Birra com o Flash

Durante a apresentação do iPad em fevereiro, houve um momento em que Steve Jobs abriu uma página no Safari Mobile e a platéia riu ao ver o plug azul de Lego com uma interrogação dentro — símbolo da falta de compatibilidade do navegador com o Flash.

ipad-herois

Tirinha via Blog do iPhone

É inevitável compararmos a situação com a célebre tela azul do Windows; no caso do Safari não é um erro. É proposital: tio Istive tem uma birra pessoal com a Adobe, por isso ele bate o pé rejeitando o plugin.

Muitos e muitos sites usam Flash; é quase uma unanimidade entre desenvolvedores e empresas que querem animações para deixar suas páginas mais atraentes. Mas tio Istive diz que o Flash não presta, que é o causador da maioria das panes no Mac OS X. Então ele decide que seu navegador móvel não funcionará com o plugin da Adobe e ponto final.

Essa decisão não fará com que o mundo pare de criar sites em Flash. E o usuário comum não quer saber de ideologia… ele só quer que seu navegador funcione em qualquer página. Simples assim.

Tudo bem, a Apple cria seus produtos como bem achar melhor. Mas não dá para dizer, então, que iPhone e iPad proporcionam, nas palavras do chefão, “the best browsing experience”. Sinto muito, titio.

Bem, amanhã a Apple fará o keynote com as novidades do iPhone OS 4.0. Não acredito que algo mude nesse sentido, já que não é uma questão técnica.

Posts relacionados

56 Comentários

  • Em 2010.04.07 09:18, Joao Henrique disse:

    Mas uma coisa ele tá certo. Quem usa Mac OS X tem hoje o melhor OS do mercado. Mas daí, quando se navega na web, seja com qualquer um dos navegadores aí do mercado, sempre o Flash dá pau.

    Nao tem um dia sequer que o Flash nao prepare alguma surpresa e meu Chrome aqui mostre o ícone do flash morto.

    Desisti de usar o Firefox; era só entra no YoTube que fosse, pronto! Do nada o navegador fechava acusando erro.

    Se for pra nao ter o flash e finalmente parar com esses aborrecimentos, eu apoio o Steve.

    Ou entao o Flash seja menos “brigao” com os produtos Apple, que pra quem tem, aprova!

    • Em 2010.04.08 23:52, Romulo disse:

      Discordo de você, já usei Mac OS X durante um bom tempo assim como Linux e a muito tempo Linux é meu único sistema.

      Acho que essa visão não é universal até por que encontrei no ubuntu muitas facilidades que não encontrava no Mac, assim como encontrei um sistema igualmente rápido e igualmente muito bem armado de programas.

    • Em 2010.04.07 09:18, Marcus VBP disse:

      Não sou fã da Apple, mas tenho que concordar com o Estevão Trabalhos. Flash dá muito pau e consome muito processamento.

      No meu notebook a bateria vai embora em 1 segundo se eu ficar vendo vídeos no youtube ou em qualquer outro player em flash.

      O chrome virou meu navegador preferido, porque quando o flash crasha, apenas o flash deixa de funcionar, o site continua lá.

      Em um aparelho portátil, onde a automonia da bateria geralmente é determinando de sucesso, eliminar o flash faz muito sentido.

      • Em 2010.10.02 20:03, HOOG disse:

        Acho que a questão principal não é o flash dar problema ou não. É vocẽ não ter a liberdade de querer usar mesmo sabendo que ele pode dar problema. Será que daria?

      • Em 2010.04.07 09:22, Carol Tavares disse:

        E quem perde somos nós, por uma birra não conseguimos ter uma melhor navegação pelo Iphone. E dúvido que quando vier o novo hardware do Iphone ele venha com flash, porque alem dele não querer, os compradores do Ipad ficariam furiosos.

        • Em 2010.04.07 09:24, Silvio Sousa Cabral disse:

          Bom, eu já escrevi artigos que descrevem quase todas as fases dessa questão pessoal da Apple com o Flash — não acho que seja diretamente com a Adobe, pois elas ainda são parceiras em produtos como a Creative Suite, para profissionais de arte e design. Mas pessoalmente, eu nunca tive tanta insatisfação com plugin.

