O desfecho do “antennagate”

NaNa última 6ª feira, Steve Jobs subiu ao palco diante do mundo mais uma vez, desta vez numa missão constrangedora: dar ao mundo uma satisfação sobre o problema da perda brusca de sinal do iPhone4, a última coqueluche tecnológica de consumo. O tal “antennagate”, como chamam os norte-americanos.

Para quem ainda não entendeu ou quer saber do que se trata essa celeuma, segue um tira-teima e uma análise do desfecho da história. De maneira bem sucinta, para que leigos possam entender também.

1. O que é o “antennagate”?

antennagateTão logo o iPhone4 chegou aos consumidores, há um mês, vários relatos de perda brusca de sinal do celular chegaram à web e à mídia, causando imenso alvoroço. Segundo a Apple, pouco mais de 16 mil clientes procuraram a empresa se queixando, dentro do universo de 3 milhões de aparelhos vendidos. Mas são 16 mil bastante barulhentos (devem ser blogueiros…) já que Steve Jobs precisou interromper as férias no Hawaii para dar satisfações pessoalmente.

2. Qual a causa do problema?

A Apple se orgulhou muito em fazer um aparelho muito poderoso e bem fino ao mesmo tempo. O feito se deve a um trunfo de engenharia e design: colocar as antenas de celular, wifi e GPS circundando o aparelho, e não numa placa convencional, por dentro. Contudo, a posição da antena de celular compromete o desempenho na empunhadura, especialmente com os canhotos. Ao tampá-la com a mão, o sinal é interrompido.

antena-2 antena-1

3. Qual foi a justificativa da Apple?

Jobs iniciou o a coletiva ressaltando que é preocupação da empresa que seus consumidores estejam felizes. Minimizou as queixas, atribuindo a uma pequena parcela de usuários. Embora nas últimas semanas tivesse negado que era uma questão de hardware, Jobs fez uma análise comparativa com diversos smartphones de outras marcas, mostrando em gráficos que elas também possuem problemas de recepção.

As empresas citadas por Jobs não gostaram. Samsung, RIM, Nokia e HTC soltaram notas repudiando o ato. Temos que concordar que as comparações foram um tremendo passo em falso de Jobs…

É evidente que qualquer celular tem interrupção de sinal se antena for tampada. No caso da Apple, o problema ganhou dimensão porque a posição dela no iPhone4 invariavelmente a fecha quando um canhoto segura. Por isso que a primeira declaração de Jobs acerca do problema, há um mês, foi motivo de chacota em todo o mundo: “segure diferente”.

4. É só isso? Por que tanto estardalhaço então?

bloomberg-antennagateBem, tudo que a Apple faz causa estardalhaço. Ela sempre se beneficou da “indústria de rumores” que a cerca, pois gera mídia espontânea. Assim, o lado amargo ganha repercussão proporcional.

Isso alarmou investidores, uma vez que as ações da empresa começaram a cair desde os primeiros relatos de defeito. Para se ter uma idéia, até a TV Bloomberg cobriu a coletiva do “antennagate”, acompanhando em tempo real a recuperação na bolsa.

5. Qual a solução?

A empresa passou a oferecer bumpers gratuitamente a todos que compraram iPhones até agora. Bumpers são tirinhas de silicone que funcionam como uma capa: ficam em volta do aparelho evitando o toque direto com a antena. Até então, elas eram vendidas a U$ 29, em 6 opções de cor. Mesmo assim, usuários insatisfeitos poderão devolver seu iPhone. Eles serão ressarcidos sem maiores questionamentos.

bumpers-iphone4

Uma atualização de software (4.0.1) promete melhorar a “fidelidade” no índice de sinal da rede celular.

6. E então, compro ou não um iPhone4?

Ao que tudo indica, o problema da antena não afeta todos os aparelhos, já que muita gente não teve problemas de recepção de sinal. Caso você queira muito um iPhone4, sugiro que espere alguns meses, a fim de que que você não seja “contemplado” com um exemplar defeituoso. A Apple não vai falar isso, mas obviamente eles vão trabalhar para que, nos próximos lotes, o problema seja resolvido definitivamente. Não dá para garantir por enquanto, mas é bem provável que, quando os aparelhos brasileiros estiverem nas lojas, o caso esteja encerrado.

