Aposentando o Symbian

photo

Deu o que falar o artigo “O Symbian está morrendo”, que postei no Tecnoblog semana passada, sob o ponto de vista de usuária. O próximo Podsemfio (n.95), que vai ao ar na 6a feira, continuará nesse tema. Dessa vez, expondo o ponto de vista de um desenvolvedor.

No post do Tecnoblog falei do meu jeito “móvel” de trabalhar, mas já preciso fazer um update…

Expliquei que, como profissional móvel, meu modo de trabalhar vinha mudando bastante de uns tempos pra cá. Saíram os sincronismos com PCs, entraram as soluções de armazenamento na “nuvem”. Meu dia-a-dia passou a girar em torno de serviços como Dropbox, iDisk (MobileMe) e Evernote.

Eu vinha me virando com o Nokia E75 e o iPhone 3G. Enquanto o iPhone tomava conta das tarefas online, como ler emails, navegação e comunicação, o E75 ficava para criação e composição. Com o teclado bluetooth, o QuickOffice e o WordPress, a idéia era não ter que andar com note/netbook a tiracolo.

Aí o iPhone 3GS caiu em minhas mãos. Com o iOS4, percebi que não preciso mais de outro dispositivo para complementar as deficiências do sistema móvel da Apple. Porque agora elas são mínimas! E a produtividade atingiu o patamar esperavado desde 2007:

  • Acesso e abro meus arquivos direto do Dropbox e iDisk;
  • Com o teclado bluetooth funcionando no iPhone, edito meus textos de lá direto no QuickOffice ou no Docs To Go;
  • Escrevo emails mais longos;
  • Rascunho posts no WordPress;
  • Faço anotações em reuniões no Evernote, em texto ou áudio;
  • Acesso modelos de receituários, orçamentos e recibos, redijo para meus pacientes e envio na hora.

Resultado? Chutei o iPhone 3G e o E75. Solicitei um 3GS na Vivo e estou felizona da vida. E o melhor: não precisarei me esgoelar atrás do iPhone 4 quando sair. Um 3GS com iOS4 tem vida longa pela frente!

Não me entendam mal: o E75, como aparelho, é excelente. É só o sistema que não se encaixa mais no meu estilo de vida. Ia vender, mas desisti: ele continuará aqui em casa, como meu Symbian de testes. E estou no aguardo dos primeiros lançamentos com o novo sistema MeeGo.

Minha 2a linha de celular “passeará” entre os aparelhos que recebo para testar. E quando não houver, ficará no substituto do E75… que  deverá ser o Motorola Quench, que é o Android no “formato” que mais agradou meu gosto pessoal até hoje — fino, leve, sem teclado físico. Detalhes do bichinho virão num futuro review. Aguardem…

Salvar/Compartilhar

59 Comments

  • Em 2010.07.05 22:20, O Symbian está morrendo? « Emanuel Campos disse:

    […] Garota sem fio ergueu a polêmica recentemente, o Symbian está morrendo? Afinal, com a própria Nokia anunciando […]

    • Em 2010.07.09 15:21, crocodilodundee disse:

      Ola, voce realmente escreve muito bem. Eu como engenheiro acabo manipulando mais numeros do que palavras, mas adoro blogar tambem. Pouco depois do lancamento recebi meu iPhone 4, e vou te contar, minha vida mudou. Ja nao me desgrudava do meu iPhone 3G, e agora do iPHone 4, nao o largo um segundo. Tenho certeza que qdo chegar em sua mao, vc tb nao vai querer trocar de aparelho. Uma coisa que acabo usando pouco é o meu iPad, pois qdo estou fora de casa uso o iPhone e em casa, acabo usando o Macbook e o iPad fica meio de lado, pois para produtividade um Macbook resolve melhor o problema. O iPad acaba ficando mais para pequenas leituras etc.. Abracao e parabens pelo blog!

      • Em 2010.07.10 08:22, Aoshish disse:

        Aí, Bia, como você trocou agora de vez para o iPhone, será que não seria legal fazer um post sobre como funciona o sistema de aplicativos para iPhone? Tipo como usar o app shop, quais aplicativos são essenciais, quais são as opções free (ao shop), etc.

        • Em 2010.07.10 11:51, Bia Kunze disse:

          Olá Aoshish! Estou preparando alguns tutoriais sim, tanto para iPhone como para Android, que são as 2 plataformas mais requisitadas.

        • […] irá se repetir mais uma vez. E todos os blogueiros foram abandonando a Nokia. Blogs como o da Garota sem Fio, Tekimobile, Rodrigo Toledo estão migrando para outros sistemas, seja Android ou iOS. Até o […]

          • Em 2010.07.23 19:50, Adeus Nokia! - Christiano Anderson disse:

            […] Aposentando o Symbian (Garota Sem Fio) […]

            • Em 2010.08.03 14:44, Paulo disse:

              Bia, procurei no teu blog, tinha na cabeça que vc tinha feito o teste no Vivaz, mas não encontrei, acho que sonhei. Estou sem câmera e estou pilhadão em pegar ele por causa da 8.0 filmando em HD. Talvez esse seja o ultimo symbian, pelo menos da Sony?

              • Em 2010.08.06 23:39, Paulo disse:

                Comprei mesmo o Vivaz, um symbian, que é leve, num processador de 720, ele fica muito rápido. Curtindo muito ele, a câmera HD faz uns videos muito bons, tu que gosta de macro pra colocar no Evernote, Bia, também bom demais, só mirar no texto e clicar. Ele deu um ou dois paus na hora de instalar os mapas do garmin que tive que tirar a bateria pq nem desligava, mas normalmente ele fica com várias tarefas, skype, garmin, tocando musica e continua extremamente rápido. Estou satisfeito. Fotinho da minha cachorra no macro, no primeiro dia, configuração inicial, sem flash, sem retoque: http://twitpic.com/2caeph Ótimo blog, como sempre, Bia, leitura obrigatória. Obrigado.

                • […] o iPhone 4 chegar às lojas tupiniquins pra trocar meu iPhone 3G. Nesse curto período de tempo, dispensei o segundo smartphone de trabalho (Symbian, que supria as carências de trabalho do iPhone) e abandonei de vez o uso do laptop em […]

                  Desenvolvido por Agência WX