          Só que, quando comecei a usar notebook, notei que não conseguia ver vídeos na internet como no desktop. Ao contrário dele, o hardware do meu portátil não é muito forte para isso, o que faz a máquina a ir ao limite só para ver um vídeo na resolução que usam hoje na internet. Isso me deixa um pouco frustado com a Adobe até hoje, confesso, mas consegui contornar essa situação com um plugin pro meu navegador que consegue usar outro programa nativo para ver vídeos em alguns sites. Tem funcionado bem.

          Mas também admito que a Apple é mesquinha. Ela pode resolver o problema do Flash no Mac e no iPhone, mas não quer. Plugins nesses sistemas não costumam ter um acesso adequado ao hardware das máquinas para funcionar melhor. O resultado é esse que você escreveu: a Apple está jogando uma parceria de décadas na lata do lixo. E só por causa de um plugin… :-P

          Só para não dizer que vim aqui sem falar de Mobile, tão falando por aí que o melhor smartphone para rodar Flash é N900, da Nokia. Seria o melhor para mim se fosse vendido no Brasil… :-/

          • Em 2010.04.09 17:41, Gerson disse:

            Oi Silvio, rodo flash no meu N800 sem problemas… o único problema é que o N800 não é smartphone como o N900, mas vende no Brasil. Acho que qualquer Maemo da vida roda muito bem flash.

          • Em 2010.04.07 09:41, Mauricio Mateus disse:

            Bem, de qualquer forma a alternativa do HTML 5.0 é algo que eu não esperava: é fantástico rodar vídeos sem o flash.
            Honestamente, torço para que o HTML 5 avance e a Adobe produza um plugin de flash mais leve.

            • Em 2010.04.07 09:45, Celso Dantas disse:

              Bia, concordo com você que o usuário não quer saber de ideologia, mas o que acontece é que essa atitude é a mesma que ela teve quando removeu o drive de diskete dos iMacs, o CD do Macbook Air. Um passo a mais na evolução da computação.

              Flash de fato é lento, é cheio de falha de segurança, principalmente no Linux e Mac. Hoje em dia é possível fazer tudo que o Flash faz com HTML5 e e com a vantagem de que é uma solução aberta, ou seja, podemos evoluir a performance das paginas animadas como nunca. Já que cada browser terá uma implementação (serão concorrentes) diferente do mesmo processo, na busca do algoritmo ótimo.

              Além do que, HTML5/ é “free as beer”, ou seja, de graça. Irá baratear muito mais os sites que não precisarão pagar licença pra Adobe. É uma evolução e vantagem pra todos os lados.

              Eu sou contra o uso do Flash por conta desses motivos acima, e só acho que o grande problema do HTML5/ é que não existe ainda nenhuma IDE pra ele, como existe pro Flash, permitindo sem nenhuma linha de código, o designer escolher cor, desenhar, animar e etc.

              E essa postura de Steve já está empurrando grandes sites a remover o Flash de seus sites. Além do que, a frase que “90% da web usa flash” só é verdade se você considerar que 90% do uso do flash é pra propaganda.

              O que acontece é que, se ninguém fizer nada pra bloquear o crescimento do Flash, esse cenário nunca irá mudar. E o SJ decidiu ser o primeiro.

              • Em 2010.04.07 13:15, Bia Kunze disse:

                Pequenas empresas usam muito o Flash. É o cartão de visitas delas.

                • Em 2010.04.07 14:52, Silvio Sousa Cabral disse:

                  Sem falar que a formação de qualquer web designer hoje em dia envolve Flash na maioria das aulas. O que ele faz realmente é destaque na web.

                • Em 2010.04.07 18:26, Sávio disse:

                  Desculpe, mas o HTML5 ficará a anos luz do que o Flash pode fazer em termos de programação. É fácil crucificar pela forma sub-aproveitada que muitos profissionais utilizam. Daí realmente fica lento, trava, etc. Do contrário, é possível ter aplicações extremamente elegantes, leves, com pouco processamento, pouco consumo de memória, etc, etc.

                • Em 2010.04.07 10:08, PriBarros disse:

                  O problema não é a ideologia dele…
                  O problema é a falta de escolha do usuário, que é obrigado a aceitá-la, não tem opção de escolha!… Isso é triste….

                  • Em 2010.04.07 14:43, Ismael disse:

                    Como assim, Pri.

