Livre-se dos torpedos chatos e propaganda das operadoras

Semana passada soltei os cachorros no Twitter por causa da tão falada promoção “Torpedo Premiado” da Vivo. Os leitores @MadaFoka e @mneubert já haviam reclamado do spam diário. Mas depois de receber 3 torpedos de propaganda no mesmo dia, perdi a paciência.

Foi num dia em que eu estava atendendo um paciente domiciliar. Um atendimento desses é demorado, costuma levar uma tarde ou manhã toda. Todavia, só recebo SMS da minha família, e geralmente são coisas importantes – eles não telefonam nos dias que tenho homecare, por motivos evidentes. Com minha avó doente e o marido em Sampa, dá para imaginar o estado que fiquei ao receber 3 alarmes de SMS no celular que estava dentro da minha bolsa?

Mantive a calma e concluí a consulta, só então chequei as novas mensagens. Eram 3 propagandas de “torpedo premiado”. Eu já havia solicitado junto à Vivo (via site e tele-atendimento) para não receber mensagens promocionais, mesmo assim eu as vinha recebendo quase diariamente.

Fiquei uma arara.

Pelo Twitter eu soube que muita gente estava de saco cheio também, e os canais de cancelamento não surtiam efeito.

Mensagens não solicitadas de qualquer tipo são SPAM, sempre!

Mobilizei os twitteiros: sempre que eu recebesse novo spam promocional, eu devolveria na mesma moeda para o @vivoemrede e sugerindo ao povo que fizesse o mesmo. Deu certo: depois de enxurradas de mensagens, o Vivoblog soltou uma nota explicando como cancelar o recebimento dessas mensagens.

A solução oficial apresentada é: respondam à mensagem (geralmente o número é 7333) com o texto SAIR e aguardem confirmação. O leitor Eduardo Fukunaga mandou-me email explicando que com a TIM o procedimento é o mesmo. Não testei com a Claro (meu chip não está em Curitiba) nem com a BrT/Oi (que felizmente nunca me mandou essas porcarias), então pergunto a vocês, leitores, como as demais operadoras estão se comportando.

No dia seguinte ao cancelamento, recebi mais um. Vejam as datas nas telas abaixo. Felizmente foi só esse, então dei um desconto. Mas se eu receber UMA mensagem sequer outra vez, recomeçaremos o movimento! Dessa vez, direcionado à esferas superiores.

IMG_0333 IMG_0334

Vocês têm recebido SMS com promoções? Tentaram fazer o cancelamento? Foram bem-sucedidos?

Salvar/Compartilhar

45 Comments

  • Em 2009.11.04 11:54, Richardson disse:

    Isso deve te dar saudades dos programas que existem para Symbian para ignorar (e até replicar de alguma forma) ligações e mensagens, não é? 🙂
    Não é possível que no meio das tantas inutilidades no “App Store” não exista algum para isso.

    • Em 2009.11.04 12:53, Bia Kunze disse:

      Richardson, não existe por imposição da Apple, pois aplicativos de terceiros não podem interefrir nos apps nativos – nesse caso, o telefone. Do mesmo modo não pode no calendário, no Safari, etc.

      • Em 2009.11.04 12:10, Leonardo Concon disse:

        Em primeiro lugar, uma ‘dental homecare’ como ‘garota sem fio’ é mesmo formidável, e já a cumprimentei no Twitter por isso. Também sou adepto às tecnologias e tento acompanhar, embora não mesma velocidade, as suas evoluções.

        Sobre os ‘cachorros soltos’ na operadora Vivo por causa de ‘torpedos indesejados’ concordo com a sua posição. Nada contra receber torpedos, até porque, como dizem os portugueses, ‘telemóvel’ é pra isso mesmo, inclusive. E bem sabemos que o SMS é forte instrumento de marketing, o que ficou bem demonstrado no recente seminário “O Efeito Obama”, na capital paulista: o presidente norte-americano, além do carismo, de ser negro, de ter um discurso e projetos melhores, teve o apoio das redes sociais na internet, na telefonia móvel etc.

