Review: Samsung Galaxy Tab

Com reviews pra lá de positivos pipocando pela web, os leitores estão me procurando insistentemente para saber se o Samsung Galaxy Tab é um bom aparelho realmente. Por causa disso, estou aqui adiantando no review — só deixarei para o futuro aspectos que necessitem de um prazo maior para a avaliação, como a bateria.

Também estruturei este post baseando-me nas principais dúvidas de vocês, uma vez que já publiquei minhas primeiras impressões e características técnicas. Portanto, leiam antes:

Como o Galaxy Tab é parecidíssimo com o Samsung Galaxy S, leiam também:

Mas vamos ao que interessa:

Design e acessórios

Uma boa notícia: não será preciso gastar com acessórios para extrair o máximo do Galaxy Tab. Além do cabo com adaptador de tomada, ele vem com uma capinha e dois fones de ouvido: um estéreo, com fios, e um bluetooth, pequenino, para atender às chamadas.

Samsung Galaxy Tab

A capa é de primeira, de couro, bem trabalhada, deixa o tablet bastante discreto, parecendo um livro. Mesmo assim, eu daria uma sugestão aos fabricantes de capas: criar um modelo alternativo com um pequeno visor frontal, para o usuário identificar quem está ligando sem ter que “abrir o livro”. Nos momentos ociosos, pode-se deixar um visível um widget de relógio, por exemplo. Lembram da tampinha do Palm m100?

Mesmo assim, o problema pode ser parcialmente contornado atribuindo toques específicos aos seus contatos, permitindo identificação sonora.

Diferente dos tablets xingling que estão aparecendo por aí, o Tab não tem aquele acabamento plástico barato, frágil e excessivamente leve. É muito bem constituído. Graças à tela de 7″, ele é mais portátil que um iPad, cabe nas bolsas femininas menores, ou num canto da mochila, como se fosse um livro comum.

Adaptação dos apps na tela de 7″

Uma excelente descoberta, que de cara fez o Tab subir uns 1000 pontos no meu conceito. Os apps disponíveis do Market ficam muito bem adaptados na tela de 7″, e não apenas os nativos. Para me certificar disso, baixei e instalei apps aleatórios, como leitores de notícias, apps esportivos, de lazer e produtividade. A renderização foi perfeita, com ótima qualidade, leitura confortável e comandos bem posicionados. Acho que se a tela fosse de 10″, como o iPad, não ficaria tão legal: tudo ficaria muito grande, com aproveitamento de espaço ruim.

Samsung Galaxy Tab Samsung Galaxy Tab

Acima, duas fotos do Tab exibindo telas do aplicativo NewsRob, um leitor de RSS. Clique sobre as imagens para ampliá-las.

Claro que, mesmo assim, os desenvolvedores poderão adaptar seus aplicativos para aproveitar a telona ao máximo, inserindo mais informações. Aliás, isso já está acontecendo: o Fuze Meeting, o Wall Street Journal e o brasileiro Folha.com são apps específicos para Androids em tablets.

Ainda assim, diferente do iPad, toda a gama disponível no Market já é utilizável de cara. Não será como no iPad, onde os aplicativos não-adaptados continuam do tamanho do iPhone, ficando encolhidos no centro daquela tela enorme. Apesar da vantagem de quase um ano da Apple, o Tab ganhou um tempo precioso com isso. Não sei ainda como é nos demais tablets Android que estão despontando.

Portanto, àqueles fanáticos por Apple, que dizem que o Tab é um excelente hardware mas não tem um software tão bom quanto o iOS, retruco dizendo que não é bem assim. O Android 2.2 pode não estar pronto para tablets, como o Google atesta, mas isso não é o fim do mundo como cheguei a achar antes de mexer no Tab. O déficit de usabilidade perto de um iPad com iOS 4.2 é menor que imaginei. Desculpem, mactarados, o campo de distorção da realidade não funcionou comigo :)

Escrita

O teclado é o mesmo dos Androids pequenos, com direito a Swype. Portanto, fica espichado nas mesmas proporções. Usando-o horizontalmente, você digita sem maiores entraves. Como ele não reproduz o tamanho de um teclado convencional, evidentemente, você precisará de alguns dias para se adaptar.

