos? então ele não é ruim, é espartano e talvez não queira acabar como o ICQ acabou para mim…
                                      apelou pra micro$oft? usa o AMSN [http://amsn.sourceforge.net/]. funciona que é uma beleza, até no K6-II da minha irmã!
                                      abraços

                                      • Em 2006.01.28 20:06, marcelo alves disse:

                                        Dias de MSN líder no Brasil estão contados. Basta o Google integrar os contatos do Orkut com o GTalk que nenhum brasileiro vai usar o serviço de comunicação instantânea da Microsoft.
                                        E, você esqueceu do Skype, de um outro de VoIP (esse eu sempre esqueço o nome) e do clássico IRC.

                                        • Em 2006.01.28 20:48, Bia Kunze disse:

                                          Marcelo, IRC é reduto de geeks e órfãos do BBS. Bem, é uma tribo mais interessante que a molecada do MSN.
                                          Quando Google juntar Orkut e GTalk, eu ficarei mais feliz ainda em ter apagado meu profile no Orkut.
                                          E Skype eu amo. Em casa, deixo sempre on. Pena que exige alta velocidade, senão usaria no horário comercial também.

                                          • Em 2006.01.29 10:11, Chequer disse:

                                            Eu acho interessante como a maioria aqui é apenas anti-microsoft… Eu prefiro levar minha vida digital avaliando produtos. Já cansei de falar que a culpa em muitos casos está na incopetência da concorrência. A conversa é longa. Sobre a questão MSN x ICQ o motivo foi simples para quem viveu a transição. O ICQ era muito pesado e tinha diversas frescuras que ninguém usava deixando o software ultra-pesado. Além disso, você tinha que clicar em SEND para poder enviar a mensagem. No MSN, além de mais leve, bastava dar ENTER que a mensagem era enviada. NAQUELA ÉPOCA, esse foi um dos principais motivos de migração de uma grande massa, inclusive a minha, que era muito resistente ao ICQ mas foi inegável a praticidade de uso do MSN.
                                            Tempos depois, o ICQ lançou como novidade a possibilidade de enviar mensagens apenas com ENTER e depois lançaram versões LIGHT do ICQ. Só que aí já era tarde demais.
                                            Resumindo, em vez de meterem pau em tudo que a Microsoft faz, analisem o porque disso. Vocês verão que muitas vezes foi M**** da concorrência a causa.

                                            • Em 2006.02.09 19:27, John832 disse:

                                              Bia… concordo contigo. Eu mesmo, usei o ICQ e resisti até o fim para usar o MSN e bastava um CTRL+ENTER para enviar as mensagens. Sendo que, havia como configurá-lo para enviar mensagens apenas com um ENTER. O MSN Messenger acertou apenas por trazer o mais cômodo (para a maioria) como padrão. E talvez, se o ICQ tivesse feito o mesmo não fosse tarde demais. Perceberam tarde demais também, que a priori ninguém tem a obrigatoriedade de entender *inglês*. Talvez se houvessem respeitado a diversidade cultural, ou tivessem simplesmente feito um estudo de mercado sério acerca da viabilidade de portar o ICQ em diferentes línguas não fosse tarde demais. Já o MSN, justamente por viabilidade econômica o fez… e o resultado disso vocês já sabem.
                                              Creio que é importante também analisar também o perfil do usuário de computadores no Brasil. Existe uma diferença entre o que esse perfil de usuário quer e o que é importante para o mesmo. E devido ao conhecimento limitado de informática, moldado por escolinhas de Word e Excel nas quais funções de aplicativos são decoradas, mas não há uma preocupação de provocar a curiosidade da pessoa no sentido de entender como funciona exatamente.
                                              Acho que está justamente aí a diferença do que alguns chamam de entusiastas outros de geeks para os usuários “comuns”, a curiosidade. A curiosidade que conduz a um maior entendimento sobre o funcionamento das coisas, que nos conduz a aprender a pensar por si só e assim buscando soluções criativas para os problemas que possam surgir.
                                              E a Microsoft, desde o princípio teve como foco, dar o que as pessoas querem… o que, por muitas vezes é distante do que é realmente importante para elas. Como assim? Estou chamando as pessoas de idiotas a ponto de não saber o que lhes importa? Sinceramente, é mais ou menos isso… Pq eu não posso dizer que uma pessoa que “aprendeu informática” decorando o Word, como alguém que saiba analisar o que realmente importa ou o que deixa de importar. Essa pessoa sabe no máximo dizer o que é mais cômodo ou o que é menos cômodo, limitando-se apenas a esse aspecto. Então, há uma certa afinidade entre o que a maioria das pessoas querem, e o que a Microsoft tem se proposto a fazer.
                                              Então, outras questões importantes são desconsiderados pela grande maioria. Do ponto de vista da segurança, por exemplo, o que é mais interessante? O MSN Messenger ou um protocolo aberto como o Jabber? Não preciso nem responder né? Com o Jabber, você sabe ou pode saber exatamente o que você está utilizando, em que servidor está usando e com recursos avançados de criptografia. E isso é só um breve exemplo… Porque se fossemos analisar profundamente e isoladamente diferentes aspectos veríamos que o MSN não tem tantas virtudes como contam por aí.
                                              Mas essa é uma questão ampla, e como você bem disse acima, dá muito pano pra manga. Considero-me órfão do ICQ e até agora não achei meus pais adotivos. Resisti bravamente, e para que vocês tenham noção, mesmo que nenhum dos meus amigos estivessem online no ICQ eu permanecia online por horas a fio. E isso por vários meses subseqüentes a estrondosa ascensão do MSN.
                                              Imagino que muitos, estão se sentindo como eu… verdadeiros órfãos e muito frustrados com isso tudo. Tanto por presenciar o ICQ em dias terminais, como por notar que não dá pra mudar o mundo… Cansei de pregar no deserto, as pessoas simplesmente não querem ouvir. Você tenta mostrar outros aspectos relevantes, mas é o mesmo que discutir com uma vitrola com defeito, sempre você fica emperrado num único aspecto, a comodidade.