Pessoalmente… eu ainda não me decidi quanto ao iPhone4, e nem tenho pressa. Estou com um 3GS novo, para suprir as lacunas que o 3G deixou com o iOS4. O 3GS foi comprando pensando em ficar com o marido caso eu me decida pelo modelo mais novo. Se tem uma coisa que eu aprendi nesses 13 anos de tecnologia móvel foi segurar o impulso de early adopter — ou seja, deixar de ser afoita na hora que sai uma novidade tecnológica. Eu uso a mobilidade a trabalho e quero ter 100% de certeza que minhas aquisições serão bem feitas. Se até setembro estiver segura em adquirir um iPhone4, o farei. Mesmo com a oportunidade que me apareceu recentemente de trazer um do exterior, prefiro esperar.

Posts relacionados

Salvar/Compartilhar

33 Comments

  • […] This post was mentioned on Twitter by Bia Kunze, Zoom Digital, Thiago Massambani, Thomy, Roger Lovato and others. Roger Lovato said: O desfecho do “antennagate”: NaNa última 6ª feira, Steve Jobs subiu ao palco diante do mundo mais uma vez, desta v… http://bit.ly/bUxGOT […]

    • Em 2010.07.19 12:32, Brida disse:

      “Uma atualização de software (4.0.1) promete melhorar a “fidelidade” no índice de sinal da rede celular.”
      Essa atualização, liberada no DIA ANTERIOR à conferência, na verdade degradou o sinal do iPhone 3GS também. Acredito que tenham liberado essa atualização, UM DIA ANTES da conferência, para que o iPhone 3GS ficasse com a recepção do sinal prejudicada também, e equivalente ao iPhone 4. Assim, Jobs teria uma desculpa esfarrapada para apresentar na conferência dele.

      • Em 2010.07.19 12:49, Bia Kunze disse:

        Confesso que não entendi nadinha dessa atualização. Não a fiz ainda no meu 3GS, pois tenho visto muitas contradições. Pareceu que agora o sinal das operadoras sempre parecerá mais fraco, e, assim, a Apple pode jogar a culpa nas operadoras. “Ah, tá caindo? Mas olha como a recepção tá fraca na sua região!”
        Não achou…?

        • Em 2010.07.19 13:11, Vinicius Vasques disse:

          Pelo que entendi eles mudaram a faixa de corte de cada uma das barrinhas, antes o sinal cheio correspondia a até 55% de eficiência na recepção e o que o update fez foi nivelar essas faixas. agora vc tem algo em torno de 17% para cada barra sendo que a barra ficará cheia caso você tenha sinal acima de 70%

          • Em 2010.07.19 17:58, Guilherme Labrego disse:

            essa atualização, não foi para prejudicar o 3GS. O iOS 4.0.1 traz um novo algoritmo que faz um calculo mais preciso da quantidade de sinal que o telefone esta recebendo, diminuindo a margem de erro da quantidade de barras em relação ao sinal.

          • Em 2010.07.19 21:26, Edu disse:

            Não Bia, vale a pena ler o artigo ou ao menos os 2 gráfico do anandtech. O sinal agora parece ser real. Antes mentiam pra você.

            http://www.anandtech.com/show/3821/iphone-4-redux-analyzing-apples-ios-41-signal-fix

          • Em 2010.07.19 21:27, Edu disse:

            Brida vale a pena ler o artigo ou ao menos os 2 gráfico do anandtech. O sinal agora parece ser real. Antes mentiam pra você.

            http://www.anandtech.com/show/3821/iphone-4-redux-analyzing-apples-ios-41-signal-fix

          • Em 2010.07.19 12:33, disse:

            O Jobs foi petulante e idiota ao justificar os problemas do iPhone4 apontando problemas alheios. Mas num ponto ele tem razão, não esta satisfeito? Devolve.
            Como já foi dito, é só um telefone…

            • Em 2010.07.19 14:27, Henry disse:

              Concordo com o Zé.
              Afinal, quem precisa tão desesperadamente de um modelo mais novo? Ainda que ele fizesse algo que nenhum outro faz, não existe necessidade tão urgente.
              Apenas os Caçadores de Status podem sofrer se não puderem ostentar seu troféu. E agora o troféu ficou com menos brilho….

