WordPress 2 para iPhone (e mais: para outros smartphones)

Muitos usuários de iPhone/touch que administram ou escrevem em blogs rodando WordPress não tomaram conhecimento do novo WordPress 2, lançado semana passada, porque é um app separado do antigo. Assim, ele não surgirá na galeria de updates no iTunes. Mas é um aplicativo altamente recomendado!

wordpress-iphone-3 wordpress-iphone-4

Apesar de ter o WordPress anterior no iPhone, eu praticamente só o usava para moderar comentários. Aliás, é maravilhoso fazer isso de forma tão rápida e prática. Até pouco tempo eu usava o MovableType e tinha que administrar comentários “na unha”. Hoje, dedico minhas manhãs para escrever e blogar (desde que não tenha um atendimento homecare logo cedo), já que é o período do dia em que minha mente está mais descansada, e fico com o restante livre para outras atividades. Nos intervalos entre um lugar ou outro, acompanho e respondo as comentários do blog no próprio iPhone.

Porém, escrever posts era um pesadelo. Nas poucas vezes que fiz isso perdi posts ou trechos deles porque o aplicativo não funcionava bem de forma offline ou nas oscilações de conexão. Pior era estar escrevendo e de repente receber uma chamada. Todo o trabalho ia pro saco! No WordPress 2, ao deixar o programa e depois retomá-lo, você vai diretamente para o ponto onde parou.

Além do conserto de inúmeros bugs, a interface também ganhou uma repaginada, principalmente a dos comentários, que agora mostra o Gravatar e os links do comentarista. Também ficou mais fácil alternar entre comentários, posts e páginas. E os desenvolvedores estão preparando novas ferramentas para os próximos updates, como poder responder direto dos comentários e até notificações push. Uau!

wordpress-iphone-2 wordpress-iphone-1

WordPress em outros dispositivos

Além do iPhone, há uma versão oficial do WordPress para Blackberry, disponível para download na loja online. Embora não tenhamos versões para outras plataformas, há ótimas soluções desenvolvidas por terceiros:

wpToGo (Android) – aplicativo gratuito disponível na loja online, é um app versátil e funcional, que permite gerenciar ao mesmo tempo vários blogs rodando WordPress. É possível fazer edições avançadas, como fontes e upload de fotos, visualizar previews e selecionar categorias. Também permite administrar comentários.

PocketSharp MT e moBlog (Windows Mobile) – fui usuária de longa data do PocketSharp MT, e postei muita coisa no blog, por anos, enquanto eu usava MovableType. Hoje, tanto ele quanto o moBlog suportam diversas outras plataformas além do WordPress, como TypePad, Blogger/Blogspot e LiveJournal. Todavia, são mais voltados è elaboração de posts, entre rascunhos e comentários, funcionando muito bem offline. Não há gerenciamento de comentários. Ambos são gratuitos.

Wordmobi (Symbian) – projeto open-source desenvolvido pelo brasileiro Marcelo Barros de Almeida, é um aplicativo que permite navegar entre posts, comentários, tags e categorias. Pode-se editar e publicar posts, com direito a uma página de preview, e moderar comentários. É o aplicativo que uso, atualmente, para adiantar meus rascunhos quando tenho a oportunidade. Com o teclado bluetooth, tenho conforto para digitar textos longos e até posts completos.

wordmobi-1 wordmobi-4

Antes de instalar o aplicativo em si, é preciso instalar o Phyton, pré-requisito para rodar o programa. Mas deve-se prestar atenção e instalar o arquivo correto, pois há várias versões para as várias versões de Symbian S60. Verifique qual a compatível com o seu aparelho.

wordmobi-3 wordmobi-2

A página de preview é bem interessante, mas a de edição me incomoda um pouco. É difícil enxergar aquela letra pequenininha, numa tela branca com fonte verde. Gostaria ao menos que se pudesse escolher um fundo preto, que cansa menos a visão, e ter a opção de usar fontes de outros tamanhos. Fica a sugestão para o desenvolvedor!

