Hotspots portáteis e de bolso

Quem depende diretamente da internet para trabalhar se viu em apuros nos últimos meses. Inconstância de conexões, serviços ruins e justificativas vagas dos fornecedores de banda larga são motivos mais que suficientes para implementar um plano B: internet móvel.

Com a tecnologia 3G a todo o vapor, as possibilidades vão além de smartphones e pen-modems USB. Você pode usar esse tipo de conexão na própria estrutura que você já tem em sua casa ou escritório, com um modem/roteador específico.

Há alguns meses venho usando o modem/router 3G da Telsec, o Bandluxe R100 (foto acima) e mais recentemente, o R250 (foto inicial do post) e venho indicando esses produtos a uma grande quantidade de profissionais. São dispositivos compatíveis tanto com banda larga fixa como móvel, uma mão na roda para quando uma delas dá problemas. A vantagem é óbvia: enquanto o pepino de uma de suas conexões não é resolvido, seu trabalho segue normalmente. Sem contar o fator itinerante: posso levar comigo em viagens, usar em hotéis e já pude até dar consultoria e treinamentos em locais sem internet!

Embora parecidos, eles têm perfis distintos. O R250 é menor, interessante para profissionais que viajam muito. Basta colocá-lo na mala junto com a fonte e montar seu hotspot onde você quiser. Ele tem entrada LAN e slot para o SIM card da operadora. O R100 é maior e, ao invés do slot para p SIM card, ele tem porta USB para espetar modems 3G. Portanto, ele exige que você tenha um desses populares pen-modems. É indicado para quem quer rotear por wifi sua conexão 3G em casa ou trabalho, mas sai muito com notebook ou netbook e precisa usar a internet na rua.  Basta desplugar do R100 e colocar na bolsa!

Veja no meu Flickr uma galeria completa de fotos dos roteadores 3G.

Update: saiu uma atualização do firmware do R250 em português. Para baixá-la, clique aqui (software + PDF com instruções em português)

Hotspot de bolso

Num passo além dos hotspots portáteis estão os hotspots de bolso. Para profissionais móveis onde o mundo é seu escritório.

MiFi

A febre do momento nos EUA é um pequeno dispositivo chamado MiFi 2200, da Novatel (foto ao lado), que está vendendo como pão quente. Habilitando-o na rede CDMA da Verizon, o usuário distribui seu sinal por wifi e conecta até 5 dispositivos ao mesmo tempo. É, realmente, um router de bolso. Como ele é CDMA, só dá para comprá-lo habilitando na operadora. Com isso, assina-se um contrato de 24 meses e o aparelhinho acaba saindo quase de graça. Como a rede da Verizon é uma das melhores do país, entende-se o sucesso.

Gostou? Pois bem, na Europa há o MiFi 3252, GSM, compatível portanto em nossas redes 3G (HSDPA) brasileiras. Vendido de forma independente, desbloqueado, basta comprar, colocar o SIM card dentro e sair usando. Ambas as versões, CDMA e GSM, permitem a conexão de até 5 dispositivos ao mesmo tempo.

Antes que você feche esse post e saia desesperado em busca de uma belezinha dessas, calma. A durabilidade da bateria não é aquelas coisas. Embora a descrição do produto declare 4 a 5 horas de autonomia, depoimentos de usuários atestam que, em 3G constante, ele aguenta só metade. Além disso, apesar de poder usá-lo como modem direto por USB, a bateria não recarrega. A tomada é indispensável. E por fim, o preço, que é bem salgadinho: 220 euros.

Mesmo caro, dependendo do modo como você pretende usá-lo, pode ser uma opção bem econômica. Se você é um profissional móvel, pode viajar tranquilo e acessar seu hotspot particular quando quiser, no laptop, smartphone, netbook ou mini-tablets como N800 e N810. Se tiver mais alguém com você, ele também pode usufrir da conexão simultaneamente. O iPod touch também fica online a hora que você quiser. Sem contar as restrições bestas de uso do iPhone: com esse hotspot, até o Skype, que é vetado em 3G, você conseguirá usar.

Links interessantes:

Vídeo do MiFi 3252 em ação:

(Sim, o tabletzinho também é uma graça. Trata-se do Viliv, que o que tem de bonito, tem de caro)

Salvar/Compartilhar

21 Comments

  • Em 2009.09.17 12:57, Menina Digital disse:

    Nossa, achei demais!não sabia desses hotspots móveis. Uso um simples modem 3G, e acho tdo de bom!!

    • Em 2009.09.17 13:10, Kob van der Vink disse:

      Acho exagero demais isso aí, mas cada caso é diferente…

      No Symbian existe o app JoikuSpot que transforma o cel num hotspot. Muito prático e resolve bem, pelo menos pra mim.

      • Em 2009.09.17 16:00, Kob van der Vink disse:

        Aos que não conhecem, segue link para o app JoikuSpot:

        http://www.joikuspot.com/aboutJoikuSpot.php

        Tem inclusive uma versão free.

        • Em 2009.09.17 16:48, Leo disse:

          Concordo com o Kob van der Vink e dou meu “voto” para o JoikuSpot. Funciona direitinho com meu N95 8G provendo acesso para iPod Touch, N800 e 5800. E ainda é de graça.

          Só não sei dizer quanto a autonomia, pois cada uso que fiz até hoje foi de poucos minutos (sempre menos de meia hora).

          • Em 2009.09.17 17:22, Zeroabs disse:

            Bia, onde encontro o Bandluxe R250 pra comprar?