                    Estão te ameaçando a arma para comprar o Ipod Giant ?

                    A que ponto chegamos na insegurança do país.

                  • Em 2010.04.07 10:28, Fabio disse:

                    Concordo com o Jobs em alguns aspectos, realmente a maior causa de problemas no Safari é o flashplayer. a adobe bem que poderia melhorar o plugin antes de reclamar. Outro motivo que me faz concordar com Steve é o fato de que nosso amigo flashplayer consome MUITO processamento da maquina, a duração da bateria de qualquer dispositivo móvel recebe sentença de morte assim que o plugin entra em ação. isso é muito crítico para o iPad visto que um dos seus trunfos é a duração da bateria. Claro, poderia ser resolvido com uma opção para ligar ou desligar o flashplayer ;)

                    • Em 2010.10.02 20:10, HOOG disse:

                      Sim, pode consumir muita bateria, mas isso não justifica tirar essa escolha do usuário. E se ele quiser gastar mais bateria pra rodar o flash dele, o problema vai ser dele. Nada de deixar que a Apple decida se você vai querer gastar mais bateria ou não.

                    • Em 2010.04.07 10:46, Daniel André Beck disse:

                      Bem Bia, minhas experiências com flash no Ubuntu e atualmente no Mac OS X não foram das melhores. No Ubuntu, e no GNU/Linux em geral, a qualidade do plug-in nunca foi muito boa, travando o browser utilizado em algumas ocasiões. No MacBook páginas com flash fazem disparar a ventoinha do processador além de diminuir a carga da bateria e travar o Firefox em alguns casos. A solução foi instalar bloqueadores de flash tanto no Firefox como no Safari, assim posso navegar tranquilamente com a ventoinha no mínimo (o fator barulho/ruído me incomoda muito) além de quando quiser acessar o conteúdo basta clicar no logotipo para ter o flash funcionando.
                      Esses dias li este artigo http://applemania.info/?p=5231 que me fez repensar a questão do flash no mundo mobile.
                      Penso que não se trata de o flash ter que acabar, mas sim a Adobe melhorá-lo e muito, afinal com o html5 surgindo como uma boa opção “aberta” (aspas pela questão do codec de vídeo) é mais que saudável que a Adobe corra para não perder esse lucrativo mercado em que atua. Espero que a concorrência faça bem para o Flash, mas não o da tirinha ;)

                      • Em 2010.04.07 10:49, ERICK disse:

                        Si eu fosse a adobe vendia o plugin no cydia apesar ki com jailbrake a gente tem acesso a videos em flash apesar ki faz falta 1 flashzinho pra nao fika na duvida na hora di comprar 1 smart

                        • Em 2010.04.07 11:03, Leonardo Aucar disse:

                          Ótimo post bia. O Ipad é um aparelho com bastante qualidades mas definitivamente muitos problemas também…

                          Ele é um netbook sem Flash, um e-reader sem e-ink, um tablet sem multitask… tenho certeza que dentro de um mercado específico o Ipad tem muito potencial, mas nem de longe vai substituir qualquer outro aparelho já existente como tio Steve e os applemaniacos querem nos fazer acreditar.

                          • Em 2010.04.07 11:05, Roberto Amorim disse:

                            Na verdade Bia é mais técnica que política. A Adobe tem vários outros elos de ligação com a Apple, elos que são inclusive mais fortes que o Flash. A Apple foi a primeira empresa a tornar oficial o Postscript como linguagem padrão de comunicação com dispositivos de impressão. O desenvolvimento do Photoshop, Illustrator e Premiere sempre foram o diferencial dos macs.
                            Acontece que a Adobe sempre tratou muito mal a Apple quanto ao Flash. Se o plugin para Windows sempre foi alvo de críticas por parte dos especialistas, o para Mac era simplesmente risível. A Adobe reconhece isso e em sua versão candidate do Flash 10.1 mostra que a maior evolução é justamente na plataforma Mac. Mas, aparentemente o Steve cansou de esperar por produtos melhores e de brincar de cabo-de-guerra com a Adobe que alegava só poder fazer um produto melhor se passasse ao largo do Mac OS e acessasse diretamente o hardware de aceleração gráfica. Claro que a Apple jamais admitiria isso. Seria “Windonizar” seu SO, trazendo para a plataforma todos os problemas possíveis que existem hoje no Windows. Nem a Adobe merece uma exceção dessas. Claro que a Adobe é competente e tem condições de fazer um plugin muito melhor. Só que ela terá pela frente o html 5 e nada rodando em um browser pode ser mais rápido e eficiente que o próprio browser. Sem falar que o html 5 não será de propriedade de uma empresa, o que agrada muito aos gerentes de TI.
                            Assim, com a Graça de Deus, logo enterraremos o Flash em uma cova rasa.