Samsung Galaxy Tab

Leitura

Com certeza muitos querem um tablet para ler ebooks. Aqui, o usuário poderá ter sensações antagônicas, aprovando ou não a tela de 7″. Ler ebooks é delicioso no Tab, que é menor e bem mais leve que o iPad. Ao contrário do tablet da Apple, dá para ler com grande conforto com uma só mão, sem precisar colocá-lo no colo ou numa mesa. Ou seja, no formato, está mais para um Kindle.

Samsung Galaxy Tab Samsung Galaxy Tab

Nas imagens acima, o leitor de ebooks: formato de prateleiras, semelhante ao iPad, e visualização da página de um dos livros que acompanha o produto. Clique sobre as fotos para ampliá-las.

O problema pode vir na hora de ler PDFs. Como eles ficam centralizados na tela, em muitos caso a fonte fica bem pequena e atrapalha a leitura de quem não tem uma boa visão de perto. É possível aumentar dando zoom, e não aumentando a fonte, como nos formatos adequados para ebooks, como o ePub. Só que aí será preciso ficar dando scroll na tela, o que é bem chato. Se você pretende fazer uso de uma biblioteca de PDFs que já possui, é importante considerar sua acuidade visual. Muitos PDFs gerados há muitos anos não possuem caracteres pesquisáveis, portanto, não funcionam com o “reflow” dos eReaders. Na minha opinião, Kindle DX e iPad continuam na frente nesse sentido. Assim, minha dica continua sendo: que material você pretende usar para leitura? Você já tem bastante coisa em PDF? Verifique primeiro para não se decepcionar depois.

Celular com tablet ou tablet com celular?

Samsung Galaxy TabOutra dúvida dos leitores: é possível usar, no dia-a-dia, o Tab como celular? A resposta é: depende. Num dia-a-dia itinerante de trabalho e estudos, não há desconforto na convergência, desde que você esteja sempre com seu fone bluetooth ou com fios. A Samsung já entrega ambos os fones na compra do tablet. É o mesmo que carregar por aí uma agenda ou pequeno livro, que servirá para tudo: organizador pessoal, navegador, livro, tocador multimídia e telefone. Se você já carrega tudo isso por aí diariamente, o tablet é um unificador muito bem-vindo.

Só que, evidentemente, na hora de passear, jantar fora, pegar um cinema ou ir pra balada, você só vai querer levar, no máximo, um celularzinho pequeno. E é aí que o Tab dá um pontapé no iPad: você pode alternar o mesmo chip entre ele e um celularzinho qualquer, sempre que quiser. Uma única linha para voz e dados que funciona nos dois, sem essa de ter que comprar um chip à parte só para dados ou depender exclusivamente de wi-fi, como acontece com o modelo da Apple. O fato é que você tem mais liberdade de escolha de planos e pacotes. A Vivo vende o Galaxy Tab com pacotes de voz e dados, ou só de dados. Ou nenhum dos dois. Se você já tem um plano, é só colocar seu chip nele!

O Tab estará à venda em todas as operadoras, mas para se ter uma idéia de preços, vejam tabela com todos os planos da Vivo Sul: [formato .xlsx, 21 KB]

Vejam no meu Flickr todas as fotos do Samsung Galaxy Tab.

Conclusão

Sem dúvida, estendo para o Tab as palmas que bati para o Galaxy S. É completíssimo. Fico devendo mais considerações (como bateria e TV) para um próximo post, com uso prolongado, mesmo assim já posso fazer minhas recomendações. Se você adora tecnologia móvel, é fã do sistema Android ou quer aproveitar ao máximo um dispositivo convergente, ele é sua escolha. E bota convergência nisso: não é mais preciso smartphone e eReader, e dá para dar adeus à mochila caso você tenha uma rotina itinerante. Nas ocasiões onde você só quer levar um celularzinho no bolso, basta trocar seu chip de voz e dados.

Se você não quer se dar ao trabalho de intercalar chips, e só deseja um tablet para leitura de ebooks, jornais, revistas, um pouco de navegação e ver seus filmes favoritos na cama ou no sofá, o Galaxy Tab é muita coisa. Talvez o ideal mesmo seja um iPad fazendo dupla com seu atual celular ou smartphone. Resta-nos confirmar a que preços o aparelho da Apple chegará aqui, mas certamente um iPad só com wifi será mais em conta. Ou então, aguardar o Playbook da RIM, caso você tenha um Blackberry.

