Meus bots favoritos do Telegram

“Bot” (abreviação de “robot”) é um software que realiza ações automatizadas, interagindo com o usuário e obedecendo a comandos específicos. Nos últimos dias compartilhei uma série de bots bacanas no meu canal do Telegram. Condensei todas as dicas e criei este post para listá-los.

Estes são atualmente meus bots favoritos…

  • O @evernotesbot envia para o seu Evernote tudo o que você encaminhar para ele. Primeiro, autorize o acesso à sua conta Evernote. Feito isso, tudo o que você enviar ao bot será enviado para seu caderno padrão do Evernote. É possível alterar o caderno. No meu caso, escolhi o caderno “Leitores”. É para onde mando todos os links, dúvidas, sugestões e comentários que recebo de vocês, leitores, através das redes sociais e do próprio Telegram. Por enquanto, funciona com textos, fotos e arquivos anexos. Só não consegui ainda com notas em áudio.

  • Que tal receber todos os novos títulos que chegam ao Netflix? Use o @netflixnewsbot. Ele premite escolher o país cujo catálogo você receberá os updates.

  • O @ytWatchBot) manda para você as atualizações em vídeo de seus canais favoritos no YouTube.
  • Para rastrear pacotes e encomendas dos Correios, 2 dicas de bots: o @rastreamentobot e o @TheMuambot. São legais para rastreios ocasionais. Mas se você usa muito este tipo de serviço, um app dedicado é melhor.

  • Quem precisa converter arquivos doc, docx, odt e até jpg em PDF pode usar um bot para isso. Trata-se do @topdf_bot.

  • Precisa ser lembrado de alguma coisa em determinado dia e hora? Ou então, para dentro de alguns minutos ou horas? O @AlertBot faz isso para você. Os smartphones já tem essa função no app de relógio, mas que tal usá-la no Telegram para redigir uma mensagem para alguém, a ser enviada posteriormente, por exemplo, para avisar ou lembrá-la de algo? É uma ideia bem interessante.

  • Quem estuda idiomas ou está às voltas com idiomas diferentes pode usar o @YTranslateBot. Ótimo para traduzir rapidinho frases ou expressões. Só não recomendo para fazer versões, fica um pouco esquisito. Sabe como são esses translators, né?
  • Outra dica legal para idiomas é usar um “bot pronunciador”! Se você está em dúvida na pronúncia de alguma palavra ou frase, escreva e o @PronunciatonBot enviará para você um arquivo de áudio. Funciona bem!

  • O @TweetItBot funciona como um cliente de Twitter. Escreva qualquer coisa, inclusive com fotos e stickers, que o bot postará no seu perfil.
  • Para receber a previsão do tempo do dia de qualquer cidade, acione o @wheatherman_bot.
  • Gosta mais de ouvir do que ver papos e debates no YouTube? Isso é um pouco complicado em alguns aparelhos, pois o YouTube exige tela aberta o tempo todo. Envie o link do vídeo para @YTAudioBot e baixe somente o áudio em seu dispositivo.
  • E o por fim, o bot dos bots… uma @StoreBot! Para você procurar e achar facilmente os bots que mais preencham suas necessidades.

Crie seu bot!

Caso você não encontre o que quer, por que não criar o seu próprio bot? Achei alguns tutoriais interessantes na web: aqui e aqui.

Por que bots e não apps?

Quanto mais apps instalados, mais recursos eles consomem do seu aparelho. Assim, os bots são ótimos para quem tem aparelhos mais simples, com pouco espaço e bateria pouco duradoura. O Telegram, sozinho, acaba fazendo o papel de vários apps juntos.

Posts relacionados

Salvar/Compartilhar

6 Comments

  • Em 2016.02.23 15:44, Danilo disse:

    Tirando um ou outro a maioria é lenta e totalmente desnecessária.
    – Do Netflix avisa um dia ou mais depois do app Upflix.
    – Youtube ja notifica de forma bastante eficiente via app próprio.
    – Usar o telegram para um lembrete banal é baita perda de tempo quando basta falar para que o google now ou siri te lembre.
    – Evernote? E tem widget pra que?

    • Em 2016.02.23 17:20, Bia Kunze disse:

      1) Como expliquei no texto, o do Evernote eu uso para encaminhar links e dúvidas que os leitores me mandam pelo próprio Telegram. Em 2 toques, está feito. É melhor do que copiar e colar todo o texto via Widget. Claro que o bot não substitui o Widget!
      2) O Alert Bot uso para agendar mensagens que preciso mandar para outras pessoas via Telegram. mais uma vez, em dois toques está feito.

      Os demais bots são recomendações de leitores e tenho indicado a clientes e conhecidos. O do alerta do YT funcionou muito bem para uma confeiteira que gosta de vídeos de receitas, mas não gosta de ver no celular, ela recebe os avisos e os vídeos que interessam ela abre no computador depois. Ela gosta dos avisos. E os demais bots ajudaram várias pessoas que não conseguem mais instalar aplicativos em seus aparelhos. A maioria das pessoas que ajudo não tem smarts top, reinam os Galaxy Y, Pocket, LGs de 4 anos atrás… para mim pessoalmente, prefiro apps dedicados, mas para a maioria das pessoas que tem aparelhos antigos, com 512MB de RAM e sem espaço de armazenamento, usar o Telegram quebra o maior galho! Em alguns dispostivos, os apps nem instalam porque os aparelhos são muito antigos. Mas o Telegram é bem levinho. Cada caso é um caso, né? Obrigada pelo seu comentário!

      • Em 2016.03.01 00:14, Fábio Lira disse:

        Uma sugestão vc poderia também dar sugestões de canais interessantes do telegram, acho que pode crescer muito essa forma de comunicação.

        • Em 2016.03.08 12:06, Aline Rodrigues disse:

          Bia, eu comecei a usar o evernotesbot para mandar pro Evernote minhas anotações durante uma leitura. Depois de uns dias, mudei o esquema: criei no Telegram um canal privado com o nome do livro, faço lá as anotações e no final, escrevo um texto e aí sim ando para meu caderno de leituras do Evernote.
          Adoro o @weatherman_bot. Na hora da previsão do tempo na tv ou rádio, eu estou correndo de um lado pra outro em casa. O bot me chama e me dá a previsão na hora marcada 😀

          • Em 2016.04.14 18:08, Felipe disse:

            Dormiu de calça jeans, jovem?

            • Em 2016.10.20 19:45, Alef disse:

              Curti mto o Weatherman!
              Achei o Waypoint daora tbm =)
              Dá para ver a localização de qualquer linha de onibus de São Paulo, e também passa o status do metrô
              Dá uma olhada:
              https://telegram.me/waypoints_bot

              (Required)
              (Required, will not be published)


              Desenvolvido por Agência WX