Os melhores apps de 2015 (mais: as promessas para 2016)

Quem acompanha meu grupo no Telegram já vinha recebendo as dicas dos melhores apps de 2015 desde o Natal. Aliás, reforço o convite para participarem do canal Garota Sem Fio abrindo este link em seu smartphone selecionando o app Telegram.

Pois bem, aqui está a lista dos apps que mais curti no ano. Segue ainda uma lista com os aplicativos que são as maiores promessas para 2016 — que não divulguei no Telegram mas falei que colocaria aqui. Citarei apenas apps que conheci e testei em 2015. Deixei de fora redes sociais e jogos, enfatizando ferramentas e utilitários. Todos, à exceção do Workflow, são gratuitos.

Melhores apps do ano

workflow

Workflow: Disponível só para iOS (por U$ 2,99), é um automatizador de tarefas como o IFTTT (assunto do próximo post desta semana) só que ainda melhor. Você automatiza tarefas que normalmente levariam muito tempo e muitos toques — por exemplo, criar um PDF a partir de uma página web, postar uma foto em um serviço online, ou até mesmo salvar uma direção para algum lugar que você precisará ir. É como se você criasse “apps” que, a um único toque, executam ações sem perder tempo e indo direto ao que interessa. O aplicativo possui uma seção chamada Galeria, onde há diversos workflows criados por usuários e compartilhados para quem quiser usar. Detalhes aqui.

hopper

Hopper: Trata-se de um ótimo rastreados de passagens aéreas, disponível para iOS e Android. Se você está planejando uma viagem de avião, diga ao app para onde e quando você pretende ir e ele cuidará no resto: rastreará companhias aéreas e preços, ficará de olho em ofertas e o avisará da melhor hora para fazer sua compra. Você pode definir notificações para quando surgirem ofertas para o trecho selecionado, ou quando o valor de um trecho está para subir de preço. Saiba mais aqui.

truecaller

Truecaller: Na verdade, é um combo de 3 apps: Truecaller, Truedialer e Truemessenger. Falei deles no Podsemfio n.167, sobre segurança. Bloqueia chatos, spammers, telemarketing e indesejados em geral, baseando-se numa lista colaborativa dos usuários do app. Chamadas de contatos que não estão na sua agenda são identificados e você pode decidir se os atende ou não. O Truemessenger faz o mesmo com SMS. Gratuito e disponível para iOS, Android e Windows Phone. Mais detalhes aqui.

qualitytime

QualityTime: Já que é época de fazer um balanço, que tal definir como meta para este ano cuidar melhor do tempo que você gasta no seu smartphone? Você não perde tempo demais em redes sociais? Quanto tempo por dia, por semana, por mês, por ano você passa no Facebook? Pois bem, o Quality Time gerencia isso e ainda permite aos procrastinadores que definam bloqueios em certos apps (ou no aparelho todo!) durante períodos pré-definidos do dia ou quando você dá uma exagerada. Foi graças a ele que fiz a minha lista dos apps mais usados em 2015. Só para Android por enquanto. Detalhes aqui.

Promessas para 2016

periscope

Periscope: Muitos sites deram destaque enorme a ele como o “app do ano”. Talvez eu devesse colocá-lo na minha lista também, mas preferi deixá-lo só como promessa. A idéia é incrível — eu mesma sou grande fã e “periscopei” muito em 2015 — mas a execução precisa urgente de melhorias, caso contrário será um daqueles típicos casos de rede social que fazem um enorme sucesso no começo, pela curiosidade, mas aos poucos é abandonado. A saber: falta melhor suporte a transmissões na horizontal, flexibilização no compartilhamento e melhor organização no histórico. Aliás… que histórico? Os usuários acabam salvando os periscópios no YouTube (!!!) pois depois de 24h eles desaparecem. O Google agradece pelo tráfego de presente. Além disso tudo, a implementação no Android é péssima: o app simplesmente não está pronto para se integrar a hardwares diferentes! Tive vários problemas para fazer transmissões em cada Android que eu testei — não foi só o 3G/4G que sabotou os streamings. Tenho preferido usá-lo no iOS e com wifi mesmo… Por isso o classifico como “promessa”.

blablacar

Apps de carona: As promessas são o BlaBlaCar e o Tripda. Se apps como o Uber e AirBnB tem deixado taxistas, hoteleiros e governo em palpos de aranha, esperem só até os apps de carona começaram a bombar. Lembrem-se, estamos em cenário de retração econômica e já está previsto que o número de viagens de carro, ônibus e avião devam recuar junto. Agendei minha primeira viagem com o BlaBlaCar para breve e farei o mesmo com o Tripda quando puder e contarei minhas impressões aqui no blog. Ambos estão disponíveis para iOS e Android.

Apps financeiros: Os destaques são GuiaBolso e Nubank. Se você é um cyberidoso, dos tempos do Palm, quando o iPhone ainda estava no calcanhar da avó, deve se lembrar de um aplicativo chamado Pocket Money. Naquela época, há 10 anos, ele já fazia o que o GuiaBolso traz hoje como seu grande destaque: sincronizar com sua conta bancária e fornecer automaticamente gráficos com seus gastos e receitas, proporcionando melhor planejamento financeiro. Pena que só rolava com bancos norte-americanos. Pretendo testar a novidade e resenhar para vocês. Chega de preencher planilhas de gastos! Já o Nubank ganhou muito destaque na mídia há pouco mais de um ano e promete fazer ainda mais sucesso em tempos de crise. É um cartão de crédito que funciona 100% virtualmente, controlado pelo celular, sem agências físicas, sem burocracia e por isso mesmo, muito mais barato. A cada compra o usuário recebe uma notificação, que passa para uma linha do tempo e já surge na descrição da próxima fatura. Os lançamentos podem ser organizados com tags e dá para alterar o nome e a categoria do estabelecimento onde a compra foi feita. Informações como IOF, taxa de câmbio e parcelamentos também vem descritos na fatura. Por enquanto as adesões são por convite ou através do site, e costumam demorar para efetivarem. Quando esse gargalo diminuir, o app deverá bombar. Ou ganhar concorrentes…

Outlook: A Microsoft comprou o Sunrise Calendar e, confirmando meus temores, a empresa decidiu encerrar o aplicativo. Na verdade, ela está incorporando as ferramentas do Sunrise ao seu Outlook. Como grande fã do Sunrise, baixei o Outlook e estou acompanhando sua evolução, ansiosa pelas novidades. O app tá bacana, a Microsoft está trabalhando bem nele! Vale a pena vocês testarem.

E vocês, quais apps mais curtiram no último ano?

Salvar/Compartilhar

4 Comments

Desenvolvido por Agência WX