Sincronismo de Android com PC e Mac (mais: agenda em detalhes)

Acostumada com clientes de sincronismo de longa data, desde Palms, Pocket PCs, MS Outlook e Palm Desktop, a gente estranha um pouco com essa idéia de colocar tudo “na nuvem”. Mas essa foi uma mudança gradual entre os sistemas móveis, mesmo entre o iPhone, onde manter as coisas na web é opcional. Contudo, o Android é um sistema que já nasceu no conceito da nuvem.

Essa independência que o Android tem dos outros computadores sem dúvida é um ponto muito positivo. Quando você liga seu aparelho pela primeira vez, ele pede de cara que você insira sua conta do Google e de lá “puxa” seus emails, calendário e contatos. Também já usa o GTalk num só toque, ou se conecta no Maps com o Latitude integrado. Se você usa outros emails além do Gmail, sejam POP ou IMAP, você também pode usá-los. Confesso que não senti falta de um sincronismo com o computador no dia-a-dia, mas a prudência exige que tenhamos um backup a mais para nossas coisas, que possam ser acessadas de modo offline em nossos gerenciadores pessoais de calendário, contatos, tarefas e emails.

Desde meu review do HTC Magic, venho recebido diversos emails perguntando de sincronismo do Android com computadores Windows e Mac. Vou sintetizar nesse posts todas essas dúvidas recebidas.

Bia, diante do seu review positivo diante do HTC Magic tenho pensado em migrar do meu velho Palm Treo, ou para um Magic ou para um HTC Hero, mas tenho uma dúvida: vou conseguir sincronizá-lo com o Outlook? Já experimentei o Google Calendar e meu email pessoal é do Gmail, mas uso o Outlook na empresa e gostaria de continuar usando-o como meu principal PIM. (Jorge Luiz, SP)

Sim, você conseguirá sincronizá-lo com o Outlook! Mas antes, é preciso desvincular-se daquela idéia de plugar o smartphone no computador e deixá-lo fazer o resto sozinho. Você pode, inicialmente, sincronizar seu Outlook com o Google Calendar, deixando sua agenda online, no seu smartphone e no seu computador. O Google oferece uma solução gratuita para isso, o Google Calendar Sync. Basta instalar no seu PC.

google-calendar-sync

Para ir além disso, só com soluções pagas. Uma boa opção é o CompanionLink Software for Android, que sincroniza calendário, contatos e tarefas com o Outlook. Instalando-o no PC, o sincronismo entre Google e Outlook é feito no computador. Depois, os dados vão para o smartphone sincronizando com o Google via web. Todo o sincronismo é feito em via dupla, ou seja, Outlook para Android e Android para Outlook, com o Google web como “ponte”.

O Android vem com gerenciador de tarefas? Consigo sincronizá-las com meu computador? Porque com o iPhone foi um sufoco, uso Windows e Outlook e nunca consegui administrar tudo do jeito que eu queria. (Graziela Pádua, MG)

De fato, no iPhone é necessário usar softwares de terceiros para sincronizar tarefas e/ou notas do Outlook. Para o Android, vale a mesma dica da dúvida anterior. O Google Calendar possui uma seção de tarefas, bastante simples, mas ela não é sincronizada para o Android, infelizmente. Em compensação, soluções como o Remember The Milk, integradas ao seu Calendar, vão todas para o smartphone – inclusive exibindo, no modo diário, as tarefas que vencem naquele dia.

Pena que não tem como marcar as tarefas como concluídas, só visualização mesmo! Felizmente já existe, para baixar à parte na loja online, o app do Remember The Milk.

O Android funciona com Exchange? (Alvaro Pereira, SP)

Sim. Ao configurar seu aparelho pela primeira vez, ele também pergunta se deseja usar uma conta Exchange, onde você poderá administrar emails, calendário e contatos. Daí em diante, tudo é automático.

Os aparelhos Androids sincronizam com Macs? (Fernando Souza, PR)

Sim. E a solução já está no próprio Mac. Para sincronizar seus contatos, abra o Address Book e vá em Preferences -> Accounts -> Sync with Google. E no iCal, Preferences -> Accounts -> Clic add (+) to add a new Exchange ou WebDAV calendar. Em an account, vá em Account type e selecione “Google”.

Queria saber como é que é agenda de contatos, calendários etc do Android. Aquelas coisas que um hard user que vive na rua precisa tanto. (Alexandre Reis, RJ)

Por ser tudo centralizado no Google, calendário e contatos seguem exatamente os mesmos padrões que você usa online, nos contatos do Gmail e no Calendar: exatamente os mesmos campos, com data, hora, local, descrição e padrão de repetição:

6 76

Se você tem múltiplos calendários, todos são sincronizados, inclusive com as abas de cor. Calendário de tarefas (nativo do Calendar) infelizmente não sincroniza, mas, como explicado logo acima, o Remember The Milk funciona bem.

Abaixo estão 2 telas da visualização diária, com e sem o Remember The Milk integrado:

2 7

Nas configurações do calendário, estão “lembretes” e “exibições”. Achei muito legal a visualização da previsão do tempo dentro do calendário:

3 99
Tudo é push, mas não sei dizer se é instantâneo. O fato é que, quando vou conferir, tudo o que eu adiciono no smartphone está no Calendar, e vice-versa.

Você pode colocar o calendário na tela principal do smartphone, como um widget, de diversas formas: vista compacta, só com os próximos compromissos, ou mensal.

