Turbulências antes de chegar no iCloud

Depois de alguns dias fora, cheguei em Curitiba ontem com o espírito preparado para o que seria uma grande maratona: a atualização para o iOS 5 e migração do MobileMe para iCloud. Já sabia que seria uma maratona, pois acompanhei nas redes sociais o sufoco de muita gente. Os servidores da Apple enlouqueceram. Por isso que decidi aguardar o fim de semana, quando as coisas certamente estariam mais calmas.

O problema foi que logo cedo meu MobileMe “pifou”. Não sincronizava mais. Eu tinha acabado de chegar de viagem, precisava atualizar agenda e contatos com urgência! Era iCal dando erro, calendários assinados do marido sumindo, enfim, um caos. Acessando o Me via browser, ele mandava migrar para iCloud. Mas não concluía o processo. Mandava voltar mais tarde.

Como semana que vem viajo de volta, o jeito era começar a maratona naquele instante mesmo.

Coisa pouca não era: dois Macbooks, um iPhone e um iPad. Na hora de atualizar o iTunes do Mac principal, descobri que era necessária uma atualização de 1,3 GB do Lion, além dos 77 MB do próprio iTunes. E começou o download. Leeeeento como nunca vi, e a culpa não era da minha conexão de 15 MB da GVT, que estava ok nos speedtests momentos antes.

Algum tempo depois, com o Mac atualizado, enfim botei o iTunes para baixar os 700 MB do iOS 5 para iPhone. Mais espera. Para ganhar tempo, resolvi adiantar a atualização do Lion no meu outro Mac, o Air. Para os downloads serem mais rápidos, não fiz mais nada de grandioso ao longo do dia. Usei meu fiel Android, o LG Optimus Black, para responder os emails e acompanhar no Twitter, no Facebook e nos blogs como o povo estava se virando com as novidades. Tinha gente com surtos psicóticos… mas pra que estressar? Aproveitei para ler, fazer um bolo, contar carneirinhos…

Com o iPhone enfim atualizado, pude sair para alguns compromissos rápidos. Coloquei o iPad para atualizar e saí. Nesse meio tempo já ia checando as novidades principais — os Lembretes, a central de notificações, as abas no Safari, sinalização no Mail… só que algumas coisas ainda não funcionavam, como o iMessage e o Find My Friends, que insistiam que eu deveria migrar do MobileMe para o iCloud. Que diabo?

De volta em casa, o iPad estava pronto e tinindo. Mas aí eu me embananei naquela tela em que eu deveria colocar meu Apple ID antes mesmo de configurar o tablet. Aí entendi que teria que teria que esperar mesmo os servidores da Apple darem um refresco, já que a única maneira de realmente ativar seu iCloud era logar no “me.com/move”.

Mas pensam que eu cheguei à essa conclusão fácil assim? Mais tarde li que o Vladimir Campos passou pela mesma dúvida. Senti-me menos tapada em ver que um Apple-ninja passou por isso, sendo, portanto, mais culpa da Apple do que minha. Não era algo muito óbvio.

O Air ficou atualizado sei lá que horas da madrugada. Eu já tinha desistido, fui dormir bem antes. Os servidores da Apple continuavam insuportavelmente lentos.

Hoje de manhã felizmente o pesadelo acabou. Consegui migrar para o iCloud, configurá-lo nos dois Macs e começar o “passeio de dados” entre eles, o iPad e o iPhone. Só faltava meu laptop Windows — sim, tenho um Acer AspireOne com Windows 7, que uso nas minhas consultorias e sincronizo meus aparelhos de testes com Outlook, Ovi, Google, Kies, LG, Blackberry, etc. Acreditam que foi o mais simples? Bastou atualizar o iTunes e baixar o iCloud Control Panel. O resto se fez sozinho e o Outlook entrou na festa.

Mas graças à lerdeza de todo o processo, foram necessárias 24h para eu enfim botar o pé nas nuvens. Foram 2 atualizações de Lion (1,3 GB cada), 3 iTunes (77 MB cada), 2 de iOS 5 (800 MB cada), 2 de iPhoto (300 MB cada)… estão somando? Depois vieram os apps pra ataulizar…

Assim como meu amigo Francis, tenho achado bem chato alternar o tempo todo entre 3 contas, a loja brasileira, a americana e o ID do me.com, onde sempre estiveram meus calendários e contatos.

Mas valeu. Foi uma delícia ver as fotos que tirava com a câmera do iPhone aparecerem automagicamente em todos os dispositivos e computadores! Mas a que custo, heim? Da próxima vez, fica a dica para a Apple: não libere tantos downloads e serviços de uma vez só. Pena que tio Istive não está mais entre nós para puxar a orelha de vocês!

* * *

P.S.: minha impressão do iCloud e do iOS 5 ficarão para o próximo post. Queria fazer um podcast ao vivo para ajudar o pessoal que tem Windows a atualizar seus iPhones, iPads e ativar o iCloud pela 1a vez. São 34 emails com esse tipo de dúvida desde ontem! Se os geeks sofreram pacas, imaginem o nó que está dando nos usuários comuns…

Salvar/Compartilhar

25 Comentários

  • Em 2011.10.14 17:27, Almiro disse:

    Eu não tive taaanto problema assim, Bia. Como atualizei as máquinas da esposa e do moleque, foram 2 notebooks, 3 Iphones e 2 Ipads. Fiz no dia mesmo, comecei na hora que saiu, por volta das 22 horas o processo finalizou. Algumas “zicas”, mas nada que fosse de outro mundo contornar.