                            • Em 2010.04.07 11:29, Uai Geek disse:

                              Bia,

                              Então, enquanto o Mr. Jobs não desencanta com o Flash o resto do mundo se encanta. Já que o mesmo proporcionou grandes revoluções na web como o Youtube e Animações. É claro que á grandes retrocessos e páginas feitas somente em flash, que causam grandes transtornos principalmente aos deficientes visuais, que dependem de leitores para ouvir o texto. Mas para a multimídia via web o Flash foi uma revolução sem precedentes.
                              Vamos ver no que dá.

                              • Em 2010.04.07 12:02, André disse:

                                Ao meu ver isso vai um pouco além de birra. Todos nós conhecemos sites em flash que apresentam jogos ou funcionalidades semelhantes a alguns aplicativos existentes no iPhone.

                                Se esse aparelho rodasse flash então nenhum aplicativo para iPad precisaria passar pelo crivo da Apple (nem ser baixado via via App Store), bastaria qualquer desenvolvedor hospedar a página na Internet e voilá.

                                Isso certamente atrapalharia os planos de negócio da Apple.

                                • Em 2010.04.07 12:17, Caio Sales disse:

                                  Bia, devo descordar de você os desenvolvedores já estão removendo o flash de seus sites por causa do iPhone e iPad (New York Times, Vimeo, Wall Street Jornal, etc) não vai demorar muito tempo para o flash morrer, e quer saber? Já vai tarde :P . Abraços

                                  • Em 2010.04.07 13:14, Bia Kunze disse:

                                    Para esses sites é moleza. E os de restaurantes, pizzarias do bairro, e até hospitais e laboratórios de análises clínicas? Não diria que eles são antenados a ponto de simplesmente contratar alguém para refazer o site porque o dono da Apple não quer saber de Flash…

                                    • Em 2010.04.07 19:06, Sávio disse:

                                      A coisa não é bem assim. Primeiro lugar, o mercado de Ipad e Iphone no Brasil ainda não é tão significativo assim.
                                      Depois tome o IE6, por exemplo… está há 10 anos vagando por aí e até hoje, mesmo a Microsoft QUERENDO que ele suma, continua firme e forte.
                                      E finalmente, existe muita gente fora do “mundo Apple” que continuará feliz desenvolvendo aplicações em Flash, mais e mais.

                                  • Em 2010.04.07 12:24, Tatsuo disse:

                                    Só para constar q no Android funciona maravilhasamente o flash, só vídeos mostram dificuldade (mas os aparelhos tb não tem poder de precessamento)

                                    • Em 2010.04.07 12:25, alexandre disse:

                                      eh a coisa mais ridicula, ateh o browser do meu nokia de 86 roda flash

                                      • Em 2010.04.07 13:48, Marcelo Baltar disse:

                                        Discordo, Bia. Não é birra, nem ideologia. É uma questão técnica. Isso já é bem sabido e nem preciso repetir aqui. E graças a tecnologia proprietária da Adobe, a Apple não pode fazer nada neste campo. Como faz, inclusive, ao utilizar o WebKit para o Safari (e contribuir de volta) para, por exemplo, melhorar a renderização de HTML5… (E por ser uma questão técnica, não entrará no iPhone OS 4)

                                        Agora, convenhamos, a pizzaria do bairro faz site em flash porque contrata o sobrinho do primo do dono, aquele garoto de 15 anos que só sabe abrir um Dreamweaver e fazer desenhos toscos. Não conhece uma tag de html. Desenvolvedores profissionais sabem construir sites usando tecnologias mais abertas e padronizadas (CSS, HTML, etc.)