        O que ficou claro naquele seminário é que, antes de enviar um torpedo para o usuário informando de promoções ou mesmo de um candidato, precisa haver o consentimento, primeiro da operadora, depois do usuário. No primeiro caso, se for um envio em massa, para milhares ou mesmo para toda a rede de usuários. E, no segundo, obrigatoriamente o consentimento, como no caso do email para evitar Spam.

        Daí, a Vivo, no caso em tela, precisa ter um menu fácil para liberar ou bloquear certos tipos de torpedos. Por exemplo, eu gostaria de receber torpedos de promoções (existe uma pesquisa que a maioria também prefere) de produtos, e até da própria operadora. Eu tenho a TIM e já aderi a vários pacotes depois de receber a notificação. Mas, como tudo é informatizado, não custaria ter a opção: quero receber torpedos promocionais na madrugada, ou de tal a tal hora. Pronto, tal qual faço no FeedBurner em meu blog. Todos recebem notificações de atualizações do blog entre 5 a 7 da tarde. Pronto. Todos que aderiram, é claro.

        Particularmente, tenho algumas restrições em frases como ‘mensagens não solicitadas são spam sempre’. Depende o teor. Sou jornalista e moro numa cidade, atualmente, de 50 mil habitantes, Olímpia (SP). Quando lancei o Blog do Concon, um misto de portal de notícias e de opiniões, recorri a vários amigos que dispuseram suas listas pessoais de emails para que pudesse divulgar o trabalho. Cidade pequena, todos quase se conhecem, ou ‘já ouviram falar’. Enviei mais de 2 mil emails e, acredite, nenhum desautorizou. Mandei praticamente pessoal, em programa que personaliza, com teor pessoal e explicando que poderiam cancelar o boletim. Felizmente, hoje, 45 dias depois do lançamento do Blog, estou com mais quase 20 mil visitas.

        Com 30 anos de profissão, não radicalizo mais. É claro que email é pessoal. Celular é pessoal. Mas, se você adquire um produto, ou se inscreve numa conta de email, que lhe permitem ter acesso ao mundo, e daí quer passar uma cerca e dizer que todo mundo é intruso, não sei, é complicado. Se eu quero entrevistar alguém, e consigo o email particular, eu mando e pronto. Não é Spam. Se uma loja está vendendo, só hoje, um Iphone por 100 reais, novo em folho, vou querer receber e ainda vou comprar..rs.

        Ainda bem que, antenada e bem informada (e aparelhada), você solucionou o problema. Fez campanhas e até movimentou usuários. É por aí mesmo. Desculpe o texto longo. Sou assim mesmo. Detalhista e, quando vejo, fiz discurso.

        Ah… já publiquei em meu blog outra denúncia: TIM Infinity. Minha esposa está em Recife (PE), 2.500 quilômetros de Olimpia. Temos TIM que, teoricamente, deveria ser infinito até cair a linha… Cai sempre. Chega cair em questão de minutos. E a próxima ligação, em segundos também, para o mesmo número, é cobrada. E aí?

        Abraços.

        • Em 2009.11.05 00:12, Daniel disse:

          @Leonardo O que você acharia se todo dia chegasse panfletos, ofertas e anúncios na sua casa? A questão do e-mail é isso, eu tenho meu endereço (eletrônico/físico), mas só quero receber informações que eu escolho. Não é porque tenho meu endereço (eletrônico/físico) que devo me sentir na obrigação de receber spam e ficar quieto e feliz. No caso da Bia o spam via sms estava atrapalhando um atendimento dela, mas pode atrapalhar numa ferramenta de trabalho (e-mail/celular/telefone), além de atrapalhar, imagina como é chato.

          • Em 2009.11.06 02:33, Leonardo Concon disse:

            Daniel, eu não descartei a hipótese, e necessidade de nossa brava garota sem fio, de desautorizar os torpedos indesejáveis. Eu mesmo fico P da vida quando recebo, no meu TIM, a promoção TIM Infinity dizendo que vc pode fazer infinitamente com dez reais. Ora, cai a cada 20 minutos… Eu até que gosto de receber panfletos de supermercados em casa.. suja a varanda, mas se for dia que a carne estiver barata…rs.. Brincadeiras à parte, Daniel, eu só acho, não é o caso de nossa garota wireless, que há uma certa cisma quando se fala em publicidade. Como jornalista, acho saudável divulgar o que é bom, o que faz bem a nossa anfitriã também neste blog. Abraços.