Salvar/Compartilhar

98 Comentários

  • Em 2010.12.03 08:24, Bia Kunze disse:

    Estranho… Vou procurar a assessoria da Samsung para saber o que está acontecendo. Obrigada por avisar.

    • Em 2010.12.03 08:25, Bia Kunze disse:

      Nadinha. Tela fantástica.

      • [...] trocando idéias sobre o mundo portátil. Em um bate-papo divertido, Bia revela suas impressões do Samsung Galaxy Tab, fala de Android versus iPad, finalmente por aqui, de comportamento digital e abre o coração para [...]

        • Em 2010.12.03 10:04, Reviews do Galaxy Tab | DeTudUmPoko.com.br disse:

          [...] GarotaSemFio – Review: Samsung Galaxy Tab Tweet Posted in Notícias de Tecnologia, Recomendações do xandin, Tecnologia Tags: análise, Apple, Galaxy, iPad, review, Samsung, Tab, tablet « iOS vs Android – Desafio mobile You can leave a response, or trackback from your own site. [...]

          • Em 2010.12.04 21:32, Review: Samsung Galaxy Tab | Finance Planet disse:

            [...] Review: Samsung Galaxy Tab [...]

            • Em 2010.12.05 10:23, Rafael disse:

              Adorei: “Desculpem, mactarados, o campo de distorção da realidade não funcionou comigo”
              Isso mostra que você está comprometida com o que é bom para o usuário e não com bandeiras e marcas.

              • Em 2010.12.05 10:25, Rafael disse:

                Subdimensionamento da demanda. É o mesmo motivo pelo qual houve dificuldade com o iPhone 4 e o Kinect. Será que os fabricantes pensam que no Brasil só tem indio?

                • Em 2010.12.06 19:05, Joyce disse:

                  Tenho algumas dúvidas
                  1. Dá pra editar documentos?
                  2. Tem saída adaptável pra VGA (fundamental pra que usa mto pwerpoint)?
                  3. Se sim, dá pra espelhar? Dá pra colcoar em “modo de apresentador” a exemplo do q o powerpoint faz?

                • Em 2010.12.12 09:08, Roger disse:

                  Tenho feito uma dupla interessante: quando conveniente deixo ele na mochila em “wifi movel” e uso o Ipod Tocuh conectado a ele.

                  • Em 2010.12.14 21:15, Flavio disse:

                    É verdade. Também estou tentando compra-lo e só encontrei na Vivo aqui no E. Santo. Online eu achei no Fastshop e com melhor preço….. fiquei namorando o dia inteiro. A noite, quando decidi compra-lo, adivinhe??? ESGOTADO.

                    • Em 2010.12.18 17:50, Luiz Fabiano disse:

                      Alguem ai mexe com o Excel no samsugn Tab ou Kindle ou alfa, ou ate mesmo outro que eu não conheca, Pois meu objetivo seria mais ter para usar “e bem” Excel, mas muito em visualização .

                      • Em 2011.01.02 17:04, Bia Kunze disse:

                        Ele visualiza planilhas nativamente e vem com o Thinkfree Office já instalado.

                      • Em 2010.12.18 18:04, Alexandre disse:

                        Só uma duvida Bia o galaxy tab pode ser usado sem chip?

                        • Em 2010.12.19 23:16, Andrea disse:

                          Olá Bia, tudo bem?

                          Tentei conectar o Samsung Tab na rede wifi de meu iPhone4 roteado, mas ele não achou a rede. Todos os computadores que eu testei acharam. Testei no Galaxy S também e nada! Será algum bloqueio do Androide? Só conecta via Bluetooth. Me dê um help, obrigada.

                          • Em 2011.01.02 17:03, Bia Kunze disse:

                            Não deveria ser nenhuma limitação do Android, já que ele entende um iPhone4 roteado como um hotspot qualquer… resta saber se você colocou como hotspot mesmo, ou se é ponto-a-ponto.