            • Em 2010.07.19 12:52, scamar disse:

              A venda do iPhone4 deve ser proibida no Brasil, até que o problema da perda de sinal seja definitivamente resolvido. A “solução” apresentada por Steve Jobs não passa de uma gambiarra. A Anatel deve negar a homologação, e as entidades de defesa do consumidor tem que agir se este smartphone chegar ao nosso mercado. Não importa que os fanboys dêem xilique, ou mesmo que se matem. Respeite o consumidor brasileiro, senhor Jobs!

            • Em 2010.07.19 13:31, Eduardo disse:

              Tenho um 3GS e esse fim de ano pretendo passá-lo para minha irmã e pegar um aparelho novo. Minha idéia inicial era pegar um iPhone4, mas frente à postura da Apple de total descaso com os consumidores (basta ver a reação do Jobs ao falar que ia dar bumpers de graça), estou seriamente pensando em um Android. Ou mesmo o Windows Phone 7.

              • Em 2010.07.19 23:38, Fabiano disse:

                Android, cara, Android… Não põe muitas fichas no WP7, que vai ser um bomba!

              • Em 2010.07.19 14:31, Igor disse:

                O fato da própria Apple dizer que o iPhone “é só um telefone”, é mais argumento para que eu não compre um iPhone.

                Eu preciso muito mais que um telefone. Na verdade, o que menos faço com meu celular é usar a função telefone. Por isso, continuo com o N900.

                • Em 2010.07.19 18:51, Celso Dantas disse:

                  e tio steve não falou “é só um telefone” esse e-mail já foi desmentido pelo GGB.

                  • Em 2010.07.19 23:19, disse:

                    Não foi a Apple que falou isso. Se eu não me engano foi um jornalista famoso de tecnologia dos States. Não lembro o nome agora…

                    • Em 2010.07.20 08:22, Celso Dantas disse:

                      Não foi um jornalista não, foi de uma troca de emails com um cliente e tio jobs. E o BGG atribuiu a jonas erroneamente.

                  • Em 2010.07.19 15:47, crocodilodundee disse:

                    Como venho dizendo aos colegas de blogs nos ultimos dias, refiz inclusive um video onde utilizava um chip da tim e segurei o danadinho de todas as formas possiveis, e o sinal se manteve constante durante todo o teste. Na minha opiniao, podem comprar seus iphones 4 que nao se arrependerao, o danado é um show!

                    • Em 2010.07.19 18:50, Celso Dantas disse:

                      Acho que vc entendeu o “problema” errado Bia.

                      O iPhone 4 não tem problema nenhum. E próximos lotes não virão diferentes.

                      Todo celular, se vc colocar a mão sobre a antes tende a atenuar o sinal do aparelho, N900, Doid X, iPhone 4 ou não. O problema do iPhone é sua popularidade. É possível reproduzir o mesmo “defeito” com qualquer celular (consigo reproduzir com meu iPhone 3G), só é necessário você estar em uma área com um sinal fraco que essa diferença irá aumentar. Será possível perceber uma variação de “barras” maior. Caso contrário, dificilmente seu celular perceberá uma atenuação de sinal.

                      O que Jobs fez em liberar os Bumbers (capa) é pra acalmar a mídia que vem fazendo um estardalhaço sobre seu celular.

                      O Nexus One já foi relatado com o mesmo ‘problema’:
                      http://www.engadget.com/2010/02/11/nexus-one-3g-problems-persist-after-update-is-it-a-design-pro/

                      Mas não houve tanto alarde da mídia por que não tem todo o trendy que o iPhone tem.