    Espero as suas impressões sobre o icloud. Não gostei muito, pois algumas funcionalidades perdidas fazem falta.

    • Em 2011.10.14 17:33, Andrei disse:

      Viva o Android!!!

      • Em 2011.10.17 18:20, Bia Kunze disse:

        Hahahahaha! Eu ia falar “viva o Blackberry”, mas aí os servidores da RIM foram pro brejo…

      • Em 2011.10.14 17:59, Milton T disse:

        Até hoje só tenho uma conta brasileira, mas vi uma dica que posso ter essa única conta na App do Brasil e Argentina simultâneamente. Depois que fizer a atualização do iphone da esposa, abrirei a Argentina, somente para os jogos

        • Em 2011.10.14 18:33, Milton T disse:

          Bia, o 3GS da esposa está logado na minha conta e queria transferi-lo para uma conta dela, para não carregar o iCloud.

          Ela só não queria perder seus MSNs e contatos, qual a maneira “menos burra” para eu fazaer isso?

          Preciso zerar o 3GS?

          Grato

          PS.: Fazia tempo que não fazia essas perguntas tolas, não? Desde o MotoQ lermbra?

          =)

          Grato

          • Em 2011.10.14 19:38, Milton T disse:

            Bia, por favor, pode deletar o comentário anterior, abri uma nova conta para a esposa no próprio iPhone

            grato

            =)

            • Em 2011.10.17 18:20, Bia Kunze disse:

              Ok! Mas não se preocupe com perguntas “tolas”, aqui é exatamente o lugar para isso.

          • Em 2011.10.14 19:43, Vinício Marzano disse:

            Aqui baixei assim que liberaram no site da Apple com a conexão GVT 15MB foi rapido, atualizei o iPhone 4 e depois o Macbook Pro, não tive problemas que as pessoas relataram.
            Só tenho uma dúvida não consigo apagar as fotos do álbum “compart. Fotos” nem pelo iPhone ou iPhoto. Pois tem umas que não quero mais. Não entendi como funciona direito, se tiver alguma dica me fala. Outra coisa que não entendi, se compro um app no iPhone quando sincronizo com iTunes ele aparece mensagem de remover app. E não transfere as compras.

            • Em 2011.10.14 19:46, julio takada disse:

              Bia, acho que os ex-usuários de Windows e recentes de Mac OS ficaram mal-acostumados com a Apple! Lembro que quando tinha que instalar algo grande no Windows, dava pau com outros programas, ou quando comprava um smartphone tinha que pesquisar em trocentos blogs para resolver problemas.
              Sim, o volume de tráfego de dados foi gigantesco. Li em algum site de notícias que na Inglaterra o volume quase triplicou (algo em torno de 28 GB/s!).
              Agora o sistema:
              1. Qualquer usuário do IOS/Mac OS vai poder checar agenda de compromissos e agenda de telefones via qualquer navegador de qualquer computador. Se quiser, lembretes e email do x@me.com. Tá, o Gmail já tinha isto, até não acho que seja um diferencial, mas agora o ecossistema Apple também tem.
              2. É legal você clicar com o botão esquerdo (ou com dois dedos no touchpad do macbook) e colocar um link na lista de leitura do Safari e depois ler no Iphone, Ipad, Ipod ou em outro Mac que tenha a mesma conta da Apple. Funciona como o Instapaper;
              2. Você insere um contato no Iphone e logo depois depois está na nuvem; ou o contrário, usa o seu PC com um teclado confortável para inserir contatos, anotações e compromissos, para depois vê-los no Iphone.
              3. O imessage é muito simples: tanto quem manda como quem recebe devem ter IOS 5; o sistema identifica com a cor azul se aquela mensagem será enviada gratuitamente e com a cor verde se ela irá como SMS. É o mesmo programa de SMS. Se o telefone não estiver disponível (exemplo, uma garagem de um prédio), a mensagem vai para o email cadastrado! E há indicação de que a mensagem foi entregue! É dukc…
              4. Deslize o dedo da parte superior, próximo à câmera frontal, para baixo até próximo ao botão frontal e você terá uma tela com previsão do tempo, mensagens não lidas, compromissos e a cotações de ações (este no estilo Bloomberg, correndo de um lado para outro da tela); você pode ir no Ajustes, Notificações e definir quais notificações vão aparecer. Exemplo: se você baixar o app da Net (tv cabo), você verá os horários que vão passar filmes/programas e ajusta um alerta, que vai tocar e ser exibido na tela do Iphone.
              5. o primeiro backup para o iCloud demora mais ou menos 1h; os demais serão automáticos (se wifi ligado, fonte de energia conectada e tela em descanso), mas se você o fizer manualmente, verá que são rápidos.
              6. O download no Mac OS é grande porque também atualiza o iPhoto (e mais alguma coisas, além de corrigir bugs) para ter a função de visualizar a foto recém-tirada nos outros dispositivos conectados àquela conta. Nos EUA, os caras querem dar função de streaming de video, aluguel, etc.
              7. Se você colocou senha para destravar a tela, pressione duas vezes o botão frontal e aparecerá um botão para ativar a câmera sem precisar destravar o telefone e em outra parte da tela os botões para pausar, ir para música/podcast anterior ou posterior, ou mudar o volume da música que você estiver ouvindo. Com a câmera ativada, você pode tirar foto pressionando o botão “+” que você usa para aumentar o som. Foto tirada, foto na nuvem, no iPhoto tem a localização no mapa de onde foi tirada. Simples.
              8. Durante a sincronização com o iTunes (para quem preferir manter seus dados no computador e não na nuvem), antes não dava para usar o Iphone simultaneamente, mas agora a sincronização é feita e você pode continuar usando os aplicativos.
              Conclusão: não é perfeito, nem tem recursos exclusivos, mas funciona muito bem. O conjunto Iphone, Ipad e Macbook/Imac fala a mesma língua.