                            • Em 2011.06.28 13:52, Aline Leonel disse:

                              Olá, como faço pra colocar meu iphone 4 como hotspot e o que seria isso? Acesso do meu netbook a internet do meu iphone utilizando o bluetooth e conectando por “ponto de acesso” também tentei fazer isso no meu samsung tablet mas não consegui, os bluetooth se reconhecem mas o compartilhamento da internet não acontece, existe algo que eu possa fazer no tablet ou no iphone para que possa compartilhar a internet? Pago 126,00 num pacote de internet da Claro exclusivo para iphones e não quero ter q adquirir um pacote de dados só para o tablet, e meu chip mesmo que não fosse um mini chip não funciona no tablet por causa do pacote que é configurado apenas para uso em iphones…consegue me ajudar? Rsrs obrigada

                          • Em 2011.01.02 12:08, Odair disse:

                            Bia, sou leitor assíduo do seu site e tomo decisões baseado na sua opinião. Comprei um Tablet da Samsung. É ótimo. Apenas não consegui realizar chamadas de vídeo, chamando outro possuidor de tablet, claro. Será problema de operadora? Eu revirei os manuais e as configurações do avesso e não consegui. O que vc me recomenda? Feliz 2011 e muito sucesso no seu trabalho.

                            • Em 2011.01.02 17:02, Bia Kunze disse:

                              Odair, as videochamadas devem estar habilitadas pela operadora para que possam ser feitas. Entre em contato com eles.

                            • Em 2011.01.02 17:44, Odair disse:

                              É incrivel o que fiquei sabendo agora da Claro e o Samsung Tablet. Eu Bia, um Alerta contra a Claro. Eu comprei lá um Samsung Tablet e nunca consegui fazer um telefonema com vídeo. Sabe porque? Porque a Claro não permite que se fale com outra operadora. Ou seja, a Vivo, e a OI permitem usar todas as capacidades do Tablet, mas a Claro não permite.

                              E eu descobri isso há pouco numa loja da Samsung com uma pessoa que estava lá reclamando da mesma coisa e vi clientes da OI e da Vivo fazerem ligações sem qualquer problema, com excelente imagem.

                              Me sinto lesado, enganado e gostaria de deixar aqui esse alerta. Se porventura eu estiver equivocado, que alguém entre em contato comigo através daqui.

                              • Em 2011.01.03 00:21, Marco Antonio disse:

                                Oi Bia,

                                Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu site. Conheci hoje e já está em meus favoritos.

                                Irei adquirir um Samsung Galaxy daqui a alguns dias, isso é fato…. O problema está em qual versão irei optar: S ou TAB. Por “benefícios” que tenho com a operadora, ambos sairão pelo mesmo preço e isso me deixou ainda mais confuso de qual será o melhor.

                                Ambos possuem características que me atraem muito, porém confesso que a única coisa que me desagrada no TAB é o seu tamanho. Isso quando utilizado como um simples celular me parece um grande problema. O fato é que uma função que me faz muita falta no meu atual Sony Ericsson Vivaz é o comando por voz. Usava muito esta função em meu Motorola Q. Hoje para fazer uma ligação usando o viva-voz no carro, tenho que pegar o aparelho e ligar manualmente e somente ai consigo usar as funções do viva voz.

                                Pelo o que percebi o TAB é muito semelhante ao S porém com algumas vitorias e derrotas. Me parece que se o S for atualizado para Android 2.2, este ficará realmente superior ao TAB (tirando obviamente a utilização como reader, onde o TAB sempre ganhará pelo tamanho da tela).

                                Minhas dúvidas são:

                                1 – Eu consigo fazer uma ligação fazendo comandos por voz do tipo “Ligar para Fulano Celular”? Se isso for possível o TAB ganhará muitos pontos pois seu tamanho será resolvido pelo fone bluetooth onde passarei a ligar e receber pelo fone sem precisar tirar o TAB do bolso.

                                2 – Não sei muito sobre Android, porém me parece que o layout dos celulares nativos na versão 2.2 é diferente dos 1.6 ou 2.1. Meu medo é que ao adquirir um S a Samsung lance logo em seguida um novo modelo S nativo para versões 2.2 em diante. É impressão minha ou realmente existe este risco. O layout que me refiro são os botões padrões onde nas versões <2.1 são 3 e nos 2.2< são 4… rs

                                No final vejo que o que me interessa no TAB é a possibilidade de com atualizações ter um celular atual por mais tempo que o S.

                                Meio confuso não!? rs Se forem surgindo mais dúvidas lhe pergunto… rs

                                • Em 2011.01.03 11:45, Marco Antonio disse:

                                  Olá Bia,

                                  Peço desculpas, estava com tanto sono que me esqueci de agradecer no post acima.

