Review: Motorola Milestone

Motorola Milestone

Meu maior medo antes de ter o Motorola Milestone em mãos era o tamanho. “Deve ser um aparelho gigantesco!”

Que nada. Ele praticamente equivale em medidas com o iPhone – mas não no peso, que é bem maior. Isso surpreende quando avaliamos a espessura de ambos, sabendo que o Milestone tem um teclado slide e o iPhone não!

Motorola Milestone Motorola Milestone

Vamos apresentá-lo oficialmente, e com todas as honras, afinal, o danado foi eleito “gadget do ano” pela TIME e desbancou o iPhone no ranking dos “top 10 smartphones” de 2009 na PC World: o Milestone é a versão GSM do badalado Droid, lançado nos EUA. Suas especificações são de respeito, com um bom processador e o sistema Android 2.0. Talvez seja a combinação de ambos que o tenha deixado mais rápido que seus concorrentes do mesmo sistema, mais a aceleração 3D. O fato é que ele é muito veloz e eficiente na hora de abrir aplicativos e alternar entre eles. Bem, exceto aquela chatice do não-fechamento transparente dos programas, que já critiquei nos reviews de Androids anteriores. Isso deveria ficar mais claro para o usuário, já que nem todos os aplicativos tem a opção sair. Alguns até tem, mas o app continua rodando no plano de fundo! Google, que está havendo?

Motorola Milestone

Na CES já foi avisado que o Droid/ Milestone receberá update para o sistema operacional 2.1, equiparando-o ao Nexus One. Isso significa um navegador imbatível, com direito a Flash!

Ele vem com todas aquelas delícias de um topo de linha: wifi, 3G, GPS, bluetooth, multitouch (com “pinch-to-zoom”, ou seja, o movimento de “abrir” com o polegar e o indicador para dar zoom), bússola e acelerômetro. Bem, um acelerômetro estranho: funciona, com ele fechado, em qualquer tela menos na home. Nela, só gira para a horizontal se você abrir o teclado.

Estranho também é o multitouch. Funciona no navegador e na galeria de mídia, mas não no Google Maps. Por que será?

Pontos fortes

iphone-milestone-3

iphone-milestone-2A tela é indescritível. É o ponto alto do dispositivo. Grande e de altíssima resolução, pouco mais que 2x a do iPhone. É o melhor browser móvel que usei até hoje, sem dúvida, e é o primeiro que me faz dizer que os mobile sites podem ser dispensados. Dá para abrir qualquer homepage e ler tudo que consta nela sem fazer rolagens laterais! E dá para ver mapas com menos zoom que o habitual, lendo o nome de todas as ruas. Incrível! Não sei se a foto abaixo, dele ao lado do Safari, reproduz essa diferença com fidelidade. Vendo ao vivo me pareceu mais impactante. Vejam vocês mesmos, clicando nas imagens ao lado para vê-las em alta resolução (3648 x 2736 pixels, 4,5 MB cada).

Pontos fracos

Não gostei do teclado. Primeiro, porque é chato de abrir: ele não tem aquela molinha que o escorrega até fim, tem que ser na raça, até dar um clique. Segundo, as teclas são planas e muito grandes. O E75 também tem teclas planas, mas é bem mais compacto, o que permite uma digitação rápida. Os dedos tem um espaço mais curto para percorrer, conferindo agilidade. No Milestone não. Ela é bem esticada. Isso atrapalha a acentuação também. E além de escrever mais devagar, cometo mais erros que o normal.

Motorola Milestone

Motorola MilestoneO design quadradão ficou bem nele, mas acho que muitos não vão gostar. Os botões em dourado também deram um toque fashion. Mas isso deve ser meu ponto de vista feminino…

Na parte inferior, há os tradicionais botões da Motorola para gerenciar o sistema (da esquerda para a direita: voltar, menu, home e busca). Mas são botões virtuais, que você não aperta, só encosta. Não gosto muito disso, mas acho que é questão de hábito. Eu sempre vou neles fazendo força com o dedo…

Também não gostei da câmera. Com 5MP, autofoco e dual-LED flash, ela tinha que entregar fotos bem melhores. Isso comprova aquela teoria que zilhões de megapixels e flash (na verdade, o LED é só uma luz) não valem nada sem uma boa lente. Nisso, até nosso velho amigo N95 deixa o Milestone comendo poeira. Vejam aqui no meu Flickr algumas fotos feitas pelo Milestone. Sorte que com vídeo não é assim. Ele filma em 720×480 pixels, a 24 fps, e o resultado é melhor que as imagens estáticas.