        • Em 2009.11.04 14:10, Márcio Arnaldo Borges disse:

          A propósito, seu argumento é idêntico ao meu: estou acostumado a receber SMS da família e por motivos importantes. Num desses tenebrosos dias, sobressaltei-me inúmeras vezes à toa, tal como você.

          • Em 2009.11.04 14:13, Stanley Calderelli disse:

            Este parece ser o jeito mais prático. Mas o número não foi aceito. Não consegui.

            O que fiz e também resolveu foi enviar um pedido através do formulário do fale conosco do site da minha operadora pedindo que não queria receber sms promocionais etc e somente os sobre serviços que uso. Foi imediato.

            • Em 2009.11.04 14:24, Ricardo disse:

              No meu caso, o problema se resolveu apenas via ANATEL. Aquela opção no contrato para não receber mensagens não serviu para nada. Se a gente atrasa um dia a conte, eles cobram multa. Deveriam “pagar” algo quando não cumprem alguma coisa no contrato também.

              • Em 2009.11.04 14:37, uberVU - social comments disse:

                Social comments and analytics for this post…

                This post was mentioned on Twitter by leonardoconcon: Livre-se dos torpedos chatos e propaganda das operadoras http://bit.ly/3DQ8mH

                • Em 2009.11.04 15:43, Thiago disse:

                  Parece brincadeira: acabei de receber outro torpedo do 733-3 q havia parado de ser enviado após o comando SAIR.

                  • Em 2009.11.04 17:01, Luiz Machado disse:

                    Segui o que você disse, e mandei a resposta pra vivo pedindo pra sair. Recebi a mensagem de confirmação e achei que não ia mais ser incomodado.

                    Logo depois recebo uma ligação da Vivo oferecendo a promoção! Fiquei revoltado, mas não parou por aí. Eles voltaram a me mandar SMS!! O melhor é que a mensagem fica logo depois deles confirmarem que não vão mais me mandar spam

                    http://twitpic.com/o9s5y

                    Ontem eu já tinha mandado um tweet pra @vivoemrede reclamando, eles não responderam nada. Acabei de mandar outro com a imagem do twitpic provando que eles disseram que não iam mais me incomodar, mas não param de mandar spam!

                    Mas pelo visto eles não se incomodam muito com reclamação de cliente.

                    • Em 2009.11.04 17:26, Fabio Araujo disse:

                      Ainda bem que eu nunca recebi nada da TIM …

                      []´s
                      @fabiaraujonet

                      • Em 2009.11.06 02:36, Leonardo Concon disse:

                        A TIM é mais discreta. É raro eu receber SMS de propaganda deles. Mas, me revolta dizer que vc vai falar ‘infinitamente’…rs…

                      • Em 2009.11.04 19:08, Filipe Moncalvo disse:

                        Bia, depois que desativei todas as opções de recebimento de notícias e propagandas no “Vivo Online” (já fiz isso faz algum tempo) nunca mais recebi nenhum SMS da Vivo, somente os protocolos de atendimento. Não sei porque com você não funcionou. Mas essa é uma ótima dica, afinal, esse tipo de SPAM é muito irritante.

                        • […] Postado por rodrigostoledo November 4, 2009 Hoje encontrei uma ótima dica no site da Garota sem fio, que pode ajudar muita gente a se ver livre das mensagens enviadas pelas operadoras por meio de […]

                          • Em 2009.11.04 20:30, Marcos Rodrigues disse:

                            Estou sendo aborrecido há semanas pela Vivo e acabei de seguir sua dica: parece que deu certo. A mensagem de retorno depois do SAIR chegou em poucos segundos, exatamente como a sua. Vamos ver se vão parar mesmo.