            • Em 2009.09.17 18:47, Emanuel Campos disse:

              Impressionante estes dispositivos. Enquanto em casa decidíamos pela NET ou telefônica, eu usava o mini modem da TIM, mas o desempenho muito aquém do que eu esperava por estar na Av. Paulista me fez desistir dele. Hoje, tavez fosse uma nova opção a considerar. A NET afinal, anda tão estável quanto a telefônica, e isso não é nenhum elogio…

              • Em 2009.09.17 19:54, Alex Rodrigues disse:

                Bastante interessante os aparelhos. Principalmente para quem viaja muito.

                Ainda não é o meu caso, mas é bom saber da existência desses dispositivos, para poder indicar a quem precise.

                O que achei interessante é que ainda o rapaz do vídeo ainda usa XP! 🙂

                {}!

                • Em 2009.09.17 20:16, Jader França disse:

                  Ótimas indicações Bia. As prestadoras de serviço de banda larga estão indo de mal a pior. Temos que ter outras soluções.

                  • Em 2009.09.17 20:34, Gustavo Gonçalves disse:

                    Muito bom Bia!

                    Gostei desse artigo, e como já havia falado tempos atrás, interessei pacas no Bandluxe R100. Bom saber que já tem um modelo mais novo.
                    Mas não sei se continuo com 3G aqui na minha cidade. Ta muito ruim.

                    • Em 2009.09.18 09:07, Guga Machado disse:

                      também uso a solução do JoikuSpot. Porém, sem um ponto de eletricidade p/ o celular, a bateria vai rapidamente, eu digo, rapidamente mesmo, em meu N95 8 GB !!!
                      Ah, costumo alimentar a net em um Macbook e um iPod Touch. Quando não necessito do iPod, uso mesmo a solução de tethering via bluetooth, esta sim mais economica em termos de bateria.

                      • Em 2009.09.18 09:17, Danilo Brizola disse:

                        Muitas vezes realmente achei que a internet banda larga móvel poderia ser a minha solução, mas aderi um plano da Claro a algum tempo atrás e até então só quero ver longe de mim esse tipo de serviço. Realmente, não fui atendido em nenhum das minhas necessidades e olha que nem sou muito exigente com internet, usava somente para responder e-mails e falar com clientes pela web e mesmo assim fui surpreendido com várias percas de sinal e diminuição de velocidade constante. Agora vem a pergunta, qual operadora vocês indicariam que possui um serviço de banda larga móvel menos ruim? (digo isso porque já tive reclamações de várias pessoas que usavam outras operadoras)

                        • Em 2009.09.18 12:07, Alex Rodrigues disse:

                          @Danilo Brizola, Infelizmente nenhuma amigo… Por enquanto todas estão niveladas por baixo com relação a esse serviço aqui no Brasil.

                          {}!

                          • Em 2009.09.18 15:27, Rogerio Buzelli disse:

                            Oi Bia! Bem interessante esse post, um colega do trabalho estava precisando de um equipamento parecido, ja passei pra ele! Uma opção interessante para compartilhar o acesso 3G é o software JoikuSpot, você ja testou? Link: http://www.joikushop.com/. Um amigo meu usa diariamente para compartilhar a internet com mais quatro pessoas – o aparelho dele é um Nokia N95 8GB. =)

                            • […] This post was mentioned on Twitter by Joao Marcelo. Joao Marcelo said: Hotspots portáteis e de bolso http://bit.ly/2OQ4mI […]

                              • Em 2009.09.18 20:50, dflopes disse:

                                Wm 6.5 ja vem com essa possibilidade embutida (theeter e wifi).

                                Nos modelos anteriores, eh so baixar wifi router…

                                • Em 2009.09.18 21:47, Carlos Wavel disse:

                                  Oi, Bia! Que legais esses roteadores? Onde a gente encontra esses aparelhos?

                                  E não posso deixar de comentar: também tenho uma caneca/portacanetas do estilo do seu Patolino na primeira foto. Só que a minha é do Marvin, the Martian! 😀

                                  Valeu a dica dos hotspots móveis. Vou procurar mais sobre eles.

                                  • Em 2009.09.19 12:15, Lindomar disse:

                                    Então Bia, como o pessoal já colocou, se for para ser itinerante, o JoikuSpot é uma solução muito mais prática que carregar um roteador + transformador na bagagem, você só leva o que já tinha, um celular e um carregador. E a versão completa sai por apenas 15 euros.

                                    • Em 2009.09.23 13:42, Daniel disse:

                                      Testei o JoikuSpot, mas não consegui fazê-lo funcionar no meu E71. Acabei achando outra opção, o WalkingHopspot, que funcionou 100%… apesar de ser pago :-/

                                      • Em 2009.09.29 02:41, Advogada Online disse:

                                        Eu me segurei, mas preciso perguntar… na sua foto são ‘Moleskines’ ?
                                        Adoraria saber… são cores lindas.
                                        Obrigada!

                                        • Em 2009.09.29 10:59, Bia Kunze disse:

                                          Advogada Online, sim, são Moleskines. Para muitas coisas eu ainda gosto de papel, lápis, canetas coloridas. Gosto muito de mapas mentais e de desenhar. Os cartoons que estão na minha coluna no Tecnoblog.net são feitos nos meus caderninhos, quando pinta uma idéia… Parece frescura usar Moleskine, mas eles não deformam, não amarelam com o tempo, o conteúdo é preservado por muito tempo “mesmo”. Minha vó bem que podia ter usado eles em seus cadernos de receitas 😉

                                          • Em 2009.10.25 14:09, Men disse:

                                            Muito Prático!! 😉

                                            Desenvolvido por Agência WX