Nova Telebrás: a volta dos que não foram?

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado realiza hoje, dia 9, uma audiência pública sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que deve ser lançado em abril. Um dos principais pontos a serem discutidos é a polêmica reativação da Telebrás.

Lula está empolgado. Afirma que ex-defunta estatal vai “coordenar e gerenciar a oferta de serviços de banda larga pelo menor preço possível a todos os brasileiros”.

Discursos idealistas são lindos, mas a realidade não é cor-de-rosa. Para chegar lá, há burocracia, lobby e suspeitas de corrupção e favorecimento ilícito no meio do caminho. Bem, disso ninguém duvida: nós, brasileiros, somos calejados nesse assunto.

A partir da privatização da Telebrás surgiram diversas empresas, sujeitas à Lei Geral das Telecomunicações do Sérgio Motta. Que não parece estar sendo cumprida com rigor. As telecoms precisam apresentar planos de metas e cumpri-los no prazo determinado. Do outro lado, a Anatel as fiscaliza (ou pelo menos deveria) e é a responsável por cobrar a prestação de bons serviços à população. Não é novidade que a qualidade dos serviços é péssima. Acredito que isso tenha relação direta com as trocas de comando na agência: de técnicos e especialistas para políticos, numa distribuição de cargos para agradar os partidos-chupins que apóiam o governo. Alguém duvida que o mesmo cabidão prevalecerá na nova estatal?

O tema mais escandaloso em toda a polêmica da volta da Telebrás envolve o ex-ministro José Dirceu, hoje consultor de empresas — entre seus clientes, interessados em dar infra-estrutura à banda larga popular. Nos últimos anos, as ações da Telebrás valorizaram 35.000%. Não sei dizer como! Que ações? Já que ela foi fragmentada e privatizada, cheia de dívidas e sem receita, isso seria a volta dos que não foram? Um “investidor”, cliente de Dirceu (que recebeu R$ 600.000 pela consultoria) comprou por R$ 1 todas as dívidas da ex-estatal. Como assim?

Temos R$ 2 bilhões estagnados no FUST – Fundo para a Universalização dos Serviços de Telecomunicações – desde a época do FHC. Por que esse dinheiro já não foi aplicado para, por exemplo, levar a internet às escolas públicas?

Se o governo considerasse uma medida de renúncia fiscal, como fez para que as classes C e D comprassem computadores há alguns anos, ou, mais recentemente, como a longa ausência de IPI em carros e eletrodomésticos, já seria um grande passo. A tributação atual sobre os serviços de telefonia e banda larga é de 43%. E nem adianta o governo chiar, dizendo que a receita dos estados ficaria comprometida, porque ela é muito pequena. O grosso mesmo vem dos serviços de telefonia convencional.

Enfim, a solução está na nossa cara e a democratização da internet poderia começar amanhã mesmo: reduzindo impostos, fortalecendo o comando da Anatel, pegando no pé das telecoms para andar na linha e abrindo leilões para que novas empresas também possam explorar o serviço, aumentando a concorrência.

A reunião com o presidente Lula para definição do plano será no início de abril. O lançamento deve ocorrer logo em seguida. No Brasil, somos 60 milhões de internautas, com apenas 12 milhões tendo acesso à banda larga. E vocês, leitores, acham que uma nova Telebrás pode mudar o cenário do acesso à internet no Brasil? Ou estamos diante de mais um ralo para o nosso dinheiro? Gostaria de ouvi-los.

Confira também

35 Comentários

  • Em 2010.03.09 08:15, Gabriel Subtil disse:

    “coordenar e gerenciar a oferta de serviços de banda larga pelo menor preço possível a todos os brasileiros”.

    Seria um sonho realizado, acredito que ainda não vai mudar o cenário Brasileiro, mas é um bom começo!

    • Em 2010.03.09 08:19, Igor, o último carioca nerd disse:

      Como sempre o Brasil adota como política de desenvolvimento um modelo semi-socialista. Pra que fomentar a concorrência e o aquecimento de um novo mercado se o governo pode se meter e “dar” de mão beijada?

