Reativando meu número SkypeIn

Depois de uma semana, consegui botar meu número SkypeIn para funcionar. Estou desde 2a feira com ele na nativa novamente. Portanto, conforme prometi, compartilharei com vocês meu procedimento.

A própria Transit Telecom desenvolveu — em tempo recorde — uma aplicação para não deixar os clientes de sua ex-parceira, a Skype, na mão. Chama-se CallMe. Uma vez que ainda não há possibilidade de portar números VoIP para outras empresas, esta é a solução para que donos de números SkypeIn continuem recebendo chamadas. Ainda não há a possibilidade de adquirir créditos ou assinar planos pós-pagos, mas isso será possível em breve.

Para voltar a usar seu número SkypeIn, preencha um cadastro na página da Transit e aguarde retorno por email, com seus novos login e senha. De posse desses dados, basta instalar o aplicativo Softphone. Embora use o protocolo SIP, por enquanto só é possível usar seu número no aplicativo da Transit, mas em breve, funcionará com qualquer outro software VoIP, inclusive móvel.

Softphone da Vono à esquerda; CallMe da Transit à direita.

O serviço é bem estável e a qualidade das ligações está até melhor que no Skype! Contudo, já percebi que há redes de banda larga que “sabotam” o tráfego de VoIP, e isso tem acontecido também com o Vono. Muita gente se queixa da mesma coisa na web, e noto que são as mesmas empresas que interferem nos pacotes VoIP. Isso me irrita profundamente, porque as empresas juram de pé junto que não fazem esse tipo de coisa. Aham. Senta lá, Claudia.

Quanto ao fim da parceria, a Transit se defende afirmando que a Skype recebeu a notificação com tempo suficiente para oferecer outra alternativa a seus usuários. Contudo, não foi o que aconteceu; como vocês sabem, os usuários receberam um email alarmista avisando que o serviço seria encerrado e ponto final. Uma nova parceria já foi feita com a GT, mas ainda não há uma previsão de data para que o SkypeIn volte a ser oferecido. De qualquer forma, ainda não há como portar os números antigos da Transit para outra empresa. Conversei com um especialista em redes, que me explicou que a portabilidade em VoIP não depende só de aspectos legais. Tecnicamente, é muito mais complicado do que parece, ainda mais com o número enorme de empresas que prestam esse tipo de serviço.

Agora que o sufoco acabou, voltarei à programação normal. Tenho 2 reviews na manga e mais uma série de posts com dicas móveis. Segunda-feira eu volto… :)

Posts relacionados

Salvar/Compartilhar

14 Comentários

  • Em 2011.05.20 23:51, Francisco Pires disse:

    Mas pode rodar o software no Mac e no iPhone? Obrigado.

    • Em 2011.05.22 10:57, edw disse:

      Aí vai da necessidade de cada um não perder o número. Como foi inconveniente, mas não o fim do mundo para mim, mudei mesmo para a Vono e estou admirado com a qualidade. Por via das dúvidas, como não sei de quem foi a picaretagem de deixar milhares a ver navios, nunca mais quero ouvir falar de Skype e nem de Transit.

      • Em 2011.05.23 00:45, Mauricio Carneiro disse:

        Para mim a picaretagem foi claramente da Skype. O contrato dos clientes foi com a Skype e ponto final. A Transit poderia fazer o que quiser quem tem que proteger os clientes é a Skype e o que ela fez? Mandou um email dizendo não quero mais saber de vocês, procurem a empresa e se virem. Simples assim. Se você compra um computador de uma marca e o HD quebra e a empresa que fabricou o HD não existe mais, mas seu computador ainda está na garantia. Vc acharia justo a fabricante do Computador dizer que não poderá fazer nada pq o HD não é dela?