                                  Muito obrigado pelas informações.

                                  • Em 2011.01.06 19:29, Bessa disse:

                                    Olá Bia!

                                    Conheci o seu site hj enquanto procurava informações sobre o GTab. O seu review está muito bom. Meus parabéns!
                                    Porém, gostaria de saber, se eu trouxer um GTab do USA ele funcionará normalmente por aqui, e também gostaria de saber se com o GTab eu poderia estar ouvindo música e ao mesmo tempo editando um texto em word. No aguardo, Muito obrigado!

                                    • Em 2011.01.31 19:19, Pedro Gonçalves disse:

                                      O Galaxy Tab é realmente muito bom com vários recursos (anos luz do iPad). Porém tem algumas falhas como a resolução em algumas aplicações e o fato de não se poder definir um proxy diferente para cada rede wifi. Mas problema mesmo é a assistência: o meu quebrou dia 28/12/2010 e até hoje a Samsung não conseguiu repor a unidade pois dizem que não têm a unidade em estoque. Agora estou pedindo meu dinheiro de volta… depois dessa, eu não recomendo a aposta: é muito dinheiro para correr o risco de ficar na mão.
                                      Para quem vai utilizar um tablet só para ver e-mails, revistas, música e acessar a internet, o iPad é uma escolha mais confiável.

                                      • [...] Garota Sem Fio [...]

                                        • [...] Garota Sem Fio [...]

                                          • Em 2011.02.26 09:55, Douglas Castro disse:

                                            Bom dia Bia,O galaxy tab e espetacular!!!o unico problema que estou, e que procuro os acessorios dele e nao acho sera que vc pode me informar onde encontrar aqui no brasil?
                                            grande mancada da Samsung!!!obrigado

                                            • Em 2011.03.06 16:01, carol disse:

                                              Boa tarde,
                                              bem como comentaste…
                                              comprei um samsung tab, agora tenho q, comprar outro menor.
                                              gostaria q, falasse sobre o nokia n8. vale a pena?
                                              obrigada,
                                              carol.

                                              • Em 2011.03.15 17:17, Nilton Araripe disse:

                                                Boa tarde,
                                                Tentei conectar o Samsung Tab na rede wifi de meu Nokia N8 roteado, mas ele não achou a rede. Todos os computadores que eu testei acharam.
                                                Você me dar alguma dica.
                                                Obrigado,
                                                Araripe

                                                • Em 2011.03.15 17:18, Nilton Araripe disse:

                                                  Boa tarde,
                                                  Tentei conectar o Samsung Tab na rede wifi de meu Nokia N8 roteado, mas ele não achou a rede. Todos os computadores que eu testei acharam.
                                                  Você tem alguma dica.
                                                  Obrigado,
                                                  Araripe

                                                  • Em 2011.03.22 06:49, Kamei disse:

                                                    Pessoal, preciso da ajuda de voces. Comprei meu galaxy e to tendo um problema danado de sincronização com meu pc. Será que é o Vista? Hoje por exemplo deixei sincronizando á noite toda e só os contatos que sincronizaram e a agenda ate´agora não consegui nada. Ja apontou um arquivo devicedataservice.exe mas não encontrei nada a respeito. Será que poderiam me ajudar?

                                                    • Em 2011.05.28 07:29, Alexandre Tunala disse:

                                                      Além do “reflow view” há outros programas que do mesmo tipo. Gostei muito do “RepliGo”. Deu outra vida a leitura de arquivos PDF no meu smartphone. No Galaxy Tab ficará melhor ainda.

                                                      • Em 2011.06.25 00:31, Alex disse:

                                                        Todas as versões do Samsung Galaxy Tab são tablet e celular ou há alguma versão que seja apenas tablet? Obrigado

                                                        • Em 2011.06.26 18:57, Bia Kunze disse:

                                                          Alex, tá saindo um Galaxy Tab novo, maior, só tablet e com Honeycomb. Espero testar em breve.

                                                          • Em 2011.06.29 10:39, Alex disse:

                                                            Obrigado pela resposta. Perguntei isso pois quero a versão com cel mesmo. Fiquei com medo de comprar e que nem todas as versões tivessem essa opçao. Obrigado novamente.