Outra coisa chata: ao apertar o botão da câmera, leva uma eternidade para acioná-la. Isso aconteceu com TODOS os Androids que testei até agora, o que prova ser um problema do sistema, e não da fabricante. É verdade que em muitos aparelhos é preciso apertar e segurar para evitar acionamento acidental, mas nos Androids é pior.

Por fim, o aparelho que recebi esquenta pra caramba. Na dúvida se isso acontece em todos, conversei com usuários. Muitos me confirmaram o problema.

Base multimídia

Exclusividade da Vivo, que nem o Droid gringo tem: base multimídia! Ou seja, além de deixá-lo “repousando” com estilo, tocando música. Só que a Vivo esqueceu de me mandar. Pô, Vivo!

Todavia, o leitor Victor Cavalcante se queixou que, ao ir pra base e mandar rodar um slideshow, não é possível escolher uma pasta ou coleção de imagens. Assim, ele exibe tudo que tem no cartão SD, até ícones de programas…

Dá para trabalhar com o Android?

Não vem nada nativo no Milestone que permita compartilhar conexão de internet com PCs e laptops, o conhecido “modo de modem” ou “tethering”, ao contrário de alguns Androids da HTC. Pesquisei e num fórum da Motorola e descobri que realmente não há essa possibilidade. O jeito é usar o já conhecido aplicativo PDAnet, tem pra Windows e Mac.

Sobre aplicações business: ainda não há Office nativo (dá para adquirir o Documents To Go à parte), e o fato do Google não ter colocado uma versão do seu GDocs no OS prova que o foco do Android não é esse. Mas o Milestone, em especial, permite que além de sua conta push Google, você tenha um Exchange à parte. Você fica com 2 calendários e 2 diretórios de contatos! Achei isso extremamente útil.

Claro que, com um smartphone desse nível, que lava, passa e cozinha, era de se esperar que a bateria não durasse muito. Não teve um só dia que eu não tenha chegado em casa, à noite, com ela já esgotada. Quando quero aproveitar tudo de bom ao máximo, fico à míngua bem cedo…

Vejam aqui, no meu Flickr, a galeria completa de fotos do Milestone.

Veja o Motorola Milestone no site do Submarino.

Posts relacionados

Salvar/Compartilhar

130 Comments

  • Em 2010.08.25 03:40, Diogo disse:

    To com a mesma dúvida. Será que vem cheio de firulas? Vale 100,00 pra depois tentar por a versão retail? Já comprou? rs

    • Em 2010.09.09 21:49, Rogério disse:

      Boa noite moça, estou comprando um Samsung Omnia 2 e após ler seu comentário a respeito do aparelho constatei que eu fiz uma boa compra, veremos quando o mesmo chegar.
      Obrigado pelas informações contidas aqui no site, elas ajudam muito.
      Ahhhhhh suas mãos são lindas com todo respeito

      • Em 2010.09.10 09:08, Luiz disse:

        È muita maquina, não da pra se comparar a nada que tivesse passado por minha mãos antes. Tenho Milestone a 2 semanas, da vontade comprar outro e deixar guardado, pra quando o meu ficar velhinho e ter outro.
        Tive htc kaiser e n97, o ultimo foi minha decepção, era um sonho que durou 4 meses e quebrou. Perdi meu dinheiro.

        • Em 2010.09.10 17:14, Yuri disse:

          só será possivel na atualização para o froyo 2.2

          • Em 2010.09.12 00:09, Dimmy disse:

            Gostaria de saber se já está disponivel bateria para o milistone para comprar avulsa, onde consigo comprar kit carro e carregador para carro?

            • Em 2010.09.20 19:28, Disen disse:

              Gostei muito deste celular. O navegador dele funciona bem como o do N900? É possível utilizar o teclado SU-8W da nokia nele ou outro teclado externo, de preferência bluetooth?

              • Em 2010.09.20 23:25, Bia Kunze disse:

                Difícil para qualquer celular ter um navegador como o do N900. Pra mim, é melhor até que do iPhone. Mas na média geral, o Milestone ganha.
                O sistema Android ainda não suporta teclados bluetooth externos.

                • Em 2010.09.30 18:44, Disen disse:

                  Obrigado pela resposta.
                  É possível utilizar algum tipo de teclado externo com fio?

            • Em 2010.10.08 10:53, askov disse:

              Bia antes de mais nada Parabéns pelo blog!!! acompanho faz tempo. Aff..acabei de comprar meu Milestone por 699,00 num plano da Vivo será q fiz um mal negócio agora com o lançamento do Milestone 2?