                            Obrigado, Bia!

                            • Em 2009.11.05 08:03, Ricardo disse:

                              Ontem disse que tinha me livrado das mensagens apenas com a ANATEL. Hoje recebi mais propaganda. Parece que isso não tem solução. Não sei se brinco de PROCON com eles ou se cancelo e mudo de operadora.

                              • Em 2009.11.05 08:33, Igor, o último carioca nerd disse:

                                Tive esse problema com a Claro um tempo atrás, mas seguindo os passos da própria mensagem (se eu fosse um velhinho jamais conseguiria)cheguei no menu de desativação. Daí mandei a mensagem de cancelamento, mas admito que foi um saco receber um monte de porcaria. Pelo menos a saída oficial funciona.

                                OBS.: “Fiquei uma arara.” – Entregou a idade, hein! =P

                                • Em 2009.11.05 12:32, kaka disse:

                                  Eu recebia muito isso com a claro…mas ja me livrei dela, com a boa e fiel BRT/oi nao tenho esses problemas (por enquanto) mas achei sua ideia otima, fiquei sabendo via twitter quando @jonnyken sitou que sua solucao havia o ajudado…vou deixar essa dica guardada porque nunca se sabe quando vamos precisar se livrar desses spamers

                                  • Em 2009.11.05 14:10, Gil Kruppa disse:

                                    Realmente, dá saudades dos softwares que bloqueavam ligações e SMS indesejáveis, como o que eu tinha no meu TouchCruise.

                                    Ontem à noite eu liguei para a Vivo e solicitei o cancelamento das tais mensagens, coisa que não foi feita até agora. Vou tentar a dica que vc mandou.

                                    Abs

                                    • Em 2010.01.19 01:39, tleal disse:

                                      Que software é esse? Sabe se tem algum que rode no N95? Abs, T.

                                    • Em 2009.11.05 16:39, Menina Digital disse:

                                      Já fui cliente da Oi, Claro e da Tim…mas nunca vi tanta bobagem que a TIM manda, chega realmente a encher o saco!!!A TIM, na minha opnião é campeã de SPAM!

                                      • Em 2009.11.06 02:37, Leonardo Concon disse:

                                        Devem fazer de propósito com vc.. raramente recebo, mas o que me deixa P da vida é o Infinity..rs…

                                        • Em 2010.01.19 01:33, tleal disse:

                                          Concordo! A TIM é realmente a campeã do lixo! Reclamei várias vezes e eles nunca pararam de me mandar spam! Mudei para a Vivo por esses e outros motivos, mas eles estão tendo o descaramento de continuar a mandar o spam deles para meu celular da Vivo!!!

                                        • Em 2009.11.06 12:45, Erlam disse:

                                          Nossa Bia, passei um sufoco com a Claro e ainda estou brigando. Recebi dia 2 Nov uma mensagem de uma tal de DADA.Net e no dia mal prestei atenção, como sou gestor do plano da empresa hoje estava verificando as contas e identifiquei nas “chamadas não-faturadas” que existia um valor de 4,99 reais a serem cobrados na próxima fatura. Que coisa num assinei nada, pior ainda o que a operadora da CLARO me disse: “Senhor, no momento que o senhor lê a mensagem já aceita essa cobrança”, pra num falar tudo o que disse a ela aqui, mandei ela as favas, com o que me disse, agradeci a informação e liguei de novo outra operadora me informou que já que apareceu nas chamadas não faturadas eu ainda não poderia contestar os valores, terrível isso, mas que eu já poderia realizar o cancelamento do serviço (que eu não solicitei) e que ela realizaria outro pela operadora (2 cancelamentos, deve ser pra garantir!) enviando uma mensagem com a palavra “SAIR”. Fiz tudo que me mandaram fazer mas pedi que verificassem todos os números da empresa se não tinham serviços de agregadores, como eles chamam, e nada foi constatado. Agora finalizando, que coisa como eu posso receber um SMS que vai me gerar uma cobrança, o único usuário do meu celular sou eu. Muito esquisito isso, parece assim, vamos cobrar se o cliente num ver “perdeu playboy!”. Gente cuidado as suas contas telefônicas. Sempre olhem os detalhamentos. Até mais.