                                                        • Em 2011.07.12 19:02, sandro disse:

                                                          Quero saber se o modelo do tablet samsung galaxy p1010 pega chip de celular e se pega como faço pra coloca-lo. E como funciona o GPS, pois quando aciono abre uma janela escrito ( esperando local ) e depois fecha a pagina.

                                                          • Em 2011.07.17 16:02, Fernando disse:

                                                            Olá Bia, comprei um Galaxy Tab ( T Mobile – todo preto ) no Paraguai e descobri depois que ele não possui a função para assistir TV , pois não é o mesmo vendido no Brasil. Teria alguma possibilidade de baixar o programa que faz esta função? Não descobri nada por enquanto.Obrigado.

                                                            • Em 2011.08.20 20:31, luana cunha disse:

                                                              boa noite, gostaria de saber se o modelo 1010 da galaxy tab eu tb posso colocar o chip e acessar o gprs dele.

                                                              vi que esse modelo é mais barato e nao pretendo usar como telefone, porem tenho chip tim e queria usar o plano de dados… mas fiquei confusa pois nos reviews q vi nao fala especificando os modelos…

                                                              obrigada

                                                              luana

                                                              • Em 2011.11.14 15:43, Nicolas disse:

                                                                os reviews normalmente falam do p1000
                                                                o p1010 é sem chip.
                                                                isso me desanimou, isso e o fato de não ter tv digital
                                                                mas ainda vou comprar o meu

                                                              • Em 2011.08.25 22:26, Wellington M. Fonseca disse:

                                                                ONde encontro teclado e mouse pra comprar para o Galaxy tab 7′. Tenho um desde Maio 2011 e estou por demais satisfeito…
                                                                Espero ajuda e
                                                                Fico no aguardo…
                                                                Meu email:
                                                                kalvinno@gmail.com

                                                                Desde já,
                                                                Obrigado!

                                                                • Em 2011.11.14 15:42, Nicolas disse:

                                                                  Mouse para tablet? não quer um note?
                                                                  mas o teclado só no ML.
                                                                  Espero ter ajudado

                                                                • Em 2011.09.15 18:00, Edmilson De Nola Sá disse:

                                                                  Acabo de adquirir um Galaxy Tab wi-fi. De todo modo, seu trabalho e análise me ajudaram muito a fazer a opção. Depois que colocar as mãos nele devidamente e explorá-lo, darei minha opinião. Obrigado.

                                                                  • Em 2011.10.08 00:50, Raul disse:

                                                                    Edmilson,
                                                                    Gostaria muito de saber se ele é confortável para navegar e ver filmes ou poderia ser uma pouco maior?

                                                                  • Em 2011.10.27 23:32, Fabio disse:

                                                                    A internet do Samsung Galaxy Tab so funciona com o WI-FI.
                                                                    ou posso usar a Internet de um Cartão Sim normal.

                                                                    • Em 2011.11.14 15:41, Nicolas disse:

                                                                      só wi fi
                                                                      tbm vou comprar um desses. tem wifi por onde eu vô.Também não tem
                                                                      tv digital (buaaaah)
                                                                      mas vale a pena
                                                                      ele e um celular razoável fazem uma ótima dupla

                                                                    • Em 2011.11.02 16:06, Well Lima disse:

                                                                      Olá Bia, conheci hoje seu site enquanto pesquisava Reviews do Galaxy Tab 7 no Google. Simplesmente fantástico, tanto o review quando o site por completo. Parabéns.

                                                                      • Em 2011.11.11 15:26, pablo disse:

                                                                        o galaxy tab tela 7 pega chip??

                                                                        • Em 2011.11.16 20:18, Ana Helena disse:

                                                                          Olá Bia moro em Goiânia, eu comprei um Galaxy tab p1010, adorei o tablet, mas tenho perguntas!

                                                                          Eu só acesso a internet via Wi-fi?
                                                                          Utilizando o celular como moldem via Bluetooth e possível?
                                                                          E se não for possível, por que então há a opção Agps? sendo que se eu sair da zona Wi-fi, não irei poder utilizar (ex: viajar)

                                                                          Obrigada Bia, tenha um ótimo dia! :)

                                                                          • 48 comentários antigos não estão sendo mostrados. Clique para exibir todos os comentários
                                                                          Desenvolvido por Agência WX