O “killer” está “killed”

O mundo sem empolgou muito com o lançamento do Zune e agora ele chegou às principais lojas nos EUA. Pena que o aparelho da Microsoft que quer matar o iPod já nasceu morto, pelo menos para mim.
Primeiro, porque não suporta podcasts. E para quem não sabe, podcasts não são simples arquivos MP3. Implicam em uma dinâmica de feeds e atualizações. O segundo motivo é que o maldito DRM bloqueará *qualquer* tipo de mídia que for transferida por wi-fi de um Zune para outro. Ou seja, se eu criei um conteúdo MEU, livre, e passar para o Zune de alguém, ele só poderá ouvi-lo três vezes em três dias. Depois disso, o arquivo é bloqueado.
E você, se pudesse escolher um dos dois, preferiria um iPod ou um Zune?
postado via wi-fi

Confira também

22 Comentários

  • Em 2006.10.03 21:22, Rodrigo Reis disse:

    Primeiro, porque não suporta podcasts.
    Bia, eu não suporto o iTunes, então não faço a menor ideia doque vc pode estar dizendo de “suporte nativo a Podcast”. Toca mp3 ? Então tem suporte nativo a podcast. Eu mesmo baixo os arquivos e trnasfiro para meu Nokia 6265. Crio uma pasta de soncronização no PC, e tudo que jogar lá, é passado para o Celular asim que plugo o danado na USB.
    segundo motivo é que o maldito DRM bloqueará *qualquer* tipo de mídia que for transferida por wi-fi de um Zune para outro.
    O iPod transfere via wifi ? uhnnnnnnn
    Esta condenando uma função boa de um aparelho, que os outros não tem…. ?

    • Em 2006.10.03 22:18, Luciene disse:

      Eu tenho um Ipod e não estou afim do Zune… acho que a única coisa boa nele é poder assistir vídeos ws … mas estou contente com o meu Ipod Vídeo 30Gb e nele posso assitir meu Lost tranquila e ouvir o lostcast de boa…. bjos.

      • Em 2006.10.03 22:50, JuNiOr disse:

        Estou satisfeito com meu iPod de 60GB (antes era um de 20) e eu não pretendo trocá-lo tão cedo por um Zune. Não vejo nenhuma vantagem prática no player da Microsoft em relação ao iPod.

        • Em 2006.10.03 22:52, Rafael Gaspar disse:

          Olá Bia,
          Eu achei muito legal a ideia deles de você transferir musicas via WiFi, mas a maneira como foi implementada relamente deixou muito a desejar.
          Pelo que eu li eles não colocoram suporte a Podcast por causa do nome lembrar o iPod, e isso se estende também para o Windows Vista que só suportara Feeds para noticias e não para Podcasts e Videocasts.

          • Em 2006.10.03 23:08, hotmar disse:

            E não é só o Zune que não suporta podcasts. O Windows Media Player 11, apesar de apresentar avanços em relação à versão 10, acreditem se quiser, não tem tampouco suporte a podcasts! Pra sincronizar podcasts no Treo 650, eu uso o Juice, ótimo freeware, para dar uma “força” pro WMP 10 na sincronização de músicas com o Treo 650, via Pocket Tunes.
            Bom, se não tiver suporte a podcasts, o Zune também não estará na minha wishlist…

            • Em 2006.10.03 23:20, Bia Kunze disse:

              Rodrigo, podcasting não é sinônimo de iTunes. Podcasts podem ser ouvidos nos mais diversos agregadores, como Juicy, Odeo, Bloglines, Yahoo entre outros, inclusive os de dispositivos móveis. Podcasting implica na *distribuição* automática de arquivos de áudio. Você não sai baixando arquivos, eles vêm até você.
              Acredito que a falta de suporte a podcasts do Zune esteja relacionada à patente da concorrência, mesmo. Não é “tão” culpa da Microsoft assim. Mas para mim, morreu.
              O iPod não tem wi-fi, é verdade. Mas de que adianta um wi-fi capado? Não rola sincronismo com o PC, não rola download via rede, não rolam trocas *livres* entre Zunes. Todo tipo de transferência implica em posterior bloqueio. Não bastasse o DRM limitar o uso do que eu compro, querem limitar o uso do que eu crio? Limitar o uso de conteúdo free? Que adianta?

              • Em 2006.10.04 00:06, Cauã disse:

                Primeiramente Bia…parabéns pelo Blog..
                Bom, a Microsoft, assim como a Apple no início do Ipod, está testando mercado. Uma estratégia de marketing muito FDP…porém muito utilizada. A empresa está com orçamento decrescente, ou seja, perdendo dinheiro com o Zune (segundo entrevista ao IDGNow)…mas por quê? Pretende arrebatar clientes da Apple por oferecer um preço menor e a “menina dos olhos” que é a conexão wifi… COmo o Zune ainda é “piloto”…o suporte a Podcast seguramente virá após seu lançamento no BRasil acredito…o ponto positivo que vejo nisso tudo é que não demorará muito para a Apple lançar um Ipod com Wifi e os preços abaixem, afinal…mesmo estando muito em desvantagem…estamos falando da Microsoft… Abraços a todos

                • Em 2006.10.04 01:43, @le disse:

