Review: Nokia E72

Review: Nokia E72

Se o E71 já era um bom smartphone, o E72 é ainda melhor. A Nokia consertou os poucos defeitos de seu bem-sucedido antecessor e nos trouxe um aparelho matador. Além de contar o que achei do novo modelo, quero neste post ajudar os que estão na dúvida de escolha, já que o modelo antigo está com bom preço nas promoções das operadoras.

As melhorias compensam o preço mais alto?

nokia-e71nokia-e72

Neste review, vou fugir um pouco do convencional. Como todos aqui conhecem o E71, um modelo muito popular, focarei na lista de características que o diferenciam do E72:

1. Ao contrário do E71, o E72 tem entrada P2 para fones de ouvido. Ou seja, agora dá para usar com qualquer fone comum!

2. O pad direcional agora é touch. Ao invés de apertar, basta deslizar o dedo sobre ele. É uma diferença e tanto na hora de rolar telas longas — algo cada vez mais presente por causa de redes sociais, como o Twitter.

3. O teclado do E72 é um pouco mais largo que do E71. Embora eles sejam equivalentes em tamanho, a reorganização das teclas trouxe uma diferença sensível de espaçamento. Só lamento a nova barra de espaço, tão pequena. Não foram poucas as vezes em que digitei a interrogação por engano. Quem não for ex-usuário de E71 não passará por esse problema de “aprendizagem”.

Review: Nokia E72

P.S.: Sim, aquele desenho ali na barra de espaço é de uma lanterna. Basta segurar a tecla para acendê-la 🙂

4. A câmera passou de 3.2 para 5 MP, com grande melhoria na qualidade das fotos. Falarei dela mais adiante.

5. A memória interna passou de 100 para 250 MB, aceitando cartões microSD de até 16 GB. Vem com um de 4 GB.

6. Sobre o sistema operacional, é um foguetão. Pudera, o processador quase que dobrou, e não há “engasgos” na hora de alterar entre aplicativos ou manter vários abertos. Com isso, era de se esperar um aumento no gasto da bateria, mas não sei como conseguiram até melhorá-la. Estou acostumada com meu E75 (cuja bateria é de 1000 mAh), mas com a do E72 (1500 mAh) ele chega a durar quase uma semana com uso moderado, usando agenda, fazendo ligações, SMS, fotografando, navegando pouco. Com uso intenso de internet (emails, redes sociais, navegação, instant messenger ligado o dia todo) ele chega ao fim do dia entre 30 e 40%. É um recorde absoluto entre todos os smarts que já testei, talvez só sendo páreo o Blackberry Bold 9700, que ainda estou testando.

agenda-symbian7. A nova versão do sistema (também atualizado recentemente no meu E75) trouxe algumas mudanças no PIM – o kit básico de gerenciamento, composto por calendário, contatos, notas e tarefas. Agora não há mais um aplicativo à parte para as tarefas — ou “atividades”, como é denominando no sistema em português. Ela se integrou ao calendário.

Não gostei da mudança, ou pelo menos gostaria que isso fosse uma visualização opcional. O ponto fraco do Symbian sempre foi justamente a parte de calendário e tarefas; para quem tem uma quantidade grande de tarefas a administrar, é um convite à bagunça. Pelo menos o sincronismo melhorou bastante. Não havia problemas sérios para usuários de PC/Outlook, mas como eu uso Mac (com Missing Sync), eu convivia com uma série de pequenos bugs agora corrigidos. Por exemplo, os compromissos de dia todo, que após o sincronismo ganhavam 00:00 como horário de início e término.

8. Funcionou direitinho com o teclado bluetooth SU-8W da Nokia. Mas é preciso baixar e instalar o driver. Não sei porque não o achei pelo site da Nokia no aparelho. Tive que ir para o computador, procurar, baixar e transferir por bluetooth.