        • Em 2011.05.23 09:23, Francisco Pires disse:

          Desculpe, mas isso aí tá com cara de matéria paga. Se não tem app pra iPhone nem pra Mac, ambos usados pela escritora da matéria…

          • Em 2011.05.23 11:40, Bia Kunze disse:

            Francisco, há uma série de aplicativos que suportam protocolo SIP, em todas as plataformas móveis e fixas. Não é preciso usar apps específicos. No caso da Transit, foi criada uma solução emergencial para que quem já usava seu número SkypeIn não o perdesse para sempre, e em breve funcionará com esses apps todos. Há muita gente que usa esse número profissionalmente, o anuncia e coloca em cartões de visita.

            Não faço resenhas pagas. Leia sobre minha política de conduta: http://www.garotasemfio.com.br/blog/anuncie/

            Ah, e eu uso Windows também. Me alterno entre um Macbook Air e um AspireOne, pois 99% das consultorias que dou são para usuários Windows.

            • Em 2011.05.25 09:04, Cesar disse:

              Existe algum software que eu possa usar no iPhone para receber as ligações da Transit?

              • Em 2011.05.25 11:31, Bia Kunze disse:

                Cesar, logo o Fring e o Nimbuzz poderão ser usados pra isso. A engenharia de software deles tá trabalhando em cima.

          • Em 2011.05.23 14:03, Hans disse:

            A Transit agora conseguiu o pacote que gostaria de pegar todos os clientes do Skype para prover o serviço de ligações entrantes. Só vou acreditar que a Transit não tem culpa se me disserem que o serviço de linha entrante não tem custo mensal. Caso contrário eu acho muito chato em falar que a Transit faz as coisas direitas e a Skype fica sendo vilã da ex parceria. Pois a Transit não desenvolveu em tempo record nenhum softfone para cobrir a quebra de parceria pois o Softfone já existia a mais de 5 anos e desenvolvido por uma cia baiana que não vou fazer propaganda. Peço cuidado com os comentários, pois da forma como coloca parece ser sim matéria paga.

            • Em 2011.05.25 11:33, Bia Kunze disse:

              Hans, pelo que entendi deles, não pagarei nada até o fim do meu contrato anual, no início de 2012. Meu plano com a Skype foi o de 12 meses, e entendo que eles respeitarão isso.

            • Em 2011.05.25 09:03, Cesar disse:

              Sempre usei o SkypeIn para receber ligações através do Skype no iPhone. E agora? Continuo sem o serviço.

              • Em 2011.05.25 11:34, Bia Kunze disse:

                Eu também :(
                Tô usado só no Windows, mas claro que não é a mesma coisa. Estou a maior parte do tempo na rua. Espero que logo o protocolo da Transit role em qualquer programa SIP, para PCs ou móvel. Tem uma pá de gente como eu e você nessa sinuca :P

              • Em 2011.05.31 20:30, Jefferson disse:

                Antes deste software da Transit sair, já tava na cara que o Skype iria demorar a voltar a prover o serviço, entao fiz a solicitaçao de reembolso para o Skype, a qual foi atendida em 2 dias. Depois chegou o software da transit, aí pensei.. “dancei com meu número”, mas mandei todos os dados que eu tinha e eles habilitaram meu número… o qual esta funcionando e estou pagando nada à Transit e recebi reembolso do Skype. Fica aí uma dica aos usuários Skype que foram lesados como eu…

                • Em 2011.06.07 06:28, Roger disse:

                  Jefferson,

                  Por favor poderia dar mais detalhes de como solicitar o reembolso para o SKYPEIN. Pois eu não sabia que o SKYPEIN teria seu serviços descontinuado, e renovei o meu número no dia 29/05/2011 por mais 1 ano e estou até agora sem respostas da SKYPE (maita falta de respeito)e sem o número funcionar. Obrigado

                • Em 2011.06.26 11:21, Tiago disse:

                  Bia, durante esse processo de migração para o call me da transit, vc foi informada sobre o custo do serviço após o seu período de assinatura atual (feito ainda pela skype) expirar? Me parece arriscado aceitar um termo da transit sem saber o custo…

                  Abraco!

                  Desenvolvido por Agência WX