      Brecha pra muita gente ganhar algum, claro. Temos tudo para decolar, menos a mentalidade pragmática de um país que realmente quer ser desenvolvido.

      • Em 2010.03.09 08:59, Carlos A. Cardoso disse:

        Achei boa a sua análise do assunto. Concordo que os impostos sobre a banda larga são abusivos. Mas isto é a regra do governo do PT. Infelizmente o nosso governo é como uma grande vaca de apetite voraz que dá uns míseros litros de leite. Mas mesmo assim eu sou favorável à Telebras ser reativada, pois os serviços de telefonia em geral no Brasil se tornaram um lixo e um grande desrespeito aos consumidores. Penso que o ambiente que a Telebras está para ser criada (sob críticas de diversos setores) poderá favorecer que, sob este tipo de pressão, ele seja eficaz.

        • Em 2010.03.09 09:18, ze portugues disse:

          O único detalhe que todos esquecem.

          As CIAS que exploram os serviços no páis detém uma CONCESSÃO, somente.

          Da noite para o dia ou de repente todo o sistema de comunicações do país ou parte dele pode sofreR um apagão e o seu blog vai virar esquecimento. Isto já aconteceu no passado nos EUA com a empresa ENRON.

          Já imaginou ficar sem internet ou telefone, esta realidade é possível.

          Lembre da Worldcom proprietária da Embratel que detem todo o sistema de satélite do país. Coloque a palavra worldcom na busca do google e saberá um pouco mais.
          Ou se preferir : ENRON ELETRONET
          Quanto a minha opção política : FORA LULLA ENGANADOR.

          • Em 2010.03.09 09:18, Julio Fragoso disse:

            Texto perfeito para um assunto que, como estamos acostumados, dará o que falar em um futuro próximo. e quanto a resposta da tua pergunta : Letra B ! O default do brasileiro é ser desconfiado.

            • Em 2010.03.09 09:22, ze portugues disse:

              Aonde lê:
              Lembre da Worldcom proprietária da Embratel que detem todo o sistema de satélite do país.

              Correto:
              Lembre da Worldcom antiga proprietária da Embratel que detinha todo o sistema de satélite do país. Faliu e colocou em risco a segurança nacional.

              • Em 2010.03.09 09:56, Ricardo Macari disse:

                Eu sempre fui contra a privatizacao das telecomunicacoes, eu sabia que ia dar no que deu: pessimos servicos e a mesma abrangencia ridicula e ainda perdemos o que tinha de bom antes: atendimento. Bastava eu ir ali pegar uma senha, uma fila basica e falava com um atendendente da empresa mesmo, nada de call center terceirizado que nada resolve e ainda se o cara não resolvesse ele chamava um supervisor que resolvia, nunca precisei ligar pra Anatel, hoje eu ligo todo ano, pelo menos umas 3x. Tudo bem que os preços diminuiram, mas a qualidade caiu no chão também, a unica telecom que ainda presta é a GVT, mas com uma abrangencia ridicula isso é bem mais facil.

                Eu sou a favor de uma empresa que realize os mesmos servicos e ofereça melhores preços, melhor atendimento e melhor cobertura, se ela vai ser estatal, que não visa lucros direto e sim servir onde as outras não querem eu vou achar otimo ser cliente da Telebras, afinal o que adianta ter a GVT no mercado se ela não te atende?

                • Em 2010.03.09 09:59, Motard disse:

                  Isso esta cheirando a sacangem forte! Se a Dilma assumir e a Telebrás der um “respawn” daí sim a ditadura vai pegar de vez!!!

                  • Em 2010.03.09 10:13, Leandro Alves disse:

                    Eu acho positivo, nos últimos anos as privatizações prometeram resolver os problemas do Brasil nas telecomunicações e também nos transportes por exemplo.
                    Mas na prática o que vemos são serviços de baixa qualidade, extremamente caros e sempre limitado as grandes cidades. E o pior é que a Anatel que deveria fiscalizar tudo isso não cumpre o seu papel e sempre está ao lado das teles.
                    Por isso acho positivo essa Nova Telebrás, quem sabe não traga um novo impulso de desenvolvimento nas telecomunicações, principalmente nas regiões remotas do Brasil.