              • Em 2011.10.14 19:47, Vinício Marzano disse:

                Esqueci de comentar, estou com a conta sincronizada no iTunes e iPhone pelo iCloud App e Books

                • Em 2011.10.14 20:34, Joyce disse:

                  Eu achava que só eu tava achando um saco ter que alternar entre quatro (brasileiro, americano, argentino e me.com) apple id’s. Se alg tiver uma solução peloamordedeus me avisa!

                  • Em 2011.10.14 21:49, Edu disse:

                    Bia, você poderia ter baixado apenas 1 iTunes e 1 atualização do Lion. Bastava ter baixado a atualização combo do site da Apple e usado nos 2 Macs. Fica a dica para a próxima vez.

                    • Em 2011.10.14 22:07, Galassi disse:

                      Bia, vc sincroniza o seu lap com W7 e o outlook com algum smartphone com Windows Mobile? Com o iCloud a coisa ficou meio confusa, já que elimina tudo das pastas principais dos contatos e calendário …

                      Bagunça geral entre o iPad e o Samsung Messenger!

                      • Em 2011.10.15 14:32, Rodrigo m disse:

                        Fazer bolo foi boa em Bia kkkkkk! Na próxima combina com o pessoal do Papotech de fazer Cupcakes ! rsrsrsrs

                        • Em 2011.10.16 11:49, Lucas Lemos disse:

                          Uma pergunta que não quer calar: como você consegue?
                          Quando fui atualizar o Galaxy 5, fiquei com preguiça quando fui baixar o kies, que é simplesmente 100mb o.O
                          MORAL DA HISTÓRIA: ñ atualizei.

                        • Em 2011.10.16 13:37, Alexandre Gorges disse:

                          2 dias esperando vir o email para confirmar a entrada no icloud. acho que esta nuvem está furada.

                        • Em 2011.10.17 18:01, Steve disse:

                          O meu problema foi a lentidão da internet. Em relação a migração foi tudo tranquilo.

                          • Em 2011.10.18 16:05, Paulo Misque disse:

                            Em casa eu e minha esposa temos iPhone e iPad. A dificuldade que hoje temos é na compra de revistas. Não consigo com a mesma compra baixar nos dois iPads. Com o iCloud isto será possível. Teria que utilizar o mesmo login na apple?

                            • Em 2011.10.19 13:21, Guilherme disse:

                              Nossa, eu atualizei meu MacBook Air, meu iPad 2, um iPad 1 3G e dois iPhones 4 no dia do lançamento e consegui terminar tudo lá pelas 21h. O único problema de lentidão que tive foi com o do Lion – mas “resolvi” isso baixando direto do site da Apple, que deixou minha conexão no máximo (2MB/s).

                              • Em 2011.11.01 09:37, Amélia Tavares disse:

                                Já fuçei em toda a internet pra saber porque só o meu calendário não sincroniza com o icloud e agora nem com o outlook. Ninguém me responde, me dá uma luz do que fazer. E já vi que aconteceu com muita gente não só comigo. Me diz o que fazer Bia por favor! Como vc retornou ao que estava antes do iOs5?

                                • Em 2011.11.05 23:51, Rosana disse:

                                  Bia, boa noite,
                                  Comprei um Macbook Pro e agora com a atualizaçao do IOS para esse, Iphone e Ipad, estou receosa que irei perder meus contatos do Iphone. O que devo fazer? coloco no Icloud ou rezo para nao perder qdo fizer a sicronizacao. ate onde entendo se o mac sincronizar com o Iphone, receio que perderei tudo ou nunca irei fazer a sincronizacao.

                                  • Em 2011.11.24 18:24, Vinicius Assis disse:

                                    Não estou conseguindo o sincronismo do ical entre o meu MacBook e o iphone 3GS. dá uma mensagem:O servidor respondeu com
                                    “507”
                                    a operação CalDAVWriteEntityQueueableOperation.

                                    Será que pode me ajudar?

                                    Desenvolvido por Agência WX