                                          • Em 2009.11.06 15:02, Rodrigo Kono disse:

                                            Oi Bia. Já tive problemas com isso. A ponto de receber 4 ou 5 mensagens por dia. A CLARO (GO) não se responsabiliza por SMS enviado (segundo o teleatendimento eles não tem controle do que é divulgação[leia-se spam] e o que é sms direto). Tive que ligar na empresa anunciante, 4, 6, 8 vezes para retirar o meu número da listagem.

                                            O problema é que esse trabalho é feito por várias “agências” e essa base, me parece, é compartilhada (ou compram). Se um estabelecimento para de enviar o outro ainda continua, pois ao atualizar o banco de dados o telefone volta para a base do antigo estabelecimento que você tinha solicitado a retirada do número. Lastimável.

                                            Aqui em Goiânia ocorreu um processo contra uma casa noturna. Segundo as notícias populares uma mulher entrou com uma ação judicial pelo marido estar recebendo SMS de festas/baladas e prejudicar a relação etc etc.

                                            Hoje recebo poucas mensagens. Mas ainda recebo.
                                            SPAM em SMS está cada vez mais comum e isso vai se tornar febre e LIXO.

                                            DICA: quando for em um restaurante, bar, boate, teatro etc não dê o seu número de celular. Pois é dai que eles replicam o seu número (é um dos pontos).

                                            Ps.: Seria legal você fazer um post consolidando os feedbacks do pessoal pelo BRA afora sobre esse assunto.

                                            • Em 2009.11.06 19:51, Sidney Costa disse:

                                              Valeu.

                                              Funcionou com o meu VIVO.

                                              • Em 2009.11.15 11:29, Adrien disse:

                                                Horrivel esse spam no sms. Chato, feio e ninguem disse que queria msg promocionais! O pior! Mais uma vez abrindo brechas para estelionatarios!
                                                arg.. valeu pela dica, to discando 7773…

                                                • […] está publicação, lembrei de um artigo que li no blog da Bia Kunze intitulado “Livre-se dos torpedos chatos e propaganda das operadoras”. Talvez está publicação ajude-o a sanar esse incômodo recebimento de SMS […]

                                                  • […] informa que é possível ligar para as centrais de atendimento e cancelar esse serviço, mas como relatado pela nossa colunista Garota Sem Fio em seu blog, isso nem sempre surte […]

                                                    • […] informa que é possível ligar para as centrais de atendimento e cancelar esse serviço, mas como relatado pela nossa colunista Garota Sem Fio em seu blog, isso nem sempre surte […]

                                                      • Em 2009.11.23 14:50, Diego Nei disse:

                                                        E quanto as ligações? Como eu me livro delas, por que o atendimento online da VIVO e nada é a mesma coisa…

                                                        • Em 2009.11.24 16:40, Olace disse:

                                                          Obrigado Bia!
                                                          Estava recebendo direto uns dois ou mais torpedos só de propaganda por dia :D, obrigado mesmo! 😀

                                                            • Em 2009.11.30 10:23, Ricardo Eloy disse:

                                                              Bia, percebi que o buraco com o “SAIR” é bem mais embaixo. Já solicitei minha saída do spam da Vivo umas 30 vezes e ele sempre volta. Pq? Pq cada vez que eu uso o serviço de torpedos, mandando msgs pessoais, por exemplo, a Vivo me recoloca na sua lista. Isso quer dizer que a cada torpedo que eu envio, recebo mais 5 spams e tenho que mandar mais um pra sair. Bacana, né?

                                                              • Em 2009.12.11 15:16, LuizC disse:

                                                                Aqui em Londrina, pela Vivo, nunca recebi nenhum. Ainda bem!

                                                                • Em 2009.12.18 23:43, cleuson morais de araujo disse:

                                                                  não quero mais receber mensagens de propaganda no meu celular.