                      E tem mais: http://daringfireball.net/linked/2010/07/18/incredible
                      Mesmo problema com o Droid Incredible.

                      E ai? Por que não houve o mesmo movimento da mídia com esses aparelhos?

                      Estranho né?

                      C!

                      • Em 2010.07.19 18:58, Carlos Jefferson Chase Silva dos Santos disse:

                        Isso é pra ver se esse cara se torna um pouco mais humilde (duvido).

                        Também serve pra moçada parar de colocar esse celular em um pedestal e acordar para coisas mais importantes da vida.

                        J. Chase
                        http://www.chase4077.wordpress.com

                        • Em 2010.07.19 20:49, Milton T. disse:

                          Depois do antenagate comecei a reparar (quase não falo no celular)que o sinal do meu 3GS simplesmente cai em alguns lugares, ficando totalmente sem serviço e vejo muita gente falando em seus celulares ao meu redor.

                          • Em 2010.07.19 23:15, Edw disse:

                            Jobs e seu peculiar mau caratismo. Anatel, deixa entrar esta droga defeituosa senão alguns se matam se não tiverem esta maçã… podre.

                            • Em 2010.07.19 23:18, Henrique disse:

                              Hoje sai no blog do iPhone (um dos melhores na minha opinião) um teste a respeito do “problema” de sinal. Caso você se interesse, se o link http://blogdoiphone.com/2010/07/inedito-teste-de-recepcao-do-iphone-4-com-as-operadoras-brasileiras/

                              Achei um bom vídeo. Estou acompanhando o “Antennagate” com o meu 3GS na espera de um iPhone4 e ao meu entendimento, não é algo tão assustador quanto a mídia está alardeando.

                              Parabéns pelo blog Bia.

                              Abraços

                              • Em 2010.07.20 08:41, Rodrigo Duda disse:

                                O que entendo é que são poucos aparelhos que ocorrem esse erro, comparado ao numero de aparelhos vendidos.
                                Os teste que alguns blogs estão fazendo, na minha opinião são interessantes mas desnecessários.
                                Interessante porque prova que o aparelho comprado pela pessoa não tem o problema e sim mostra perda de sinal ( o que ocorre com qualquer aparelho – tentei simular com o meu N95 e não teve perda nenhuma , mas vamos lá ).
                                Desnecessário porque não prova nada. São 3 milhões vendidos e alguns 16 mil que reclamaram, ou seja, é obvio que não é um problema que afeta todo o PROJETO do iphone 4, isso é evidente. agora, eu pegar o meu celular e fazer um teste e dizer que o problema não é problema, isso é complicado. a mesma coisa que eu pegar o 3gs, fazer meia dúzia de teste com o MEU aparelho e justificar que o problema não é problema, na boa.
                                O que me incomoda é o Jobs, admiro o cara pelo profissional que ele é, dar justificativas de Mané, ou seja: ao dizer que o problema, não é problema só nosso ( i daí, comprei um iphone porque ele é diferente dos outros e não porque ele tem defeito igual aos outros ) siguinifica o que? Nada! E outra, é tão infeliz a justificativa que quem estiver insatisfeito pode devolver. Uma pergunta: alguém acredita que uma empresa como a Apple devolveria o $$ por um problema que é comum a todos os celulares? Vou devolver o Milestone porque a bateria não agüenta! Ou vou reclamar que a câmera do Htc é ruim e por isso quero meu rico $$ devolta.
                                Acho que o o Jobs pensou, “Vai se cola né ? ”

                                • Em 2010.07.20 10:52, Helvio Mota disse:

                                  Acho o iPhone 4 um primor de design, mas não compraria um. E nem é por esse “problema” na antena. Meus celulares sempre acabam experimentando a gravidade mais cedo ou mais tarde, e isso num iPhone 4 é fatal, com todo aquele vidro exposto.

                                  • Em 2010.07.20 11:51, Lucas Arruda disse:

                                    Enfim uma reportagem decente sobre o “grande” problema.