                                              • Em 2006.02.09 19:45, John832 disse:

                                                * Retífica:
                                                Quando me referi à Bia, em alguns pontos, ao longo do meu comentário, leia-se Chequer. Desculpem-me, mas fiz uma confusão de quem havia postado por ultimo.

                                                • Em 2006.05.03 12:33, TheNullPointer disse:

                                                  “Resumindo, em vez de meterem pau em tudo que a Microsoft faz, analisem o porque disso. Vocês verão que muitas vezes foi M**** da concorrência a causa.”
                                                  Pára pára pára. Segurar o Control+Enter nunca doeu! Tche, o sucesso do MSN tinha outro nome: Windows. Quando as pessoas passaram a usar o Windows XP o MSN já estava pré instalado. Esse é sucesso! Nao por merda da concorrencia.
                                                  Se toca!

                                                  • Em 2006.08.01 13:18, hermes disse:

                                                    baixei o trillian pensando em me comunicar com MSN ICQ e outros mas n~so to consiguindo fazer essa integralção alguem pode me ensinar?

                                                    • Em 2006.08.11 22:17, Pete disse:

                                                      Só pra completar uns textos.
                                                      O iChat funciona como client GTalk.
                                                      O Gmail com GTalk integrado é espectacular atravessa firewalls, proxy’s,etc…. funciona em todo o lado, sempre da mesma maneira e sem instalar nada.
                                                      Muito bom mesmo.

                                                      • Em 2006.09.04 03:05, EduardoMaffia disse:

                                                        Achei o texto mto “anti-Microsoft”. Para uma análise dessa precisamos fazer sem essa visão contrária.
                                                        O MSN nunca veio embutido no Windows XP, quem vem é o Windows Messenger. E isso desde o WinMe. Nunca fez sucesso.
                                                        Eu adorava o mIRC, e usava o MSN e o ICQ apenas para contatos mais próximos, até que também fui forçado a ficar com o MSN, pois ninguém usava o ICQ. O que o John832 e o Chequer disseram é verdade, apenas a AOL chegou a investir pesado no passado, porém o sucesso viria apenas se o seu provedor fosse um sucesso, devido a integração.
                                                        A MSN fez um produto que o brasileiro gostou: cheio de frescuras, sons, imagens. O Yahoo! corre atrás, a AOL já meteu o pé; sobrou o Google Inc. com seu GTalk. Minha dúvida é se aqui no Brasil vai emplacar, pois tô achando dificílimo.

                                                        • Em 2007.03.07 19:15, angelita disse:

                                                          como faço para que o microsoft word não copie minhas conversas no msn?

                                                          Desenvolvido por Agência WX