                                        Pode-se até alegar que estes desenvolvedores custam caro e o dono da pizzaria não tem como pagar. É o preço da inovação. Eu prefiro não ficar preso ao passado, principalmente se isto é representado por tecnologias de qualidade duvidosa.

                                        E eu fico muito aliviado em saber que existe uma empresa que consegue tomar decisões difíceis (disquete, cd-rom, flash…) em favor da inovação.

                                        E continuamos tendo escolhas, oras. Se o Flash for tão importante assim, o Android e os Nokia, como já foi mencionado, continuarão sendo um sucesso e a Apple terá falhado na sua decisão.

                                        • Em 2010.05.06 01:29, Gesse Goncalves disse:

                                          Disquete sumiu porque ninguém precisava , cd rom eu uso ate hoje porque a mídia do dvd e frágil em relação a mídia do cd , é gravadora de dvd grava cd e dvd .
                                          Existem verdadeiras obras de arte feitas em flash por ai na internet.
                                          Meu pc não e la grande coisa e um pc mediando mas consigo ver qualquer coisa em flash nele e ainda por cima rodar vários ouros programas ao mesmo tempo. Agora vocês usuários da apple ficam ai fazendo barulho querendo empurrar guela a baixo das pessoas sua religião e seu Deus , va plantar coquinho macfam boys. Daqui a dois anos o andróide vai ter dominado o mercado.
                                          Veja esse trabalho ,será se e trabalho de sobrinho ?

                                          http://www.pixlr.com/app/

                                        • Em 2010.04.07 13:54, Everton Massucatto disse:

                                          Sendo compatível ou não o flash é o que temos de melhor em interatividade na web, ops! temos tbm o silverlight da Microsoft que por incrível que pareça ninguém comentou por aqui. O silverlight é melhor do que o flash para vídeos, mas não é para animação como o Adobe.
                                          Por mais que alguém tenha birra o flash veio para ficar, cabe a cada desenvolvedor saber explorar suas qualidades para fazer um ótimo projeto e parar de ficar colocando muito defeito na ferramenta que hoje garante a satisfação do seu cliente. Prefiro pensar em solução do meu cliente, se o projeto em flash que desenvolvido não funcionar nos navegadores principais eu troco por outra tecnologia, mas se agradar não tem porque mudar.
                                          Hoje temos um monte de browsers e cada um quer ser o melhor, muitos desses browsers foram criados depois do flash player e estão querendo cantar de galo. Na verdade o que deveria acontecer é uma maior interação entre as empresas de plugins e browsers e chegar em um acordo para estabelecer parâmetros para que todos se beneficiassem da tecnologia.

                                          • Em 2010.04.07 14:51, Ismael disse:

                                            Não gosto muito do senhor Hype. Bom, na verdade não gosto mesmo é da quase seita que são seus seguidores formam.

                                            Mas nesse caso eu considero que o Jobs merece parabéns. Usou sua influência para algo bom. Se não for para varrer do mapa o flash(um sonho complicado de acontecer), ao menos proporciona discussões como essa e reflexão.

                                            Toda crítica que a Adobe vem recebendo é nada. Merecia muito mais.

                                            Como a própria Bia citou, o Flash está presente em quase toda web. Diversos dispositivos suportando o brinquedo.

                                            Pois bem, alguém responsável por toda essa base de usuários não se presta a resolver os problemas com mais prontidão ?

                                            As versões 64 bits existem a pouco tempo, sendo que processadores nessa arquitetura existem e barato no mercado a anos.

                                            Vários bugs vivem aparecendo, além da lentidão e congelamentos já citados, temos as vulnerabilidades que sempre são perigos.

                                            Quem usa então em Mac ou Linux, tem mais motivos ainda para reclamar.

                                            Não interessa se existem 10 micros no mundo com Mac e 1 com Linux. Se é para dar suporte, faz direito.

                                            Parabéns Jobs, tomara que sustente e até intensifique essa posição contra o Flash.

                                            Que o HTML 5 continue evoluindo a fim de acabar com essa dependência.

                                            • Em 2010.04.07 15:28, oculos disse:

                                              “Ele é um netbook sem Flash, um e-reader sem e-ink, um tablet sem multitask… tenho certeza que dentro de um mercado específico o Ipad tem muito potencial, mas nem de longe vai substituir qualquer outro aparelho já existente como tio Steve e os applemaniacos querem nos fazer acreditar.”