              • Em 2010.11.28 19:45, Bia Kunze disse:

                Por enquanto não, pois esse primeiro Milestone deve receber o Froyo (Android 2.2)
                Aguardemos…

              • Em 2010.10.15 11:15, DTakaki disse:

                Gostaria de obter um milestone mas a memória interna dele é de 512mb, quantos aplicativos ou jogos eu posso colocar nele sem que fique travando

                • Em 2010.11.20 23:06, grinaldo disse:

                  Estou louco para testar um cel com Android infelizmente não será esse pois ele não tem rádio ( pra mim é fundamental), outra pergunta será que o androida tem programas para trasnformar o cel em router 3g tipo Joikuspot no Symbian e Mobile net swithc no Windows mobile? Adorei review bia abs

                  • Em 2010.11.22 08:51, Bia Kunze disse:

                    Grinaldo, o Milestone 2 tem, e mesmo o 1, ao receber a atualização de OS para 2.2, terá modo router 3G via wifi nativo.

                  • Em 2010.11.25 08:15, grinaldo disse:

                    Bia ouvi dizer que o milestone 1 tem o hardware para radio e o que falta e um aplicativo nativo sera que atualizando para 2.2 sera possivel ter FM?
                    ABS

                    • Em 2010.11.28 19:36, Antonio Ferreira Júnior disse:

                      Bia, parabéns! Seu trabalho é muito legal e acompanho desde os meus tempos de Palm T5. Estou com um problema: comprei um Milestone desbloqueado e infelizmente depois do sétimo dia(se fosse antes teria devolvido no site da Saraiva para troca), ele começou a não fazer chamadas, do nada: você liga e aparece a mensagem “Chamada Encerrada” na hora. Ao desligar e retirar o chip ele volta a fazer algumas ligações e de novo volta o problema. Já li que pode ser problema de bateria que não gera energia suficiente, que o Froyo resolveria, sendo portanto problema do Android, e já ouvi que não tem jeito, o Smart é uma droga mesmo. Como sempre achei suas análises, teste e resposta super coerente, estou buscando sua ajuda.

                      • Em 2010.11.28 19:44, Bia Kunze disse:

                        De fato já ouvi mais gente falando disso. Bem, o Froyo deve ser liberado em breve pela Motorola, vamos ver se a atualização resolve… mantenha contato!

                        • Em 2010.12.23 21:31, Antonio Ferreira Júnior disse:

                          Capítulo 2: Já foi para a assistência técnica da Motorola, voltou após 15 dias, anotado na OS atualização do sistema(2.1, update 1, para minha decepção) e simplesmente não resolveu nada. Já vi que vou ter que ir ao Procom e aos jornais, como fiz anteriormente com uma certa marca Negativa de notebooks.

                          • Em 2010.12.30 14:21, Antonio Ferreira Júnior disse:

                            Bom, parece que o problema é a pífia memória do fone. Vi isso relatado em um forum, e após ressetar ( já para mandar novamente à assistência técnica ) percebi que muitos app`s que o meu Task Manager dizia ter fechado, na realidade não estavam. Fechei-os pelo manager do próprio Andoid e o fone voltou a fazer as ligações. Instalei o Watchdog Manager, e até agora ( Faz 2 dias ) o problema parou de acontecer.

                      • Em 2010.12.03 16:50, Robson disse:

                        Bia uma dúvida boba: sei que no gmail você tem como separar os contatos por grupos (na verdade adicionar uma “label” ao contato). Nos androids, não é possível exibir/classificar os contatos de acordo com estes grupos?

                        • Em 2010.12.28 14:56, Lucas disse:

                          Preciso de uma ajuda, o Milestone sincroniza com o outlook(e-mail, calendário, contatos, tarefas??) tenho isso no MotoQ11 e gostaria de trocar de aparelho, qual a saida??

                          • Em 2010.12.30 12:53, P.G.Oliveira disse:

                            Pelo que leio dos comentários e pela minha péssima experiência com este tal de Android, chego a conclusão que é um aparelho nada prático, com tecnologia excepcional sem dúvida, mas que para um usuário que precisa de algo pronto para usar, não vai ter. Caderno de endereços é uma encrenca, internet wifi lenta, mapa lento demais, bluetooth péssimo comparado a um belho Nokia 6125. Sinto muito, perdi tempo e dinheiro.

                            Desenvolvido por Agência WX