                    • Em 2010.03.09 10:25, Rudolfh Ramyller Araujo Bantim disse:

                      A melhor coisa que aconteceu as telecomunicações nacionais foi a privatização, voltar agora para o modelo público seria um retrocesso sem fim. Todos sabemos que isso vai ser um cabide de empregos.

                      • Em 2010.03.09 11:32, Luiz Bilhalva disse:

                        Bia, não força a barra.

                        Não aqueça uma briga em torno de um factóide há muito já desmentido por toda imprensa séria, que se deu o trabalho de buscar fontes.
                        Essa história do Nelson dos Santos com o Dirceu já foi desmentida faz semanas…
                        Nelson dos Santos é sócio da Eletronet, comprou a participação já com a empresa falida, por 1 real como você citou, mas em nenhum momento ele pensou em reativar a empresa ou estaria “interessados em dar infra-estrutura à banda larga popular”, o plano dele era vender a empresa para uma tele, embora o governo detenha 49% da empresa e tenha conseguido tomar a posse das fibras na justiça.
                        Ora, se o governo tomou a posse das fibras na justiça, os únicos beneficiários podem ser os credores (a empresa temum passivo maior do que o seu ativo), este processo corre na justiça do Rio de Janeiro, qualquer um pode ir até lá e pedir vistas do processo. O dinheiro que o governo depositou em juízo, foi para assegurar a posse das fibras por que os credores também reclamam as mesmas como pagamento de dívidas da empresa.
                        Nelson dos Santos fez uma aposta, se a empresa fosse comprada por uma tele, talvez ele pudesse ter altos lucros realmente, mas não foi o que aconteceu, justamente por que o governo tomou posse das fribras que são o alvo principal da disputa. Logo, quem contrataria Dirceu para fazer lobby junto ao governo, se justamente o plano era que o governo não se interessasse pela empresa para que alguma tele comprasse?

                        Concordo com a necessidade da redução da carga tributária, realmente concordo.
                        Mas, convenhamos, as teles privadas operando sozinhas no mercado, não dá mais.
                        Enquanto elas operarem sozinhas, acontecerá o que acontece com o transporte público, onde não há concorrência, por exemplo, o diesel baixa de preço, mas a passagem continua subindo, e as empresas sempre terão um novo “custo”.
                        Chegam a vender 20 vezes a banda que possuem e combram esses preços absurdos!

                        Sobre o FUST, também concordo que ele deva ser utilizado para levar banda a larga a mais lugares, mas nem eu nem você queremos que sejam ações sem planejamento, queremos?
                        Logo, creio que tudo deve ser fundamentado e estipulado no PNBL, que como deve ter acompanhado, está contando com o apoio e a participação de vários setores da sociedade, inclusive com reuniões e audiências com representantes de varias entidades civís.

                        Dar receita de bolo, dizendo ‘façamos assim, que tudo se resolverá’ para mim não ajuda, o que ajuda é alimentar uma conversa saudável sobre o tema.

                        • Em 2010.03.09 18:40, Antônio disse:

                          Exato, esta notícia foi desmentida já a algum tempo.
                          Infelizmente a mesma publicação que deu o “furo” não se retrata nunca e, a notícia continua circulando como se fosse verdade.
                          É o medo da imprensa velha que a internet se popularize.

                        • Em 2010.03.09 12:08, Jorge P. - DF disse:

                          Olá Bia, fico feliz que esteja retornando. Sobre o assunto não há dúvidas que será apenas mais um cabide de emprego. As agências deveriam gerenciar isto pois já dispõem das ferramentas legais.
                          Pagamos as tarifas mais caras do mundo e recebemos os piores serviços. Basta conversar com amigos para vermos que não há uma operadora que apresente serviços de qualidade. Todas apresentam problemas e algumas em vários serviços, de 3G a ligações comuns.
                          Que tal ter telefone que não pega na sala, só na varanda? Isso acontece comigo, com uma colega acontece o mesmo, o 3G dela só funciona na varanda. E estamos no plano piloto! Imagine nos bairros mais longíquos…