                                              O iPad NÃO é um netbook. É algo novo. E, se fosse pra dizer que seria um netbook sem teclado, eu até entendo, mas sem flash? E um e-reader sem e-ink? Tá, porque é que não dizem que o Kindle é um e-reader sem cor? Ou será que alguém iria ficar mais feliz se a Apple usasse e-ink e não tivesse cor, animações, vídeo, etc?

                                              “Essa decisão não fará com que o mundo pare de criar sites em Flash. E o usuário comum não quer saber de ideologia… ele só quer que seu navegador funcione em qualquer página. Simples assim.

                                              Tudo bem, a Apple cria seus produtos como bem achar melhor. Mas não dá para dizer, então, que iPhone e iPad proporcionam, nas palavras do chefão, “the best browsing experience”. Sinto muito, titio.

                                              Bem, amanhã a Apple fará o keynote com as novidades do iPhone OS 4.0. Não acredito que algo mude nesse sentido, já que não é uma questão técnica.”

                                              Taí, discordo: acho que, por o Flash não ser compatível com o iPhone ou iPad, irá, sim, ter seu uso mais reduzido. Reparem: há o HTML5, que vai ser o padrão. Não é só a Apple que está banindo o Flash – o Google, por exemplo, está substituindo o Flash em seus sites – youtube, por exemplo. O Flickr também.

                                              E acho que já vai tarde. Quem é que não vê que o Flash não é bom em dispositivos móveis? Há alguns comandos que nem funcionam direito em interfaces reduzidas e de toque, como mouse-over, por exemplo, como já analisado por alguns articulistas. Meu Macbook tem sua bateria reduzida ao usar Flash. A Adobe, em alguns momentos, pareceu não ligar para a relação estratégica que tinha com a Apple e privilegiou produtos rodando em Windows. Agora paga um pouco o preço, e acho bem feito. Mesmo tendo um computador com bom processamento, rodando MacOS X vejo sites em Flash engasgarem, enquanto que no Windows nem parece que tá rolando Flash…

                                              Não, sinceramente? Já vai tarde. E espero que os sites façam um uso racional dos recursos tecnológicos, não poluindo as páginas com tantas coisas em Flash, e usando recursos que sejam parte de padrões universais, e não proprietários.

                                              • Em 2010.04.07 20:07, Bia Kunze disse:

                                                Também torço para isso. Concordo com todos os comentários falando dos problemas do Flash e, na boa, também não sou lá muito fã. Sim, sim, meu Safari vive dando crash por causa dele :) Que venha o tal do HTML5. Mas que vai demorar pra pegar… ah, vai.

                                                • Em 2010.04.25 04:02, matheus disse:

                                                  Acho que vocês estão crucificando o flash.

                                                  Não é qualquer um, que compra uma licença original dos suites da Adobe, e sim profissionais sérios.
                                                  O problema é que a Apple mascará seus problemas de segurança, tentando restringir o Flash, o que faz com que o processamento gráfico fique abaixo do esperado.
                                                  É besteira da apple falar que procura software livres, sendo que seu OS é o mais fechado do mercado(restrito por hardware!!!).
                                                  Tenho um PC antigo, e fiz o teste com o html 5 no youtube nele, e se comparado ao Flash, obtive um resultado inferior, tanto de interatividade quanto de desempenho.
                                                  Mesmo que acabemos com o flash ainda teremos os plugins do Silverlight e java(que e necessário para criação de conteúdo interativo com html 5).
                                                  Só quero ver quando o Silverlight começar a rodar melhor nos PCs e win7 mobile, do que no iphones, e Macs. Vai começar novamente a novela.
                                                  É bem possível que o Slate tenha uma loja de aplicativos em Flash!!!
                                                  E que a Adobe otimize o Seus Creative Suites para PCs!!!

                                                  Que venham os Windows mobile 7 com chip Tegra!!!

                                              • Em 2010.04.07 17:33, TIGOS disse:

                                                Comprei o iPad e por mim Flash nao faz falta alguma. Alguns sites que tem vidos em que o player é da propria Appla ja.

                                                Outra coisa: sou mais a favor do Silverlight (por ser realmente light) do que Flash.