Review: Nokia E72 Review: Nokia E72

9. O Nokia Messaging agora suporta o Lotus Notes Traveler.

10. Acho que o único ponto fraco no E72 é o alto-falante, que mudou de lugar e agora fica na traseira do aparelho, ao lado da câmera (foto acima). Horrível! Ao conversar com alguém em viva-voz, por exemplo, o celular tem que ficar com a tela pra baixo!

Câmera

Mais que megapixels, a câmera do E72 traz fotos com melhor qualidade que a do seu antecessor, em especial na fidelidade de cores. Fotos à luz do dia costumam ser relativamente boas em qualquer aparelho com câmera semelhante, por isso não gosto de usá-las em meus reviews para avaliá-las. O que quero mostrar aqui é que o E72 trouxe diferenças significativas em situações com menos luz; o auto-foco ficou mais prático com o touchpad.

[foto feita com o Nokia E72]

Na foto acima: é difícil enquadrar um gato preto e um branco, juntos, num ambiente com luz média. Para que o gato preto (Mac) saísse bem, o flash foi necessário, por isso a branca (Ginny) ficou estourada. Mas dá para ver que, mesmo sendo todo pretão, a nitidez do bichano, para os padrões de um celular, está muito boa. Veja a foto no tamanho original clicando aqui. (950 KB)

[foto feita com o Nokia E72]

Na foto acima: sendo um dispositivo de perfil corporativo, profissionais móveis vão adorar saber que dá para usar o modo macro do E72 como um “mini-scanner”. Quem me acompanha aqui no blog sabe bem que essa é uma funcionalidade que uso muito. Isso já era possível no E71, embora letras miúdas em rodapés de recibos eletrônicos não fossem sempre reconhecidas. Com os 5 MP, a legibilidade aumentou. Com ou sem flash, fotografei muitas páginas de livros, revistas, cadernos, recibos e afins e joguei tudo no Evernote. Todos os textos, dos mais diversos tamanhos, foram reconhecidos pelo OCR. Até para quem quiser imprimir mais tarde, o resultado é excelente. Clique aqui para ver a foto no tamanho original. (1,5 MB)

Veja todas as fotos do Nokia E72 na minha galeria do Flickr.

Veredito

Nokia E71 ou E72? Para quem já tem o E71, trocar de aparelho é bobagem, principalmente se você já tem plano de voz e dados. Mas se você deseja o upgrade sem se amarrar às operadoras, ou sem mudar o plano atual, o E72 pode ser comprado, desbloqueado, por R$ 1.500. É o mesmo que paguei pelo meu E75, ambos na Nokia Store. Acho que vale o preço: é um smartphone completíssimo! Vale lembrar: ele conta com licença do Ovi Maps gratuita por toda a vida. Com isso, seu smartphone será também um ótimo navegador GPS. Meu E75 não veio com essa mamata :’-(

Clique aqui para ler o review do E75.

Contudo, se você deseja assinar pacotes de dados ou mudar de plano/operadora, considere o bom e velho E71. Há promoções em que ele pode sair por até R$ 400!

Se você ainda não tem um smartphone ou está dando os primeiros passos em tecnologia móvel, O E71 é um começo bem funcional e econômico.

Pesquise e compre: NOKIA ESERIES E72 Cinza – Desbloqueado – Nokia
NOKIA ESERIES E72 Cinza – Desbloqueado – Nokia

Posts relacionados

Salvar/Compartilhar

116 Comments

  • Em 2011.01.02 17:07, Bia Kunze disse:
    • Em 2011.01.03 01:31, Tatiana Mihailenko disse:

      Bia, como configuro TIM CONNECT FAST , WAP FAST e MMS da TIM no meu nokia E72. Simplesmente não funciona. Nem o atendente da loja Nokia conseguiu. internet funciona somente com WLAN. HELP

      • Em 2011.02.18 09:43, Bia Kunze disse:

        Vá numa loja TIM que eles te ajudam. Mas procure ir em lojas próprias, ass grandes, porque as pequenas são só revendas e o pessoal não tem preparo para isso.