                          • Em 2010.03.09 12:14, Anderson disse:

                            Bia,
                            Existem tantos outros ralos neste país… Acredito sim que será válida a fórmula da estatal se seguirmos o modelo Australiano, ou seja, que a iniciativa privada tenha 51% das ações e o governo 49%, com planos de privatização total em longo prazo. Precisamos fomentar a economia, se a única forma for fazendo por meio de parcerias público-privadas, que assim seja. O que não podemos esperar é que as teles invistam nos rincões brasileiros, como investem no eixo centro-sul. Já somos atendidos com serviços de péssima qualidade nas poucas regiões onde temos “Banda Larga”, imagine como será se abrirmos esta “redezinha” das teles para todo o país! A Telefonica é um triste exemplo de como as teles não nos dão valor, teve que ter intervenção da Anatel com proibição das vendas, para voltar a investir na sua rede. Isso que eles atendem o MELHOR MERCADO DO BRASIL! Imagine como será no resto?
                            Concordo sim com a Telebrás, desde que seja em parcerias público-privadas, fomentando os investimentos em infra-estrutura.
                            Abraços Bia!

                            • Em 2010.03.09 12:23, Fabio Nascimento disse:

                              Olá Bia,
                              Ótimo artigo, eu estava lendo semana passada um outro artigo escrito por um ex engenheiro da Telebras http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=18693 e gostei do ponto que você citou no que se refere ao comando deixar de ser técnico para ser político, o que simplesmente não faz sentido algum no que diz respeito a melhoria de serviços prestados mas…
                              Acredito que se houver boa vontade esse plano tem tudo para dar certo, mas seria interessante a Anatel dar uma intensificada na fiscalização, sem falar na abertura de possibilidades de concorrência que é fundamental.
                              Abraço ;)

                              • Em 2010.03.09 12:56, Júnior Gonçalves disse:

                                Com certeza é nosso dinheiro indo para o ralo… talvez até para o ralo de uma super-mega banheira de hidromassagem de 4 a 5 digitos.

                                • Em 2010.03.09 13:12, Tagory Cardoso disse:

                                  O interesse político de criar cabides de emprego sobressai-se – como sempre no governo #lula – ao de promover o real desenvolvimento do país, onde a iniciativa privada puxaria esse real crescimento – assim como ocorreu nos países desenvolvidos.
                                  Se os serviços das companhias privadas já são ruins, quanto mais de uma estatal compandada pelo partido dos trabalhadores.
                                  Aff!

                                  • Em 2010.03.09 13:13, aj freire disse:

                                    Gosto muito do seu texto. Mas esse você esta escrevendo sem fazer NENHUMA pesquisa.

                                    O Dirceu era consultor da ELETRONET. A Elotronet que vendeu a R$ 1,00 a empresa e o empresário assumiu as dívidas. E a mesma não tem nada a ver com a Telebrás! É muita irresponsabilidade sua publicar esse texto!

                                    Dá mesma forma que a ação valorizou por causa de notícias, a mesma pode cair por causa da falta de pesquisa e foco de que acha que entende sobre um assunto. Isso aconteceu com o jornalista da Folha e esta acontecendo com você, que “comprou” o que o jornalista publicou.

                                    • Em 2010.03.09 13:31, Nicholas Prade disse:

                                      Oi Bia!

                                      Parabéns pela postagem, primeiramente…
                                      Iniciativas como a sua, de comentar assuntos como esse teriam realmente algum efeito se fossem multiplicadas. Meia dúzia de blogs são o começo de uma discução maior apenas se ultrapassarem os leitores dessa meia dúzia de blogs… A minha parte eu fiz… :)

                                      Quanto ao assunto, sempre acreditei em iniciativa privada no nosso país… Já que o que é estatal normalmente é uma M****, melhor mesmo é termos bastantes privadas para nos suportar.
                                      O serviço de banda larga disponível, no meu estado pelo menos(SC), eu considero de boa qualidade. Tenho 10mb de conexão pela GVT e ela realmente tem uma qualidade muito boa. Claro que não se compara à internet que os outros países tem, mas eu não tenho do que reclamar.