                  Mas já lançou? :|
                  Para mim o Zune não é da Microsoft, mesmo levando marca, etc… Não tem a cara da Microsoft quando faz qualquer tipo de hardware/periférico. Zune é da Toshiba, e concordo com o Cauã, ele é um rascunho, o design é feio, cores feias, usabilidade feia, os recursos sim, de começo estão funcionando muito bem (embora ainda tenha as travas). Mas tem algumas coisas que para mim não fazem o menor sentido, como a compatibilidade com o WMP11, pelo que eu sei ele tem o programa desktop do Zune para sincar músicas e baixar conteúdo na loja online, ou estou errado? Tratando-se disso eu me pergunto e o bendito do URGE, não vai sair?
                  Quanto ao suporte a podcast, acho que ainda com a dona Apple reinvidicando o uso da palavra podcast, só está prejudicando para outras empresas, e com isso deve estar afastando a Toshiba de ter colocado isso no Zune.
                  Quanto ao que o Rodrigo disse, existem aparelhos a alguns meses no mercado com suporte a Wifi e Bluetooth, inclusive o Gizmodo já mostrou alguns da Samsung e umas outras marcas desconhecidas, e claro sem as restrições impostas.
                  Escrevi demais… =)

                  • Em 2006.10.04 09:08, Rafa disse:

                    Que mané zune o quê. :P
                    Prefiro MESMO o meu Ipod Silver. :)

                    • Em 2006.10.04 09:08, Cassio Eskelsen disse:

                      Zune não é fashion
                      iPod é fashion!!!
                      No momento uso meu x50v como player. Se um dia resolver adotar um player dedicado, com certeza será um iPod ou ainda um daqueles players da sony que são demais com aquele display OLED e bateria para atravessar deserto.

                      • Em 2006.10.04 09:35, O'Marin disse:

                        Atualmente pelos mesmo motivos que você Bia, eu compraria um iPod.
                        Mas, só vou decidir mesmo depois de ver uma comparação bem detalhada dos dois.
                        Espero me auto-presentear no natal com um dos dois. XD

                        • Em 2006.10.04 10:19, Andre disse:

                          Uma coisa que acho muito importante é que o Ipod é fashion, muito bonito, estiloso e chama atenção em qualquer lugar que vá…já o Zune é uma coisa muito mal copiada da Apple, nem faz nenhum sentido trocar o lindo Ipod por um Zune…meu Deus, o Zune é feio demais!

                          • Em 2006.10.04 10:30, Paulo Weber disse:

                            Bem, eu uso o Amarok no linux para gerenciar minhas músicas e podcasts. Com ele qualquer mp3 player xingling ganha suporte a podcasts. O Amarok se encarrega da sincronização, além de converter os formatos para aqueles suportados pelo seu player (se bem que essa função de conversão apresenta alguns bugs, mas em pouco tempo deve estar corrigida). Por enquanto só tem Amarok pra *unix mas com o KDE 4 talvez saia um port para Windows. Quanto ao DRM, realmente é um pé no saco mas quanto tempo até que aparece um aplicativo que quebre isso? No entanto eu NUNCA compraria qualquer player que suporte DRM. E ponto final.

                            • Em 2006.10.04 10:56, Betinho disse:

                              Melhor esperar o Zune 2.0 :)

                              • Em 2006.10.04 11:26, Rodrigo Reis disse:

                                Bia, então estou perdido noque você diz a respeito de “Não ter suporte a Podcast”. Você quer dizer, nativamente no software de sincronização do Zune ?
                                Concordo que Wifi capado é ruim, mas provavelmente é uma questão de software, como nos celulares Nokia vendidos pela vivo.
                                Quanto a DRM, eu não tenho nada contra, muito menos a favor.

                                • Em 2006.10.04 13:12, Bia Kunze disse:

                                  Exatamente, Rodrigo. O desktop procura os novos episódios dos podcasts que você assina e os transfere para o Zune no próximo sincronismo, automaticamente. Só isso.
                                  O wi-fi é algo muito versátil e no Zune ele estará extremamente subutilizado.

                                  • Em 2006.10.04 16:55, Diogo disse:

                                    eu acho que devemos esperar e não subestimar a capacidade do pessoal de inventar. O Zune tem tudo pra ser killer, só não é por limitação de software. O hardware é excelente. Esperem as mentes brilhantes botarem a mão nesse bichinho que ele vai estar rodando Linux, WiFi pra sincronizar, conectar na internet, baixar tudo direto sem PC, DRM vai pro espaço, etc etc etc… Pode ser viagem demais, mas aposto que “patchs” anti-DRM e liberando o wifi com certeza vão aparecer…

                                    • Em 2006.10.04 19:54, RJP disse:

                                      Entre iPod e Zune, prefiro meu T|X e meu Nokia 6265… Sincronização? Eu copio os diretórios (pasta é coisa de Uíndous) para o cartão e pronto, vamos ouvindo…

                                      • Em 2006.10.04 22:00, Inês disse:

                                        Eu só trocaria o meu Nano por um iPod melhor. Não me interessei pelo Zune.

                                        • Em 2006.10.06 10:55, Ricardo Sandrin disse:

                                          Zune… só se for o do meu Tungsten|E!
                                          Prefiro o meu iPod um zilhão de vezes. ;)

                                          • Em 2007.09.02 20:27, vitor disse:

                                            meu ipod nano não está sendo reconhecido pilo itunes,como faço para o nome do meu ipod aparecer lá? comprei ele a pouco tempo e não sei como passar músicas e nem fotos.

                                            • Em 2008.10.19 20:50, zZz disse:

                                              Zune…(Cr)Apple? sinto mas to fora

                                              Desenvolvido por Agência WX