                                                • Em 2010.04.07 17:53, Júnior Gonçalves disse:

                                                  Como pode um mega empreendedor do Jobs ser tão “birrento” a ponto de não aceitar o fato de que a tecnologia flash é uma realidade na web? E que sua “birra” não vai mudar isso?

                                                • Em 2010.04.07 20:57, Mickets disse:

                                                  No meu Firefox acrescentei o módulo “Toolbar Buttons”, que acrescenta diversos botões, dentre os quais botões para alternar o carregamento/visualização/execução de Flash, Java, , iFrames, imagens, etc.

                                                  O Flash está enchendo o saco? Aperto o botão e todos eles somem da página.

                                                  • Em 2010.04.07 21:07, Daniel Ribeiro disse:

                                                    Flash não faz falta pra ninguém! Odeio sites em flash, principalmente aqueles full screen. Você quer enviar uma página específica para um amigo seu e não consegue, pois o texto está enterrado no SWF e a URL do site é única. Geralmente são sites de moda e sites “descolados”… Já foi a época do Flash. Hoje o que vale é o TEXTO, e o texto deve poder ser formatado de acordo com o equipamento e preferências do USUÁRIO e do navegador. E isso é impossível com o Flash.

                                                    Pode até ser que o Steve Jobs esteja fazendo isso por questões de mercado… Mas se for só isso, ele não vai se dar bem, pois qualquer aplicativo na nuvem feito em Flash pode ser feito sem o Flash também sem problema algum. HTML 4 + fazem qualquer coisa.

                                                    T+

                                                  • Em 2010.04.07 22:55, jrk disse:

                                                    O que não está claro é se a “birra” é específica com o flash ou se o iPad não permite nenhum plugin. Java, WMP etc…

                                                    Quem usa o Firefox pode ficar mais tranquilo pois a próxima atualização do 3.6.x vai impedir o FF de travar quando um plugin bugar (como já fazem IE e Chrome).

                                                    • Em 2010.04.08 00:35, Diogo disse:

                                                      Melhor OS do mercado é Linux, não OSX.
                                                      Eu gosto de comparar meu barato 5800 com iphones, ele é fácilmente arrasado pelo Symbian S60v5, vem aí o Symbian^3, pra terminar de enterrar o iPhoneOS.
                                                      Não vou comparar com o Maemo, esse está em uma categoria superior, sozinho e absoluto.

                                                      • Em 2010.04.25 04:16, matheus disse:

                                                        Linux?
                                                        Acho que o Linux perdeu muito mercado com o win7.
                                                        Muitas pessoas se sentem roubadas quando vão comprar um PC, e nele vem Ubuntu.
                                                        Tanto que as próprias montadoras pararam de colocar-lo nos netbooks.

                                                        Linux tem que crescer muito para alcançar o Windows(para usuário comum).
                                                        Tanto que a maioria das pessoas que eu conheço que tem Linux, tem dual boot com windows.

                                                      • Em 2010.04.08 18:46, chase disse:

                                                        parece aquele menino que é o dono da bola. se magoar, ele atrapalha o jogo.
                                                        é cada uma…

                                                        • Em 2010.04.09 10:49, Daniel Bittencourt disse:

                                                          Acho que quem não percebe que o flash e o uso de plugins pra visualização e utilização da Web é o mal da década está muito desligado.
                                                          Como já falado aqui, flash seja lá em qual plataforma/sistema sempre apresenta algum tipo de erro, seja lentidão, travadas e etc, sem falar que pra vc fazer algo em flash vc tem que comprar o Adobe Flash CS4 e pegar um precinho não lá muito convidativo, enquanto o HTML5 é aberto, otimizado, nativo e capaz de produzir resultados tão bons quanto ou superiores do que o flash além de manter a compatibilidade inter dispositivos/plataformas/sistemas.
                                                          Só como exemplo: http://jilion.com/sublime/video

                                                          Acho que o Seteve Jobs é realmente um visionário e corajoso, dispoto a dar a cara a tapas para avançar a tecnologia.
                                                          Flash já vai tarde…

                                                          • Em 2010.04.25 04:19, matheus disse:

                                                            Me responda:
                                                            O que é mais fácil e rápido, programar em flash ou em html 5 + java?