Salvar/Compartilhar

10 Comentários

  • Em 2009.11.16 08:06, Luiz disse:

    Eu uso sem maiores problemas o wordmobi em meus 3 sites que sou webmaster. Digo que somando ele a um smartphone com teclado qwerty (no meu caso, um Nokia E71), ele se transforma numa ferramenta de produtividade importante para qualquer reporter ou bloqueiro de plantão!
    Outra coisa interressante dele é o multisites que pode ser tanto da versão para download (wordpress.org) quanto a versão MU (wordpress.com).
    E vale lembrar que para utilizar estes programas externos, sempre é importante liberar no seu site em wordpress a opção de acesso por RPC-XML.
    E era isso! Alias, adorei a reportagem e adorei que tu és uma webmaster que pensa nos usuários móveis até na visualização do teu site. Acho incrivel como tem pessoas ainda que fazem sites sobre tecnologia móvel, que não abre em dispositivos móveis! Hehe..
    Parabéns! Abraço!

    • Em 2009.11.16 08:42, uberVU - social comments disse:

      Social comments and analytics for this post…

      This post was mentioned on Twitter by garotasemfio: WordPress 2 para iPhone (e mais: para outros smartphones) http://bit.ly/2hCYjX

      • Em 2009.11.16 08:48, Dricota disse:

        Como estou sem Blog ainda não testei nada para poder postar, quem sabe se um dia eu voltar eu tenha que usar :D

        Bjs

        PS: Oia eu ali hehehe

        • Em 2009.11.16 08:51, Marcelo Barros disse:

          Bia, sabe o que é pior ? Eu nunca gostei muito do verde no branco, mas mesmo assim não chegou ao ponto de eu sequer pensar em mudar, acredita ? Bom, claro que acredita, homem é tudo igual … :)
          Dicas femininas são sempre bem vindos :-)
          Pelo que me lembro, o fundo branco não pode ser alterado, mas a fonte e qualquer destaque nela podem. Vou tentar algumas combinações.

          • Em 2009.11.16 11:47, dflopes disse:

            não esquecer do WordPY para maemo4 (n800/n810). Serve para WordPress e Blogger (http://maemo-wordpy.garage.maemo.org/)

            Adquiri um n810 bem barato, e justamente agora tem uma ótima promoção desse “quase” notebook por apenas 700,00, numa loja submersa!

            • Em 2009.11.16 12:10, Bia Kunze disse:

              Marcelo, não se preocupe com o fundo branco. Colocar fontes pretas e podendo-se escolher o tamanho já está ótimo! :)
              Obrigada por comentar aqui no blog.

              • Em 2009.11.16 12:20, Mauro Martins disse:

                Bia, eu ia falar sobre o WordPy, mas o dflopes já comentou. Ele era bem parecido com o Wordmobi, até cheguei a pensar era baseado nele, mas o Marcelo viu e disse que não era. Bem, eu disse que ele era parecido, pois o Wordmobi evoluiu muito desde então, o o Py não. Mas, mesmo assim, é um cliente digno de nota, com as principais funções e, como acredito que você esteja com um N810 aí para testes, poderia testar esse app e dar seu veredicto.

                As duas dicas são ótimas, e o Marcelo é uma pessoa sensacional, tenho certeza que ele irá as implementar e melhorar ainda mais o Wordmobi!

                Abraços

                • Em 2009.11.16 22:00, Menina Digital disse:

                  Poxa Bia, queria eu que existisse algo do tipo para o Joomla! Tentei WordPress logo no início mas não fui muito com a cara dele =P Sorte a de vcs que tem essas ferramentas. Muito legal mesmo…

                  • Em 2009.11.27 18:39, Luiz Souza disse:

                    Pois é Menina Digital, eu mesmo tenho alguns sites em Joomla e estou trocando para WordPress por causa disto. A facilidade na Administração via Smartphone.
                    Dá uma testada na versão 2.8.6 do WordPress. Ficou muito intuitivo, eu tive a mesma experiência que você, tive primeiro contato com o WordPress e não me adaptei, mas agora ele tá legal!

                    PS: só não consegui uma maneira (alem de ctrl+c e ctrl+v) de migrar de Joomla para WordPress!

                  • Em 2010.03.09 13:39, Thomy disse:

                    Bia, você sabe quando vai ter um aplicativo oficial igual do iPhone para Windows Mobile?

                    Desenvolvido por Agência WX