                                      Claro que sou uma das pessoas do nosso país que tem condição de pagar por esse serviço. Muitas pessoas não tem e dependerão de iniciativas públicas para ter esse acesso, assim como grande parte nunca tinha entrado em contato com um computador até que eles chegassem às escolas públicas…

                                      Infelizmente, o que vem do governo brasileiro normalmente é um serviço muito aquém de qualquer espectativa de qualidade, no quesito “serviços”. Se a Telebrás vai conseguir fazer a GVT, BrT, Telemar, Velox e todas as outras baixarem seus preços? Possívelmente não. Ela vai, sim, abrir um mercado de acesso ADSL para pessoas de baixa renda, talvez criando espaço para que essas mesmas empresas criem a categoria “internet povão”. A população vai ganhar com isso, com certeza. Mas, nós que estamos acostumados a um tipo de serviço, vamos ter que continuar pagando a mesma coisa por essa qualidade de serviço. Isso é praticamente certo! :/

                                      PS: Demorou mto o review do backflip, agora já fechei o negócio e ele está vindo pra mim… Fiz um bom negócio?!?! ^_^’

                                      • Em 2010.03.09 13:57, Alex Keher disse:

                                        É falta de conhecimento comparar a modernidade das telecomunicações atuais com a era pré-celular. Na prática os argumentos das operadoras para manter nosso custo com comunicação entre os mais precários e caros do mundo são infundados. Eles têm muito lucro por aqui. Quem conhece o meio sabe que o presidente da Anatel conversa intimamente com os presidentes das operadoras não como o fiscal mas como o parceiro. Isso nunca mudará.
                                        A Telebrás do PNBL não tem nada a ver com a antiga estatal. É só um recurso burocrático para viabilizar a utilização de uma estrutura (cabos de fibra-ótica) imprescindível, cara e disponível que pode trazer a Banda Larga para uma nova era.
                                        E dinheiro que se perde, e dinheiro que se deixa de ganhar dá na mesma. Renúncia Fiscal é um ralo também.
                                        Também é falta de conhecimento sugerir que se leve Internet a todas as escolas públicas sem proporcionar um backbone para isso. A menos que se queira beneficiar apenas os já privilegiados municipios que já o possuem.

                                        • Em 2010.03.09 14:07, Oscar disse:

                                          Bia, Primeiro, parabéns pelo post. Tenho afirmado em conversa com amigos que, a ressurreição da Telebrás servirá apenas para acomodar os camaradas do PT e demais partidos corrupos que apoiam o governo Lula da Silva. Será mais um gigante a criar cargos comissionados com a finalidade de acomodar os cupins que estão corroendo o dinheiro dos nossos impostos. Como você fala no post, a solução é baixar os impostos cobrados sobre telecomunicações que teremos internet de banda larga barata e acessível a todos.

                                          • Em 2010.03.09 14:08, Diego Tumelero disse:

                                            Que bom que tu esta de volta Bia, entra ano, sai ano e as telecoms continuam com o seu abuso de poder… e o governo, faz pior ainda… e no final das contas todo mundo quer se dar bem e que se danem os outros…

                                            • Em 2010.03.09 15:02, Ismael disse:

                                              Bia.

                                              Acho que tem de separar bem as coisas. Se há/houve gente que ganhou de forma ilegal com a volta, que se puna.

                                              Entendo a preocupação que se tem com a corrupção, também tenho. Você tem razão, infelizmente é comum.

                                              Mas são coisas bem separadas.

                                              Sugiro a leitura dessa entrevista feita pelo instituto de defesa do consumidor que esclarece porque a Telebrás não deu certo enquanto a petrobrás floreceu:

                                              http://www.idec.org.br/rev_idec_texto_impressa.asp?pagina=1&ordem=1&id=1163

                                              Fala do histórico e além da telebrás em si, fala de outras idéias que poderiam melhorar muito o serviço e o preço.