                                                                  • […] Na verdade, eu chego a ficar 2 ou 3 dias sem levantar a tampa do notebook e não deixo meu smartphone em modo push, com notificações o tempo todo. Checo emails quando eu quero e não quando o aparelho manda eu checar. O push só é legal no calendário, que uso muito e o desejo sempre atualizado em tempo real. Odeio interrupções de qualquer espécie. Por isso os spams de SMS me irritaram tanto. […]

                                                                    • Em 2010.01.06 13:52, Marconi Pires disse:

                                                                      E pra quem tem conta pré paga, toda vez que uma ligação efetuada é encerrada, lhe mandam um torpedo com seu saldo total. Alguém tem uma dica pra capar isso? Uso a TIM.

                                                                      Abraços,
                                                                      Marconi

                                                                      • Em 2010.01.11 00:48, Romulo Cholewa disse:

                                                                        Resolvi meu problema de forma simples e facil: liguei pra 133. Funcionou com a Tim e a Vivo lindo.

                                                                        • Em 2010.02.12 10:34, Henrique disse:

                                                                          Funciona perfeitamente com a TIM. Respondi para o numero 2233 com a palavra SAIR e recebi a confirmação que deixei de participar dos SpaMS hehehe POR ENQUANTO esta tudo bem…

                                                                          • Em 2010.02.17 18:23, Tania disse:

                                                                            Cancelei minha linha da Claro justamente por causa desses malditos spams com joguinhos e enquetes completamente idiotas. Tomei ódio. Liguei inúmeras vezes só para ouvir absurdos como “A senhora só recebe isso porque assinou no site”. E eu explicando que nunca havia entrado em nenhum site de Claro Idéias na vida, nem sabia que existia. Depois, noutra ligação, que as mensagens vinhas de empresas parceiras da Claro e que só me comunicando com elas eu poderia cancelar o envio. Ao que respondi que não ficaria com o ônus de ir atrás de empresa parceira nenhuma, justamente porque não havia autorizado a Claro a ceder meu número e o parceiro era dela, da empresa. Não sou cliente de parceiro, não pago a parceiro. A indiferença dos atendentes da Claro, o pouco caso, as ironias, terminaram me enojando de uma tal forma que cancelei minha linha, inclusive após enviar inúmeras mensagens de “SAIR”, que alguns deles me sugeriram, mas que nunca adiantaram nada. Eu expliquei a eles que não se tratava apenas de ser irritante, mas de estar me causando prejuízo mesmo, pois a tela acendia várias vezes, dez, doze vezes por dia, e a bateria ia embora. Para mim, que passo muitas vezes o dia na rua a trabalho e mesmo viajando, isso significa que o celular me deixava na mão e eu tinha que recarregar com mais frequência (mais gasto). Enfim… CELULAR CLARO NUNCA MAIS. E lamento descobrir, lendo aqui, que as outras empresas são a mesma coisa, ou quase, nesse aspecto. Porque eu estou sem celular, andando com laptop pra todo lado, e pesquisando qual a empresa que importuna menos o cliente com essas abobrinhas desrespeitosas e qual tem um atendimento pelo menos educado. De que adianta ter o melhor smartphone para business se for para passar o dia recebendo quizz com perguntas cretinas como ‘quem matou odete roitman na novela tal?’
                                                                            Natal-RN

                                                                            • Em 2010.06.12 11:38, Mario disse:

                                                                              Pelo jeito dá para escrever alguns livros sobre este assunto.
                                                                              Parabens para a Garota sem fio, amei.
                                                                              Funcionou com a mala TIM.

                                                                              • Em 2010.06.14 00:37, Aline disse:

                                                                                Por favor me ajudem!
                                                                                Não aguento mais receber SMS de casas noturnas de BH com suas propagandas, casas que nem frequento, horários inoportunos, como agora mesmo, domingo às 23h55!!! A gente até acoroda assustado com isso. Como faço para que isso pare?? Já tentei ligar para os lugares, mas não tem dado certo.

                                                                                • Em 2010.07.09 14:21, Marcos Freja disse:

                                                                                  Mto bom esta materia, Parabens!

                                                                                Desenvolvido por Agência WX