      • Em 2011.01.18 21:13, Débora disse:

        Restaurei meu nokia E72 as configuraçoes originais e deis de então nao consigo configurar mais minha conta de email!!! O que pode ter acontecido ??? Alguém conheçe alguma soluçao!!! pleasee!!!

        • Em 2011.01.27 23:08, Mitnick disse:

          Bia, sempre acompanho seu blog e pela primeira vez posto um comentario. Parabens desde já pelo excelente trabalho.
          Sobre a duplinha e71/e72 sao excelentes aparelhos, mas p ficarem mesmo matadores, eles deveriam ter o mesmo tamanho de tela dos e61/e62, que utilizo ate hj p navegacao e leitura de ebooks. Realmente é o único motivo que não me fez comprar um e71..
          Mas o que vc acha? Vou sentir muita diferenca por ex, p ler meus ebooks?

          bjus mil

          • Em 2011.02.18 09:42, Bia Kunze disse:

            Não é impeditivo, mas o conforto é maior com telas grandes.

          • Em 2011.02.17 00:03, Claudio disse:

            Oi bia vc e seu chat sao d+!me de uma dica: baixo muitos arquivos em pdf. ppt. rar. e zip. To indeciso entre E72 ou N97. Pra esse caso qual vc indica?abraços.

          • Em 2011.03.16 16:54, Elias disse:

            Qual vale mais agora, E72 ou C5 ?, obrigado pelas informações.

            • Em 2011.03.17 11:36, Daniel disse:

              Bom, eu tenho um e72 e é um aparelho mt bom, mas eu tenho um problema com ele. Um dia eu atualizei pelo Ovi Suite, e instalei tb o microsoft communicator, mas vi que nao me era util entao desisntalei, e a partir dai meu Skype, Chat, ebuddy ou qualquer outro app parecido com eles nao conecta mais. Alguem ja teve esse problema e sabe como resolver?

              Abç

              • Em 2011.03.19 21:26, Rafael França Lima disse:

                Bia o lance do GPS é so baixar no site da nokia tem um monte de celulares disponiveis para o download do OVI MAPS 3.0 alguma coisa eu instalei no meu N97. Alias quando você compra um N97mini ele ja vem com o GPS gratuito e o meu N97 esperei 3 meses para baixar 🙁

                • Em 2011.03.20 09:36, Adriano disse:

                  Oi Bia

                  tenho um E72 com chip da claro. E não consigo configurar o e-mail do hotmail para utilizar sem o serviço de dados da operadora. Quero apenas usar o wi-fi. É possível?

                  valeu…

                  • Em 2011.04.10 12:26, claudio silva disse:

                    oi amigo um bom dia . pode me informar se o e71 0u e 72 tem suporte pra o aplicativo de internet opera mini? to na duvida qual comprar dos dois. pelo que pude verificar nos comentarios dos usarios, o que mudou foi so a velocidade do processador. pode me da um a opiniao particular?grato, claudio

                    • Em 2011.04.13 22:51, Lays Chiara disse:

                      Tenho um Nokia e72 e tudo estava ótimo até eu instalar o thunderbird no meu computador… agora não consigo receber mais os emails do hotmail no cel… fica pedindo senha, eu coloco e nd acontece, ele desconecta! alguém sabe como resolvo isso??

                      • Em 2011.04.18 19:24, César disse:

                        Fernanda, a bateria do meu E-72 não está durando nem um dia, com pouquíssimo uso. Será que alterei alguma configuração ou a bateria está com defeito?

                        • Em 2011.04.18 19:26, César disse:

                          A bateria do meu E-72 não está durando nem um dia, isto com pouco uso. Será que alterei alguma configuração ou a bateria está com defeito?

                          Desenvolvido por Agência WX