                                              Além disso, dá para ver que a Telebrás seria boa só porque as teles não gostaram da idéia :)

                                              • Em 2010.03.09 16:05, Bia Kunze disse:

                                                Obrigada a todos pelos excelentes comentários e esclarecimentos.
                                                Meus leitores são o máximo!
                                                :)

                                                • Em 2010.03.09 16:24, Fabiano disse:

                                                  Empresa estatal serve apenas como ralo de dinheiro. O certo mesmo era fazer a Anatel funcionar pra valer: punindo quem não cumpre as metas, criando mais oportunidades, trazendo mais rápido as tecnologias mais novas.
                                                  Convém lembrar, para quem não tem idade suficiente, que as reclamações com serviços públicos de telefonia eram gigantes, antigamente!

                                                  • Em 2010.03.09 18:27, Ismael disse:

                                                    Infelizmente, como muita coisa a política estando envolvida estraga o assunto.

                                                    Quem é contra só porque é idéia do Lula, pare para pensar que também a oposição pode estar gritando pelo mesmo motivo: seu interesse político.

                                                    O que não gosto nas privatizações é que aconteceu como infelizmente se esperava. Tiram de um monopólio estatal para um monopólio(regionalizado é monopólio) privado que não é fiscalizado, muito menos punido de forma séria.

                                                    Pelo tanto que foi denunciado, a Telefonica em SP já deveria ter perdido a concessão faz muito tempo. Além das suspeitas graves de falta de investimento, existe o péssimo serviço, esse comprovado.

                                                    Mas e se o governo cumprir a lei, tirar a concessão e estatizasse ela para melhor servir, o que se diria ?

                                                    Ia saltar um monte de gente chamando o governo de comunista e outra baboseira fanático-direitista.

                                                    • Em 2010.03.09 23:08, Pedro Henrique Dutra disse:

                                                      Pior que ja tem gente se achando “esperto” e comprando lotes e lotes das ações Telebrás a famosa TELB4
                                                      brasileiro (nesse caso com s minúsculo mesmo) sempre querendo pegar carona nas tetas generosas do governo.

                                                      • Em 2010.03.10 11:38, Ailton disse:

                                                        Bia,

                                                        Tem muita coisa rolando no que se refere a esse assunto. Existem muitos interesses pois trata-se de um setor altamente rentável para as grandes teles.

                                                        Entretanto, pelo descaso dessas mesmas empresas com toda a população, sugiram diversas pequenas empresas que fornecem de todas as formas possíveis e imaginárias internet a quem nem sequer tem ainda celular. Essas pequenas empresas precisam ter a MESMA LICENÇA e pagar os MESMOS IMPOSTOS das grandes teles. Dá só uma olhada nessa notícias de quase 3 ANOS atrás: http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,pequenos-provedores-de-internet-pedem-regras-ao-governo,9814,0.htm

                                                        • Em 2010.03.10 12:55, Eronildo disse:

                                                          Bia
                                                          O seu texto é muito lúcido e concordo com cada palavra sua em relação ao retorno da “zumbi” Telebrás. No meu entender, estatais são moeda de troca para interesses eleitoreiros e um câncer que precisa ser extirpado da economia brasileira. Elas não defendem os interesses da população em nada, muito menos no tocante a preços, uma vez que as tarifas tem que arcar com os custos de empregar uma imensa quantidade de políticos, respectivos familiares e cabos eleitorais (vide Correios e Petrobrás…). A função do governo deveria ser a de fiscalizar e cobrar medidas, com conhecimentos técnicos, não políticos, a bem da coisa pública. Assim sendo, repondendo a sua pergunta: é um óbvio uLULAnte que estamos diante de mais uma boca de lobo, e não um simples ralo, para o dinheiro público.

                                                          • Em 2010.03.10 22:36, Fredson disse:

                                                            Cara vc citou os Correios, vc tem utilizado o Sedex ultimamente? Vc vai no site dos correios ele lhe informa 2 dias uteis para a entrega e a encomenda chega em 5 dias uteis.