Soluções mais completas

O Android é um sistema relativamente novo, portanto, as soluções estão surgindo aos poucos. Se você deseja sair do trivial agenda-contatos, uma boa opção é o Missing Sync. As aplicações de sincronismo dessa empresa em outras plataformas (iPhone, Windows Mobile, Palm Pre, Blackberry) costumam ser excelentes, portanto, vale a pena esperar até o fim do mês, quando sai a versão 1.0 – tanto para Windows quanto para Mac. Entre as funcionalidades prometidas estão sync de música, fotos, vídeos, documentos, bookmarks e até SMS.

* * * * *

Espero ter respondido às principais dúvidas. Se quiserem perguntar algo mais, usem o espaço dos comentários logo abaixo, onde também postarei as respostas.

PS.: sobre o “confidencial” que aparece nos screenshots: meu aparelho é um exemplar não-comercial que a HTC me cedou. Obviamente, os aparelhos no mercado não são assim.

Salvar/Compartilhar

15 Comentários

  • Em 2009.10.22 10:29, Lex disse:

    Obrigado por responder a minha pergunta.
    Era isso que eu queria saber.
    Agora COmeço a ver o ANdroid como uma opção bastante interessante ao Blackberry.

    • Em 2009.10.22 13:03, Gideon disse:

      Estou querendo sair da plataforma palm e agora fiquei em dúvida se entro para o “mundo da nuvem” através deste android magic ou se aguardo o N900 e embarco no Maemo, alguma sugestão?

      • Em 2009.10.22 13:46, Bia Kunze disse:

        Gideon, o Android é incrível, estou cogitando seriamente a compra para uso pessoal. Sobre o Maemo 5, há muitas promessas, muitos “ohs!” mas conhecemos muito pouco da prática diária dele, através de alguns usuários gringos. Eu prefiro esperar um pouco mais para falar do N900, quero ao menos ter um em mãos!

        • Em 2009.10.22 17:13, Rodrigo Zaratin disse:

          Bia!
          Tenho 1 Android G1 configurado com a minha conta do Google, funciona muito bem!
          Inclusive já utilziada o Calendar Sync, porém a comunicação que faço é de uma via, o Outlook atualiza o Google Calendar, mas não o inverso, pois não quero minhas tarefas pessoas sincronizadas com o Outlook (fica a dica)
          Agora, o que não consegui foi achar essa configuração de conta do Exchange que você falou, não seria nenhuma personalzação do fabricante do aparelho? Achei alguns softwares no market, mas muito trabalhosos pra configurar (Ex: K-9). Você consegue detalhar 1 pouco mais o processo que você fez pra configurar o Exchange e se isso é possível fazer depois do telefone completamente configurado?
          Obrigado
          Rodrigo Zaratin

          • Em 2009.10.22 18:38, Fabio Scaravelli disse:

            Oi, Bia!
            Pelo que eu vi nos screenshots, a parte de tarefas parece ainda ser muito fraca. Sou usuário do Pocket Informant há bastante tempo e agora saiu a versão 9 com suporte a GTD. Parece que no Android ainda não há nada parecido. Estou certo?

            • Em 2009.10.25 13:30, José Paulo disse:

              Por enquanto da pra sincronizar as tarefas usando o gTasks. Tá no marketing e é free!

              • Em 2009.12.06 21:03, Carlito disse:

                Olá Bia,

                desculpe a ignorância, mas não entendi – vi que dá pra sincronizar o calendário, mas não vi como trasnferir os contatos do outlook 2007 para o android…Ele sincroniza os contatos também ou necessita de algum aplicativo a parte … Esta parte me interessa muito, pois preciso sincronizar 1700 c0ntatos com notas e todas as informações de cadastro.

                • [...] Sincronismo de Android com PC e Mac (mais: agenda em detalhes) [...]

                  • Em 2010.01.19 19:13, Arnaldo disse:

                    Alguém conseguiu avanços com o blutooth do Dext? A própria claro disse que ele só envia, mas nada recebe. O que faço?

                    • Em 2010.02.17 21:56, andre disse:

                      a dica de sincronizar o mac para agenda e contatos com google e depois android deu super certo…. agora tenho tudo igual e atualizado no android e no iphone …. valeu !!

                      • Em 2010.03.27 21:30, Marcos Souza disse:

                        Alguém pode detalhar como conseguio fazer a sicronização da ageda de contatos? Minha agenda do MAC era do meu N95, e queria pegar essa mesma agenda do MAC e colocar no meu Android Milestones…alguém pode me ajudar?

                        • Em 2010.03.27 21:30, Marcos Souza disse:

                          Alguém pode detalhar como conseguio fazer a sicronização da ageda de contatos? Minha agenda do MAC era do meu N95, e queria pegar essa mesma agenda do MAC e colocar no meu Android Milestones…alguém pode me ajudar?

                          • Em 2010.07.14 15:44, Rodolfo disse:

                            Olá!! Um programinha faz tudo isso direitinho e facilmente (sincronização de contatos, calendário e tarefas entre MS Outlook e Android) Android-sync (http://www.android-sync.com/) Vale conferir.

                            • Em 2010.07.28 00:06, Cosme Aquino disse:

                              Consigo apenas inserir as informações de contato do Gmail para o I1 da Nextel (Android), mas não o contrário. Seria limitação desse sistema, ou tem uma forma para conseguir isso?

                              • Em 2010.08.16 11:21, Thiago disse:

                                Estou com o mesmo problema do Cosme… só consigo inserir no Gmail para o i1, mas não ao cotrario…

                                Desenvolvido por Agência WX