                                    • Em 2010.07.20 13:06, Erickson Leon disse:

                                      Bia, parece que o “antennagate” revelou que há fragilidades na construção dos equipamentos da Apple e que ela tem dificuldades em assumir o fato de que às vezes ocorrem erros de engenharia… Não acho que a política até então estabelecida pela empresa seja prudente em um mundo em que o cliente pode “botar a boca no trombone” através de mídias paralelas. Acredito que seja uma lição tardia para a equipe da Apple… afinal vale a velha sabedoria: “shit happens”, o importante é como você lida com o problema quando ele aparece na mão do cliente. BTW, o iPhone4 é realmente o ponto mais alto do design de telemóveis que já vi e acredito que resolvendo este problema (e outros que devem estar “under the hood”) pode ser uma ótima aquisição sim, também aguardarei pelo menos até setembro para dar o meu passo no sentido de adquirir um novo. Óptimo o seu post, como sempre. Saúde menina!

                                      • Em 2010.07.21 16:18, sanan magoi disse:

                                        Oi. Sempre que posso vejo seu blog. tenho um iphone 3GS e um novo 4.nao sei o que aconteceu ou acontece com quem tem um iphone4, mas sinceramente não tive problemas de sinal ou coisa parecida.

                                        • Em 2010.07.21 20:59, Luciano Andrade disse:

                                          Eu sinceramente acho que em parte isso chega a ser sensacionalismo! Pois muitos outros telefones revelaram o mesmo problema, inclusive o próprio iPhone 3GS e não apareceu ninguém reclamando por conta disso! Testei no meu Nokia N97 e o mesmo acontece, mas assim como no iPhone 4G, não chega a perder o sinal bruscamente como muitos andam comentando, depende muito da região e Operadora. Eu não sei se é proibido postar links aqui e já antecipado peço desculpas se for, mas caso queiram dar uma lida neste artigo do Blog do iPhone no link abaixo, na minha opinião foi bem esclarecedor e ao mesmo tempo revelador!

                                          http://blogdoiphone.com/2010/07/inedito-teste-de-recepcao-do-iphone-4-com-as-operadoras-brasileiras/

                                          Parabéns pelo Ótimo Blog Bia!

                                          • Em 2010.07.22 09:00, Ivan Carlos disse:

                                            Eu segurei e tampei meu HTC Diamond de tudo quanto é jeito, não caiu 1 barrinha de sinal sequer. #apple #iphone4 #fail #antennagate

                                            • Em 2010.07.28 02:48, Olivares Rocha disse:

                                              Se não me falha a memória, nos primórdios da telefonia móvel, falavam que não se podia segurar a antena, então retrátil, dos celulares por causa da.. irradiação… Imagino que a irradiação dos aparelhos de então devia ser maior…
                                              Existem estudos controversos sobre os malefícios desta irradiação. Uns dizem ser inofensivo, outros alertam para futuras epidemias de tumores na cabeça… Mas todos concordam: deve-se ter cuidado no manuseio da antena e diminuir ao estritamente necessário o uso dop celular… Me assusta toda vêz que aproximo um celular de uma caixa de som ou tv em funcionamento e vejo e ouço a interferência eletromagnética em ação.. fico sempre imaginando esta irradiação de microondas no meu cérebro.. mas voltando à vaca fria: afinal, é ou não é perigoso segurar antena de celular ainda mais em uso???

                                              • Em 2010.08.02 09:52, Roger disse:

                                                Bia, será que a Microsoft vai se aproveitar desta onda de problemas p/ promover o seu Windows Phone 7?
                                                Será que colocar o dedo no olho dos outros (como fez Steve Jobs) realmente vale a pena?
                                                Sei lá…
                                                Ah, falando no WP7, eu achei um artigo bem legalzinho…
                                                Vale a pena lê-lo!
                                                http://www.vivasemfio.com/blog/por-dentro-do-windows-phone-7/
                                                Bjos e até!

                                                • […] oficial. O iPhone 4 vendido no Brasil tem problemas com a recepção de sinal, o famigerado antennagate? Vários leitores me procuraram relatando uma baixa no sinal, principalmente os da […]

                                                  Desenvolvido por Agência WX