                                                          • Em 2010.04.09 11:19, Joao Henrique disse:

                                                            Pessoal gosta de criticar o mundo Apple e todo mundo vem com esse papo que o Linux é a melhor coisa do mundo.

                                                            NAO É. Pra usuarios comuns nunca foi e os comuns sao maioria.
                                                            Windows é usado pela maioria, mas todo mundo sabe que tbm nao é lá essas coca-cola toda.

                                                            Mac OSX é sim um senhor OS, e que com o flash na parada, acaba gastando mais recursos e dando pau o tempo todo em qq navegador que seja.

                                                            O Steve tem que defender o dele, po. Se nos produtos dele o negocio nao funciona, e ele representa uma empresa que sempre empurrou desenvolvimento tecnologico nao só no campo dos computadores pessoais, como nos mp3 players e até na telefonia móvel, acho válido esperar pra ver qual é.

                                                            Tenho certeza que em pouco tempo conseguiremos viver sem o Flash e o Ipad vai trazer todo um nicho de produtos semelhantes.

                                                            • Em 2010.04.10 14:55, Transportadoras disse:

                                                              Como pode um mega empreendedor do Jobs ser tão “birrento”
                                                              Nada a ver,
                                                              Julia

                                                              • Em 2010.04.11 10:53, Daniel Schmitz disse:

                                                                Steve testou o flash no ipad e travou tudo. Não aguenta nem multitask… Só sei que no meu Symbian o flash roda 100%, que no futuro android vai rodar, e é problema de quem tem mac, iphone, ipad… Vocês q fiquem sem as maravilhas que o Flash produz

                                                                • Em 2010.10.02 22:00, HOOG disse:

                                                                  É Daniel, parece que quem tem produtos Apple tem medo de Flash. Sei não!

                                                                • Em 2010.04.11 15:39, Caio Fossá disse:

                                                                  Existe um grande ruído na questão do html5 dizendo que ele vai matar o flash, o usuário final desconhece que o flash hoje é uma plataforma de desenvolvimento de softwares, tanto para o browser quanto instalaveís em windows, mac e linux muito poderosa.
                                                                  Grande parte dos “paus” que o flash dá são por problemas do desenvolvedor, é muito fácil com pouco conhecimento criar qualquer coisa em flash, mas aí alie isso a um grande número de acessos e outras instabilidades da próprias do ambiente da internet, pronto, da pau.
                                                                  Sem dúvida o flash tem problemas, mas se de modo geral não funcionasse bem, não estaria presente em 98% dos computadores do planeta.
                                                                  Podemos dizer que ele é melhor sucedido de que qualquer sistema operacional do mercado. Inclusive a partir da versão 10, ele usa recursos de hardware como placa de video, acho que ele hoje é muito mais que um plugin, acho que é quase um complemento do sistema operacional como o .net da Microsoft.
                                                                  O html5 até pode vir a substituir o flash em video na web, mas chegar ao ponto de “matar”, não acredito, mais de 80% dos recursos existentes no flash estão sequer previstos no html5, e fora que o projeto tem previsão de uma implentação total somente para 2020, até lá a adobe terá feito um produto com muito mais recursos e estável.
                                                                  Abraço

                                                                  • Em 2010.05.13 16:51, cdsmaker disse:

                                                                    Como desenvolvedor, O flash é uma das ferramentas mais poderosas tanto em animações quanto em funcionalidades que já existiu. E é acessível desde aos designer gráficos quantos aos programadores pesados. E ela não vai morrer só porque o Steve quer. Acorda Apple, desse jeito vai se engasgar no próprio ego. E parabéns Adobe!

                                                                    • Em 2010.05.21 00:30, Rodrigo disse:

                                                                      Antes, eu pensava nisso. Quando vi que a Apple e Adobe estavam brigando por causa disso, fui pesquisar mais sobre o assunto, pois sei que a Apple não sai falando nem fazendo qualquer besteira. Depois que li o que Steve falou sobre o assunto em Apple.com, na mesma hora, tirei o ícone do Flash CS4 da minha dock e fui procurar aprender HTML5.
                                                                      E sim, o Flash está morrendo.

                                                                      • Em 2010.10.02 22:01, HOOG disse:

                                                                        :-O

                                                                    Desenvolvido por Agência WX