3 avisos para o usuário de internet móvel ou fixa

Usuário de internet móvel ou fixa, fique de olho nas seguintes novidades…

  1. Chega de propaganda enganosa nos comerciais de banda larga! A Justiça Federal concedeu uma liminar determinando que os provedores de banda larga Telefônica, Net São Paulo, Brasil Telecom e Oi (Telemar Norte Leste) informem a real velocidade das conexões em seus anúncios. O prazo para as empresas de adaparem à norma é de 30 dias, e quem não obedecer terá seus anúncios publicitários suspensos.
  2. Você usa 3G ou pretende adquirir um plano nos próximos meses? Não assine operadora nenhuma sem antes consultar o site Sinal 3G. É frequente leitores virem me perguntar simplesmente “qual é a melhor”, mas a verdade é que as empresas de telefonia móvel tem desempenhos diferentes em cada estado brasileiro. O mapa colaborativo, iniciativa do Gabriel Subtil, funciona tanto para consulta quanto para relatos de experiências. Conte para a comunidade como está o 3G da sua operadora em sua cidade, postando no mapa. O site é: http://www.sinal3g.com.br
  3. E por fim, chegou a hora de botar a boca no trombone: o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) abriu a consulta pública “Internet 3G, atendimento ao consumidor, qualidade, velocidade, continuidade do serviço, contrato e condições de oferta” para receber informações e opiniões dos consumidores. O MPF abriu um inquérito civil para apurar os prejuízos e dificuldades que os serviços ruins das operadoras trazem à população. Portanto, chegou a vez de sermos ouvidos. Você pode enviar seu relato para o email consultapublica_mssa@prsp.mpf.gov.br ou carta para o endereço: R. Peixoto Gomide, 768, São Paulo-SP, CEP 01409-904, com o assunto “consulta pública procedimento 1.34.001.004236/2009-18” no envelope. Temos até às 16h do dia 18 de maio. Não deixem de se manifestar!
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9 Comentários

  • Em 2010.03.31 10:49, oculos disse:

    Na minha opinião, o grande problema é que as operadoras, no mundo inteiro, tentaram vender o 3G como banda larga, ou como alternativa à banda larga fixa. Só que chegou-se à conclusão que conexão de dados sem fio para grande quantidade de usuários é extremamente limitada quanto à velocidade. O máximo que se pode chegar, por exemplo, em 4G, não chega nem perto de 10-20% do que se consegue com conexões cabeadas.

    Todo mundo tem amigos que desistiram de assinar serviços de cabo ou DSL para espetar seus modemzinhos 3G, porque, afinal de contas, é muito descomplicado fazê-lo. Mas quem usa celular pra voz já percebe limitações e precariedade das redes, quanto mais para dados…

    Eu acho que há, sim, grande logro por parte das operadoras em vender algo que não existe. Banda larga móvel, infelizmente, é algo que, se vier de fato a existir, deve demorar. Mas acho que muita gente se iludiu porque quis, ou aceitou as consequências por causa da conveniência. Tipo amigo meu que reclama da Claro, por exemplo – eu disse para não comprar aquilo – é bom como solução alternativa e móvel, mas não para ser a conexão de casa.

    • Em 2010.03.31 15:30, Gabriel Subtil disse:

      Obrigado mais uma vez pelo o apoio.

      As Operadoras tem desenho diferentes para quase tudo pelo que eu andei percebendo, horário de uso, localização e até mesmo o tempo. No meu caso mesmo toda vez que chova muito o nível de sinal fica mais baixo.

      Espero que essa consulta pública de algum resultado.

    • Em 2010.03.31 17:53, Rodrigo Zaratin disse:

      Bia, não entendi muito bem a primeira questão que vc colocou…. o que quer dizer isso?
      Pq a Telefonica por exemplo vende 1mb mas garante apenas 10%
      Mas ainda assim todas as propagandas que eu vejo (pelo menos em SP) informam a velocidade correta.

      abs

      Rodrigo Zaratin
      ps: melhoras!

      • Em 2010.03.31 19:50, chase disse:

        bia, pode até parecer um absurdo isso que digo, mas vocês (todos do brasil que não estão na região norte) estão no paraíso.
        aqui pagamos uma fortuna por velocidades pífias.
        a net é péssima, de diversas maneiras.
        fico feliz que os mps estejam começando a trabalhar no sentido de melhorar a internet no brasil. não sei se o referido trabalho surtirá efeito, mas, de qualquer forma, é melhor do que nada.
        post bacana.
        que bom que você não é do pig.
        melhoras para a sua saúde.
        felicidade, sempre.
        chase

        • Em 2010.04.01 00:25, Cássia disse:

          A VIVO Zap é 3G em Vitória-ES.

          Mas, logo ali, na região de praia da Serra – distante apenas uns 40 km, o sinal é péssimo e não é 3G.
          O modem faz a busca automática para 2G ou o que estiver disponível.
          Em resumo, tem mas, não tem.
          Dia desses dei bronca na VIVO ZAP, e o sinal que havia sumido voltou em menos de meia hora.
          Em plena capital!

          Valeu a dica dos sites.
          Obrigado, Bia!

          • Em 2010.04.01 11:23, dflopes disse:

            vão descobrir a pólvora.

            a) que 3G no brasil não presta
            b) que não é 3G, com garantias píficas de velocidade (10%) – ou seja, vc paga 1Kg mas só lhe garanto 100g no pacote do arroz… aff
            c) cobertura medíocre, mesmo em capitais, onde não tem sinal em bairros fora do centro (não digo sequer bairros periféricos). Agora imagine em cidades do interior
            d) Infraestrutura medíocre. Vendem modens, linhas de voz, planos de dados e não instalam um cabo de cobre!

            esqueci de algo?

            E boa dica do site sinal3G!!!

            • Em 2010.04.02 23:54, Milton T. disse:

              Há mais de um ano, contatei o TIM 3G e só depois de sentir na pele e ver seu site, na época, 3G só em alguns bairros da SP e Barueri. ABC só S. Caetano navegava em 3G, SBC e SA só em EDGE. Paguei a multa e fui para vivo, maior alcance, mas velocidades similares.

              • Em 2010.04.08 08:23, MARCOS disse:

                eu ja colaborei com o sinal 3g. reitero aqui a serie de problemas com a claro. ja recebi telegrama da claro para cancelar meu plano, mas o ultimo erro foi ter 2 planos cobrados apesar de ter apenas um contrato. mas o mais hilario, foi uma funcionaria da claro tentando se passar por pessoa da Anatel. mantenho meu alerta contra essa empresa e os metodos que ela usa para apenas obter dinheiro de incautos, sem prestar o serviço contratado.

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