                                                          • Em 2010.03.10 22:32, Fredson disse:

                                                            Antes mesmo de ser ressuscitada já tem coisa estranha, como vc mesmo disse “Que ações?”, como pode ser se a Telebrás não existe mais, só vai ser mais um órgão para desvio de dinheiro, logo de cara vão nomear um como presidente da empresa um político e quando o Lula chamar o dito para confessar e lhe da à boa noticia (ou má, vai saber):
                                                            - Senhor fulano, hoje vamos ressuscitar a Telebrás e vc meu compadre de longa data é que vai ser o novo presidente da “nova” Telebrás e promoverá a Banda Larga.
                                                            - Lula, aceito com honra e posso até promover a Banda Larga, mais eu não quero criar problemas com o Juca Ferreira(Ministro da cultura)

                                                            • Your article was most tweeted by Forasarney experts in the Twitterverse…

                                                              Come see other top popular articles surfaced by Forasarney experts!…

                                                              • Em 2010.03.11 16:19, Ivan disse:

                                                                Parabéns ao leitores do blog, a maioria dos comentários que lí são melhores e mais conscientes do que o próprio post, raro ler blogs onde os comentários não são de cega fé nas palavras do blogueiro ou de trolls que apenas querem causar afronta.
                                                                fiquei feliz de ver pessoas que pesquisam e ponderam antes de dar uma opinião no estilo maria-vai-com-as-outras, simplesmente para ser contra o governo de plantão ou para afagar o ego do blogueiro favorito.
                                                                Estou escrevendo isto porque certamente, apesar de não concordar com as opiniões expressas pela Bia, respeito seu trabalho e fico feliz de ver que seu leitores também merecem respeito isso me faz sentir parte de uma comunidade mais inteligente.
                                                                E finalmente Bia, sem a menor intenção de ofender, seria bom pesquisar um pouco mais e deixar as emoções e preferências politicas um pouco de lado, não totalmente apenas um pouco, antes de escrever.
                                                                Provavelmente eu seja um chato, mas a intenção é ajudar.

                                                                • Em 2010.03.11 19:49, Bia Kunze disse:

                                                                  Ivan, o grande motivo de eu manter o blog hoje é a troca de idéias entre eu e os leitores. Não sou blogueira profissional, não preciso de afago no ego. A tecnologia móvel é uma paixão e é só ela que me move.

                                                                  São os leitores que fazem o blog. E eu os respeito. Ninguém tem obrigação de concordar com nada. Ainda mais quando entra política e ideais no meio… mas o espaço está aqui, não se preocupe, pois discordar de mim não é ser chato. Aliás, quando todo mundo pensa igual é que a coisa fica chata.

                                                                  Seja sempre bem-vindo aqui ;)

                                                                • Em 2010.03.15 17:07, José Ricardo disse:

                                                                  Pessoal,
                                                                  Acho que o discurso do “companheiro presidente” é totalmente vazio. O primeiro comentário já diz tudo: “…acesso à banda larga pelo menor preço possível…”. Mas quanto é o menor preço possível? R$ 600,00/mês por 256kbs? Ou R$ 1.200,00/mês por 1Gbps? Palavras vagas, que não definem nada. Até onde eu saiba, as operadoras de telefonia fazem isso desde a privatização da telebras/embratel, ou não estamos em uma economia (concorrência) de mercado? E continuam nos fazendo de bobos com a “banda larga mais cara do mundo por bps”, alterando os próprios rumos com a limitação de planos “ilimitados” 3G, cobrando caro por chamadas fixas e móveis, entre tantas outras barbaridades (ou barbáries) contra o consumidor. Não é à toa que são as empresas com o maior número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Faço uma pergunta: Quantos de vocês POSSUI o contrato firmado com a empresa em mãos? Acredito que poucos, pois a mAioria confirmou a assinatura por telefone (voz), e NUNCA recebeu o contrato. E se você solicitar o contrato ou ascondições ANTES de fechar o contrato, dizem que não estão autorizados a enviar nada para você, seja por email, fax, correspondência ou sinal de fumaça. Desrespeito TOTAL ao consumidor, direito garantido pelo código de defesa do consumidor.
                                                                  Bia, desculpe, mas sou chato mesmo. Ou está tudo certo e eu elogio, ou malho mesmo!
                                                                  Parabéns pelo blog, minha referência já há alguns anos…….

                                                                  Desenvolvido por Agência WX